Este ano, a Lacta, pertencente a Mondelez Brasil, completa 110 anos de história e a celebração acontece regada a boas perspectivas.
O mercado brasileiro de chocolates produziu 511 mil toneladas entre os meses de janeiro e setembro de 2021, segundo dados da ABICAB — Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas –, um crescimento de 44% em relação ao ano anterior, sendo que a marca teve um crescimento de mais de 20% em seu faturamento no mesmo período, mostrando um ritmo acelerado e reforçando a liderança na categoria.
Lacta tem uma trajetória inovadora e pioneira, repleta de produtos de alta qualidade, que marcam a vida dos consumidores.
A marca, inclusive, recebeu em 1922 uma medalha de Honra ao Mérito pelo pioneirismo industrial, sendo uma das grandes responsáveis por impulsionar o consumo e a democratização do chocolate no país pela produção de alta escala.
Somente com um propósito forte e claro é possível permanecer por tantos anos como preferência dos brasileiros. Não à toa, tem como posicionamento a criação de laços, partindo do princípio de que compartilhar um chocolate com quem se ama é um ato de grande significado.
Alguns exemplos das inovações ao longo dos anos são os icônicos Lacta Diamante Negro, Lacta Sonho de Valsa, Lacta Ouro Branco, Lacta Laka e Lacta Shot, por exemplo, e a entrada no segmento dark, em 2019, com Lacta Intense, que impulsionou o segmento de chocolates meio amargos, elevando a penetração da categoria nos lares brasileiros, por meio da linha que une a intensidade do cacau com a maciez do chocolate, com diferentes ingredientes e combinações.
“É uma responsabilidade estarmos há mais de 100 anos na vida dos brasileiros. Temos uma trajetória marcante, cheia de descobertas felizes, e sempre colocamos os nossos consumidores no centro, afinal são eles que nos ajudam a ser uma marca inclusiva, que sabe se reinventar colocando a qualidade em primeiro lugar, para também desenvolver toda a categoria. Lacta atravessa gerações e coleciona histórias especiais com o público, não à toa o nosso posicionamento fala sobre relações íntimas e conexões reais. Tenho certeza de que você se lembra de algum momento com Lacta que marcou a sua vida. Não é mesmo?”, comenta Renata Vieira, diretora de marketing de chocolates da Mondelez Brasil.
Os preparativos para o aniversário começaram ao longo dos últimos dois anos, quando Lacta revisitou sua história e preparou um relançamento de marca com uma nova identidade visual sob a assinatura “Cada pedacinho aproxima”. Nesse sentido, vem aumentando os investimentos em comunicação em mais de 20% a cada ano, nos últimos três anos.
Em 2022, Lacta iniciou o ano anunciando o lançamento da nova receita do tradicional chocolate ao leite. A reformulação, que já conta com a preferência de 63% em relação à concorrência, segundo pesquisa interna realizada com consumidores, traz um chocolate ainda mais cremoso e saboroso, perfeitamente equilibrado entre cacau e leite, idealizado a partir de conversas com os consumidores.
A marca já é conhecida por envolver o público no desenvolvimento de suas inovações, gerando portfólios e posicionamento que atendem às expectativas e necessidades de quem consome os produtos, mostrando o porquê é uma marca centenária
Além disso, para comemorar em grande estilo os 110 anos, Lacta preparou uma série de novidades para, como a união com o queridinho Oreo.
Após o sucesso do Ovo Tripla Camada em 2021, que teve estoque esgotado após uma menção feita pela influenciadora Juliette, até então confinada em um reality show, a marca está trazendo um super lançamento: Lacta Oreo, uma barra que traz a combinação do delicioso chocolate ao leite Lacta com um recheio cremoso, sem deixar de lado a crocância característica dos biscoitos Oreo.
O calendário de ações comemorativas contempla ainda a participação da marca no programa Big Brother Brasil, e a Páscoa 2022, principal sazonalidade de Lacta, que promete surpreender e atender às necessidades dos consumidores.
Para a data, diversas pesquisas foram realizadas, a fim de antecipar tendências e trazer inovações para o mercado.
Para relembrar — Para celebrar, a Lacta também reuniu fatos curiosos sobre sua trajetória, como a data de lançamento de alguns produtos. Um dos mais antigos é Sonho de Valsa, com criação em 1938. Na sequência vem BIS, em 1942 e, em seguida foram lançados os icônicos Laka e Ouro Branco, em 1962.
“São chocolates que estão há muito tempo na vida dos consumidores, muitas vezes transformando um momento comum em um acontecimento especial e marcante. Até mesmo a evolução das embalagens é um ponto emocional para o nosso público, que acompanha nossa marca de geração em geração”, completa Renata.
O posicionamento sobre Criação de Laços, visto nas comunicações da marca atualmente, tem um histórico especial.
Uma campanha de Sonho de Valsa, lançada nos anos 80, reforçava o que pesquisas e observações de padrões de consumo e venda já haviam detectado: o bombom trazia consigo um gesto de aproximação, uma forte sugestão de afeto e de romantismo.
Inclusive, foi com esse produto que a Lacta atuou na democratização dos bombons, até então visto como um item caro e fino.
Sobre a Mondelēz Brasil
A Mondelēz International, Inc. (Nasdaq: MDLZ) é líder global em snacks e está presente em 150 países. Com receita líquida de aproximadamente US$ 27 bilhões em 2020, a Mondelēz International tem em seu portfólio marcas amadas, como Lacta, Bis, Oreo, Club Social, Tang, Clight, Halls, Trident, Philadelphia, entre outras.
A Mondelēz Brasil é o quarto maior mercado da companhia do mundo e está presente em mais de 600 mil pontos de venda em todo o território nacional.
produçaoNo Brasil, a operação da Mondelēz conta com oito mil colaboradores e 2 parques industriais, um em Vitória do Santo Antão (PE) e outro em Curitiba (PR), que abriga a maior fábrica de chocolates da companhia no mundo e exporta para 11 países.