Uma das tendências mais debatidas no ambiente jurídico é o investimento em Operações Legais, termo também conhecido como Legal Operations ou Legal Ops.
Trata-se de um conjunto de procedimentos e atividades que priorizam boas práticas e investimentos em tecnologia para tornarem o dia a dia de departamentos jurídicos e escritórios de advocacia mais inovadores e eficientes.
A implementação de Operações Legais tem sido considerada fundamental para potencializar a operação de rotinas e demandas.
No entanto, é preciso entender como implementar e aprimorar as práticas relacionadas ao Legal Ops em cenários com sobrecarga de processos, como ocorre no Brasil.
As discussões sobre os desdobramentos e os impactos do Legal Operations estão entre os temas predominantes da Fenalaw 2023, maior feira e congresso para o mercado jurídico da América Latina, que completa 20 anos.
Patrocinadora ouro da Fenalaw, que acontece de 25 a 27 de outubro, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo, a Finch compartilhará as suas experiências em Operações Legais com grandes players do mercado.
Renato Mandaliti, CEO da Finch, diz que, a grande chave para Legal Ops é o conhecimento do negócio, aplicado a estratégias e processos personalizados para cada operação.
Ainda mais para a realidade brasileira: o Poder Judiciário enfrenta uma avalanche de processos, com mais de 100 milhões em trâmite em 2022, equivalendo a cerca de 6 mil processos para cada juiz atuante.
Segundo levantamento da Finch, o Tribunal de Justiça de São Paulo detém 25% de todas as ações em andamento no país, consolidando-se como o maior tribunal do mundo em volume processual.
“Esse cenário revela a complexidade das rotinas jurídicas, seja em departamentos jurídicos ou em escritórios de advocacia. O alto volume de processos, aliado ao cumprimento de prazos e ao gerenciamento de uma vasta quantidade de informações, impulsiona a busca incessante pelo aprimoramento da gestão jurídica”, afirma o CEO da Finch.
Durante a Fenalaw, a Finch também fará o pré-lançamento, em seu stand, do e-book “Operações Legais: o jurídico é oportunidade de negócio”.
Quem visitar o stand poderá se inscrever para recebê-lo gratuitamente, antes do lançamento oficial.
Finch e Banco C6 apresentam benefícios da aplicação de Legal Ops
Durante o congresso da Fenalaw 2023, Renato Mandaliti e Adriana Gouveia, Head Sênior do C6 Bank, vão apresentar a palestra “Case C6 Bank: Benefícios da Aplicação de Legal Operations em Sistema de Gestão de Processos”.
O case está entre os destaques do congresso, na área destinada às discussões de Legal Ops, no dia 25 de outubro, às 15h30.
Finch e C6 Bank uniram forças para um trabalho colaborativo, com o objetivo de potencializar a operação do departamento jurídico do banco com o uso de tecnologia, definindo novas funcionalidades nos sistemas de gerenciamento, e automatizando carteiras de através de softwares.
“A maleabilidade do software permitiu a criação de um fluxo de trabalho totalmente digital para a carteira trabalhista, otimizando processos e novos resultados”, diz Mandaliti.
Essa história de sucesso será compartilhada em uma palestra na Fenalaw, destacando pontos fundamentais para a transformação jurídica, como conhecimento dos processos, novos modelos de atuação e acompanhamento contínuo para melhorias do negócio.
A partir do sucesso de cases, como o C6 Bank, Finch tem investido em sua consultoria de Operações Legais para alavancar a eficiência jurídica de novas empresas com seu conhecimento de negócio.
“A combinação de tecnologia avançada com consultoria especializada em Operações Legais é essencial para transformar operações, resolvendo os desafios do setor”, afirma Mandaliti.
Programação e interações da Finch
Durante o evento, a equipe da Finch vai interagir com os congressistas em inúmeras frentes, incluindo totens de demonstração de sistemas e participações em plenárias, Fenatalks e pitches.
Entre as atividades de destaque, estão debates com departamentos jurídicos e escritórios de advocacia, com enfoque na transformação da gestão jurídica, com exposição de tendências e modelos.
Nos dias 26 e 27, os temas “Operações Legais: a transformação do jurídico em três dimensões”, “Case Banco: Aplicação da Jurimetria com Foco em Causas Raízes e Subsídios”, “Construindo uma Prática Jurídica Eficiente: Estratégias de Backoffice Reveladas” serão apresentados por Emilia Cappi, diretora de Novos Negócios, Arquitetura de Soluções e Marketing, Fernando Durão, diretor de Eficiência Jurídica, e Daniel Corrêa, Gerente de Novos Negócios e Arquitetura de Soluções, todos da Finch.
Serviço:
A participação na feira Fenalaw 2023 é gratuita, basta fazer a inscrição. Para ter acesso ao congresso, o visitante precisa adquirir ingresso. A Finch oferece 20% de desconto, com o cupom FINCH20.
O estande da Finch estará localizado no 5° andar (número 528).
Local: Centro de Convenções – Shopping Frei Caneca, em São Paulo
Dias 25, 26 e 27 de outubro
Horário da feira: 10h00 às 19h00
Horário congresso: 9h00 às 18h00