Em certas situações, nem sequer chega a ser necessário dizer o nome de algumas empresas, pois há exemplos de marcas de sucesso que são reconhecidas de longe apenas pelo logo.
Ao observar este fato, pode-se dizer que a criação de logo é um processo extremamente importante que precisa levar em consideração algumas características do negócio de maneira simples e, ao mesmo tempo, estratégica. Afinal de contas, esta pequena imagem tem a missão de carregar toda a personalidade da empresa que está representando.
Ao longo de toda a história da humanidade, saímos da arte rupestre para o desenvolvimento de outros sistemas simbólicos mais elaborados, e sem sombra de dúvidas somos seres extremamente visuais desde as nossas origens.
Desta forma, as imagens e símbolos estão fortemente ligados ao modo como nos relacionamos com o mundo de uma forma geral, daí vem a importância, por exemplo, dos logos para os comércios atualmente.
Em busca do logo perfeito
O desenvolvimento de um logotipo ou de qualquer outra peça que compõe a identidade visual de um negócio envolve criatividade e também uma boa dose de conhecimento de mercado e aplicação de conceitos. A criação de um bom logo passa por etapas que devem ser consideradas, de acordo com os principais especialistas. Observe algumas:
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Conheça o DNA do seu negócio
Para criar um logo de sucesso é necessário pensar naquilo que torna o seu negócio diferente dos demais, ou seja, quais são os pontos que o destacam entre a concorrência. Além disso, é necessário entender quais são os objetivos do negócio a curto e longo prazo. Esta auto análise pode tornar o processo muito mais genuíno.
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Entenda o seu público
Todo mundo que vende, vende algo a alguém. Conhecer o perfil da sua clientela é um ponto de vantagem importante. Idade, faixa etária e classe social podem ser parâmetros que estão envolvidos no comportamento de consumo dos clientes, por isso, conhecê-los torna a comunicação e a estratégia mais eficientes.
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Analise a concorrência e busque referências
Os concorrentes não são seus inimigos e, ao contrário, podem servir de inspiração no desenvolvimento do seu negócio. Pesquise a história dos líderes de mercado e os estude detalhadamente. O logo das empresas está constantemente ligado a fatos importantes do seu desenvolvimento ou à área a qual pertencem. A famosa maçã mordida da Apple, por exemplo, é uma referência ao universo tecnológico, bite (mordida), em inglês, similar a byte (unidade de informação).
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Aposte no simples
Elegância e simplicidade são as palavras de comando para os melhores logos. Evite excesso de informações que deixam o logo poluído ou confuso para os clientes. As informações visuais devem ser consistentes e de rápido entendimento, tudo isso sem perder a sutileza. Na criação do logo, esse ponto pode ser alcançado por meio da psicologia das cores, das formas geométricas e da tipografia.
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Fique atento à psicologia das cores
As cores podem ter o poder de incitar sentimentos, por isso, conhecer seus significados ajuda no desenvolvimento de algumas estratégias. O vermelho, por exemplo, pode estar associado à paixão, força e urgência, enquanto o amarelo reforça o dinamismo e a positividade e o azul é ligado à paz, lealdade e confiança.
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Escolha o tipo de fonte com cuidado
A tipografia também deve ser analisada. Se o seu negócio está ligado ao universo infantil, as fontes angulosas são boas para transmitir ideias de diversão e animação, já se o seu público-alvo é formado por adultos, fontes mais retas transmitem maturidade e confiança.
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Evite modismos
No Brasil, é bastante comum usar tipografias e símbolos ligados a novelas e programas de TV, além de outras tendências momentâneas que podem ser observadas na área da comunicação visual. Busque sempre autenticidade e fuja de modismos que deixem o seu negócio marcado. Afinal, você não quer que a sua empresa seja apenas mais um negócio passageiro.
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Conheça o poder da geometria
Os círculos podem ser vistos como símbolos de estabilidade e colaboração, e isso pode ser visualizado, por exemplo, na imagem dos anéis olímpicos entrelaçados. Já os quadrados são visualmente mais agressivos e podem estar ligados à segurança e confiança, como referência, temos o logo da Microsoft. Por isso, é importante cada vez mais destacar que as formas geométricas têm muito a dizer, e assim como as cores, merecem ser bem avaliadas.
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Teste as opções criadas
Faça um teste com o seu público mostrando as alternativas de logo criadas e, se possível, pergunte o que levou a pessoa a escolher determinada opção, se ela gostou da cor ou achou a tipografia mais atraente. Faça também perguntas subjetivas, como o que ela sentiu ao observar o logo e esteja aberto a sugestões para adaptar o logo de acordo com os comentários que se mostrarem pertinentes.
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Dê asas à sua criatividade
A criatividade e o trabalho andam de mãos dadas. Certamente sugerir uma maçã mordida como símbolo de uma empresa de tecnologia não parece algo que faz muito sentido em um primeiro momento, mas depois de analisar a composição e as mensagens subjetivas, o logo se torna bastante perspicaz.
Como se pode perceber, os logos são pontos extremamente importantes para qualquer negócio. Ao longo dos anos, é comum que as marcas sofram alterações e passem por atualizações de logo, por exemplo, a empresa Google manteve suas cores, mas alterou a textura e a fonte. As mudanças foram fomentadas por necessidades de mercado e estratégia de gestão.
A Apple também pode ser citada como outro exemplo de readequação gerada por tendências comerciais, sem perder a essência minimalista. As modificações podem e devem ser feitas, para os negócios estarem de acordo com os novos tempos e posições estratégicas, desde que as empresas mantenham o foco no ponto principal: a importância dos logos e do design de uma forma geral para a continuidade dos seus negócios.