CDB ou LCI: qual investimento é o melhor para você?

CDB ou LCI - Reprodução Canva

CDB ou LCI - Reprodução Canva

Muitos investidores ficam em dúvida sobre qual investimento é o melhor entre o CDB e a LCI, pois ambas oferecem bons retornos e são ótimas escolhas em comparação com a poupança.

Mas, antes de aportar seu capital é importante saber qual a diferença entre as duas opções para ver onde aportar seu dinheiro.

Principais características do CDB e da LCI

O CDB é um título de renda fixa que é disponibilizado por bancos e corretoras. Sendo assim, essa modalidade de investimento pode ter rendimentos prefixados, pós fixados e híbridos.

LCI ou LCA são investimentos que atuam de forma conjunta, já que ambos dizem respeito a aplicações com isenção de imposto de renda para captação de recursos para áreas essenciais da economia como agronegócio e mercado imobiliário.

Abaixo, citamos a diferença entre CDB e LCI para você entender qual o investimento melhor para você. Confira.

Qual a diferença entre CDB e LCI?

Para entender melhor qual a diferença entre CDB e LCI, a melhor maneira de explicar é tratar sobre as formas que seu capital rende nessas aplicações.

O CDB prefixado é aquele que o juro anual é estabelecido antes da contratação. Já o pós fixado atrela o rendimento ao CDI, uma referência de rentabilidade que varia. Enfim, no caso do hibrido, há um rendimento fixo somado à variação do IPCA, taxa de inflação oficial do país.

Já a LCI conta também com rendimentos prefixado ou pós fixado, mas a vantagem dessa aplicação é a isenção de Imposto de Renda total oferecido para os investidores.

O que a LCI tem que o CDB não tem?

A Isenção do Imposto de renda é uma das vantagens que a LCI tem que o CDB não tem e, por causa disso, muitos investidores recorrem a essa modalidade de aplicação financeira.

Além disso, o investimento em LCI não conta com taxas de administração por parte das agências, bem como as taxas de custódia ou performance.

Quanto ao valor mínimo, liquidez e rentabilidade de ambos, isso depende muito do valor aportado e da rentabilidade oferecida por cada instituição financeira em determinado momento da economia brasileira.

Mas afinal, qual investimento é melhor para você, CDB ou LCI?

É inegável que tanto o CDB como a LCI são aplicações financeiras que apresentam rentabilidade superior à poupança.

Mas, para saber qual investimento é o melhor para você é preciso entender melhor as questões como risco, tempo de retorno e pagamento de impostos.

Quanto ao risco, os dois investimentos apresentam a mesma condição. Ambos apresentam apenas o calote do emissor ou falta de liquidez causada por falta de planejamento do investidor.

Para o primeiro caso, existe a proteção do FGC (Fundo Garantidor de Crédito) que banca até 250 mil reais de saldo por CPF em caso de falência da instituição.

Então, basta ter um planejamento bem organizado antes de investir. Afinal, o melhor investimento para você entre CDB e LCI vai depender de sua capacidade de gerir seu capital aplicado.

Veja também:

Onde vender milhas? Saiba onde negociar na internet

Situação dos bloqueios nas rodovias concedidas

Autonomia do Banco Central pode mudar após a eleição?

Sair da versão mobile