Banco PAN alcança 21 milhões de clientes e registra lucro líquido ajustado de R$ 194 milhões no segundo trimestre

banco-pan-lucro-trimestre

O Banco PAN (BPAN4) chegou a 21 milhões de clientes no segundo trimestre de 2022, aumento de 69% frente a igual período do ano passado, e reportou lucro líquido ajustado de R$ 194 milhões, em linha com o desempenho do segundo trimestre de 2021.

O ROE ajustado do PAN foi de 11,9% ao ano.

“Entendemos os movimentos do mercado e, como sempre, apostamos na diversificação de produtos e canais como estratégia para originação, que seguiu com volume expressivo mesmo com uma abordagem mais conservadora. Com cerca de 50% da carteira sem o tradicional risco de crédito, conseguimos entregar bons resultados, apesar do cenário macroeconômico desafiador”, explica Carlos Eduardo Guimarães (Cadu), CEO do PAN.

A carteira de crédito do Banco PAN cresceu 11% no segundo trimestre, na comparação com igual período de 2021, chegando a R$ 36 bilhões.

A variedade de produtos e canais possibilita ao PAN ofertar crédito adequado aos clientes em diferentes momentos, sendo que 88% da carteira possui garantias.

O nível de inadimplência acima de 90 dias recuou para 6,7% em junho, taxa 0,1% menor do que o indicador de março, que teve efeito positivo diante do contexto econômico atual.

“Como o PAN antecipou o ciclo de crédito, já observamos estabilidade nos índices de inadimplência e não esperamos deterioração para o segundo semestre”, complementa Cadu.

 

Produtos e Serviços

A incorporação da Mosaico ampliou o fluxo de clientes com maior renda e já contribuiu para a geração de mais de 2,4 milhões de solicitações de cartões com cashback — no trimestre, o volume de pedidos foi de 1,3 milhão.

Com foco na monetização, o take rate segue em alta, fechando o trimestre em 7,7%, assim como a oferta de produtos financeiros contextualizados, como o Buy Now Pay Later, por meio do PIX parcelado, que deve ser implementado até o próximo mês.

O marketplace de veículos do PAN segue com crescimento relevante de 72% na quantidade de carros anunciados na Mobiauto desde a aquisição da empresa em setembro de 2021.

As sinergias impulsionaram a análise de crédito e a realização de simulação simplificada de financiamento em tempo real com apenas três informações: CPF, celular e renda. Além disso, será implementada a busca de placa para a oferta ainda mais ágil do Auto PAN (empréstimo pessoal com garantia).

O Banco segue focado em crescer de forma sustentável, promover o engajamento da base de clientes e ampliar a oferta de produtos complementares, de forma a estar presente em diversos momentos da vida de seu cliente como uma plataforma robusta de crédito, investimentos, e-commerce, automóveis e saúde preventiva.

“Vamos continuar fortalecendo nosso portfólio, com produtos e serviços contextualizados para entregar aos nossos clientes experiências cada vez mais personalizadas. Nosso objetivo é crescer a base de clientes e aumentar o engajamento e, como parte dessa estratégia, neste trimestre já passamos a disponibilizar todos os nossos produtos dentro do aplicativo, movimento importante para o aumento do cross sell”, completa Inácio Caminha, Superintendente Executivo de RI e Captação.
Sobre o Banco PAN

O Banco PAN S.A. (BPAN4) é um banco controlado pelo Banco BTG Pactual S.A. Possui patrimônio líquido de R$ 7,7 bilhões e atua como uma plataforma digital completa focada em pessoas físicas, oferecendo ampla gama de produtos por meio de tecnologia. Suas principais linhas de negócio envolvem banking, crédito, meios de pagamentos, seguros, investimentos e marketplace.

Sair da versão mobile