O setor tecnológico é um dos mais versáteis e com potencial de evolução.
Isso fica claro quando paramos para pensar em coisas comuns nos dias de hoje em comparação com antigamente, como smartphones, por exemplo, os quais não eram uma realidade 15 anos atrás.
Provavelmente, inclusive, daqui algum tempo eles já serão ultrapassados.
Logo, manter o ritmo de evolução e se adaptar às mudanças é fundamental, entendendo os temas em alta e como se tornaram práticas essenciais para o crescimento de uma empresa.
A escolha pelo canal de comunicação ideal faz toda a diferença
A terceira edição do estudo Media Reactions, da Kantar, avalia no Brasil e no mundo o equity de publicidade de uma seleção de canais e marcas midiáticas.
No ano passado o destaque foi da Amazon, a qual substitui o lugar do TikTok no ranking e é revelada como o ambiente preferido pelo público global para receber anúncios, por serem percebidos como mais relevantes e úteis em comparação a outros programas.
A nova versão da pesquisa também identificou o domínio de aceitação de pontos de contato com potencial de criar experiências mais reais com os frequentadores, como eventos patrocinados, propagandas em cinema e ponto de venda.
Apesar da preferência sobre as plataformas off-line em geral, os especialistas de marketing tendem a ter maior propensão pelos meios on-line e é onde declararam maior incremento em seus planos para alocações de mídia em 2023.
No Brasil, a tendência é a mesma e, entre todos os âmbitos avaliados, os interessados são mais receptivos à merchandising em campos fora do virtual.
Entre os cinco primeiros canais estão: eventos patrocinados, anúncios em revistas, jornais, ponto de venda e cinema.
No contexto digital, globalmente e no território nacional, no topo, liderando a lista, se encontra a preferência em receber divulgação por conteúdo de influenciadores, seguido por declarações em e-commerce e podcasts.
“Existem diversas maneiras de chegar até a persona, porém alguns em específico tendem a causar maior impacto e, consequentemente, alcançar um resultado mais significativo”, explica Tiago Sanches, gerente comercial da Total IP.
As redes sociais como meios de propagar uma ideia
O recorte para a nação apresenta um cenário geral de estabilidade, no qual se refere à exposição e receptividade aos formatos publicitários.
No entanto, foi observada uma elevação da aceitação dos brasileiros em receber promoções em meios digitais.
Outra particularidade identificada é o fato desse público possuir percepções mais positivas das marcas, acima da média global.
Porém, isso não significa estarem imunes a problemas também similares universalmente, como a saturação e a sensação de se sentirem invadidos.
O respeito aos usuários e uma comunicação de qualidade devem prevalecer para evitar sentimentos negativos em relação às entidades e aos seus esforços de conexão.
Questões associadas ao planejamento de campanhas também foram reconhecidas, como a necessidade de contar com um equilíbrio entre o uso de programas globais e locais, alternando também on e off.
Um mix adequado, no geral, permite usufruir do melhor apresentado em cada contexto, como, por exemplo, a escalabilidade, formatações relevantes, autenticidade e confiança impressas pelas organizações regionais.
Da mesma forma, o balanço a respeito do contato feito por meio da Internet ou fisicamente, garante planos mais fluidos e acompanhando a forma como os próprios consumidores têm usado as diferentes comunicações disponíveis.
Em 2022, a maior parte dos profissionais de marketing na América Latina pretendem aumentar os investimentos em vias virtuais, dando uma evidência aos vídeos (72%) e o Metaverso (69%).
Na região, o TikTok se destaca como a marca mais cobiçada pelos especialistas nessa intenção para 2023.
“As coisas, hoje em dia, são mutáveis em um nível de agilidade superior a antigamente e a comunicabilidade segue essa linha de raciocínio. Em tempos de crise econômica e política, além das reparações pós pandemia e uma alta na inflação, é dever dos publicitários rever as estratégias para ir de encontro com o sucesso”, esclarece o gestor.
“Essa é uma área onde ficar estagnado, com uma receita pronta, não funciona. Se o objetivo é garantir campanhas mais eficientes e relevantes, é essencial conhecer bem o grupo alvo e construir tudo com base em suas predisposições, porém, deixando um espaço guardado para customizar ideias e experimentar possibilidades distintas”, acrescentou.
Uma boa experiência de usuário transforma a visão da marca
O campo da publicidade tem um enorme valor, principalmente para chamar indivíduos a um determinado estabelecimento em foco.
Contudo, o primeiro passo após deter a atenção desse pessoal é a criação de um relacionamento baseado em confiança, fidelidade e boas expectativas.
Para alcançar esse propósito, o contato inicial com a corporação conta muitos pontos, a partir de um atendimento bem estruturado, com agilidade, humanização e disponibilidade.
Nesse sentido, uma parceria com a Total IP faz toda a diferença.
Independentemente de qual método será usado para atrair pessoas, assim como existem preferências sobre maneiras de receber uma informação, também há para formas de contato.
Logo, é necessário estar presente em diferentes espaços, seja com voz, chat, redes sociais, WhatsApp, ligação ou mensagem, algo oferecido pela Total IP a partir de funcionalidades envolvendo tanto a ação de robôs como de humanos.
Isso cria um lugar propício para captar sujeitos, dando diversas alternativas de diálogo para se relacionar com a instituição.
“O universo tech já faz parte do cotidiano, basta aceitá-lo como algo somando alternativas de aprimoramento dentro do mundo empresarial e aproveitar disso para alavancar os negócios”, finaliza Sanches.