Niterra do Brasil abre chamada para startups de healthcare

Niterra do Brasil abre chamada para startups de healthcare

Niterra do Brasil abre chamada para startups de healthcare

Doenças respiratórias crônicas, como asma, DPOC, rinite e sinusite crônicas, afetam milhões de brasileiros e representam um desafio significativo para a população de diversas faixas etárias. Em resposta a essa demanda urgente, a Niterra do Brasil, por meio de sua Divisão de Novos Negócios e Inovação – MOVA, em parceria com a Eretz.bio (HUB de Startups do Hospital Israelita Albert Einstein), tem o prazer de anunciar o lançamento do Desafio Niterra – Doenças Respiratórias Crônicas.

Com base em dados do Ministério da Saúde, a prevalência da DPOC pode atingir até 15% da população, enquanto a asma afeta quase 25%, considerando os diferentes graus da enfermidade. Apesar da alta incidência, enfrentar essas doenças continua sendo um desafio devido a diversos fatores, incluindo diagnóstico demorado, tratamento prolongado e dificuldades no engajamento do paciente.

O diagnóstico preciso das doenças respiratórias crônicas muitas vezes é complicado devido à semelhança entre os sintomas das doenças respiratórias agudas, como gripes e resfriados, com as doenças crônicas. Isso pode levar a múltiplas visitas aos prontos-socorros antes que um diagnóstico correto seja estabelecido, prolongando o sofrimento do paciente e aumentando os custos de tratamento.

Além disso, o tratamento dessas condições muitas vezes exige um compromisso de longo prazo, e o engajamento do paciente tende a diminuir à medida que os sintomas melhoram, o que pode comprometer a eficácia do cuidado e resultar em custos adicionais significativos.

Esta chamada aberta visa identificar e apoiar soluções inovadoras que abordem esses desafios de maneira eficaz e sustentável, desde o aumento na assertividade dos diagnósticos e apoio em decisões médicas até a otimização na jornada dos pacientes e antecipação de complicações. Dentre os benefícios gerados ao participar deste Desafio, está a possibilidade de financiamento da Prova de Conceito e as conexões com os Centros de Inovação Global do Grupo Niterra e com a Eretz.bio (HUB de Startups do Hospital Israelita Albert Einstein).

As startups de saúde interessadas em participar são convidadas a enviar suas propostas até o dia 19 de abril de 2024. O anúncio das selecionadas será divulgado no dia 29 de abril de 2024, através da página do Desafio Niterra e das Redes Sociais do MOVA e Eretz.bio.

A Niterra do Brasil

A Niterra do Brasil é uma multinacional japonesa do ramo automotivo, reconhecida globalmente pelas suas marcas NGK e NTK, as quais são líderes no fornecimento de produtos de elevada tecnologia para os sistemas de ignição automotivos, sendo a marca mais lembrada no segmento. Como parte de sua estratégia de expansão, a empresa identificou a área da saúde como uma de suas prioridades, em especial o enfrentamento das doenças respiratórias crônicas. No Brasil, as iniciativas nessa frente são lideradas pela MOVA – Divisão de Novos Negócios e Inovação.

A marca está no mercado há mais de 80 anos e compreendeu que para continuar escrevendo a história é essencial ter consciência da sua responsabilidade com o futuro da sociedade, portanto, o MOVA, junto à companhia busca criar um ecossistema de negócios sustentáveis.

A divisão busca soluções que promovam a sustentabilidade e estão diretamente relacionadas com os objetivos do desenvolvimento sustentável da ONU, e com um ecossistema de inovação global, com atuação em setores que são a base para que se viva em um planeta mais brilhante e com melhor qualidade de vida.

O Grupo Niterra já possui investimentos na área de saúde em todo o globo, o que consiste em uma grande oportunidade para as startups que queiram trabalhar com o grupo. 

No Brasil, estão trabalhando na internação da operação comercial e assistência técnica de uma das muitas empresas globais, a americana Caire Inc., que possui soluções de Concentradores de Oxigênio, que proporcionam uma maior qualidade de vida para pessoas com doenças respiratórias crônicas. 

O grande objetivo a médio prazo é oferecer um portfólio de soluções em healthcare que promovam saúde à população brasileira.

“Acreditamos que a inovação tecnológica pode desempenhar um papel fundamental na melhoria do diagnóstico, tratamento e gerenciamento das doenças respiratórias crônicas, e esperamos receber propostas inovadoras que possam fazer a diferença na vida dos pacientes”, afirma Thiago Rodrigues, Gerente Geral de Novos Negócios e Inovação.

Para obter mais informações sobre o regulamento e acessar o formulário de inscrição, basta acessar o site: https://www.eretz.bio/desafio-niterra/.

Sair da versão mobile