Setor de contact center reajusta salário de trabalhadores acima da inflação

Setor de contact center reajusta salário de trabalhadores acima da inflação

Setor de contact center reajusta salário de trabalhadores acima da inflação

Para o ano 2024, o Sintelmark (Sindicato das Empresas de Contact Center no Estado de SP) com os representantes profissionais, Sintratel São Paulo e o Sintratel Campinas, reajustaram o piso da categoria em 6,97% e 4,20% para as demais faixas salariais, contra uma inflação de 3,71%. No vale-refeição e vale-alimentação a convenção prevê 10% de reajuste, perfazendo uma média de ganho real de 7,39% ao trabalhador, muito acima da inflação. A convenção atinge cerca de 100 mil profissionais na capital de São Paulo, Campinas e Região.

Luís Crem, Presidente do Sintelmark, destaca a importância da convenção coletiva deste ano e ainda destaca que o setor vem se adaptando às transformações tecnológicas exigidas pelo mercado e, ao mesmo tempo, tem buscado constantemente, meios para garantir melhorias sociais para os profissionais.

“Esta convenção coletiva é um marco para o setor de telesserviços. Ela demonstra o compromisso do setor com a valorização dos trabalhadores, a promoção da diversidade e a construção de um futuro mais justo e inclusivo. Em um cenário desafiador, a CCT 2024 garante ganhos reais, benefícios inovadores e um ambiente de trabalho mais justo e igualitário para todos. O cenário atual é desafiador, aspectos importantes como robotização, inteligência artificial (IA), as novas regras impostas pela legislação do SAC, a determinação da Anatel pelo uso do código 0303, são elementos que atuam contra o emprego e o crescimento do segmento”, avalia.

Apesar dessa conjuntura, os últimos anos têm marcado o empenho das organizações em priorizar as transformações sociais, que impactam diretamente nas relações de trabalho. Essa atuação se reflete especialmente, através da convenção coletiva de trabalho, que destaca a responsabilidade dos empregadores no cumprimento das suas funções sociais, garantindo igualdade de direitos para homens, mulheres, colaboradores LGBTQIA+, profissionais com deficiência, refugiados, além de outras categorias de colaboradores que representam a gama de diversidade desse ramo de atividade.

Os aspectos sociais mais relevantes, contemplados pela convenção coletiva de trabalho, destacam:

a) equilíbrio das condições de oportunidade e ascensão da renda, através da participação igualitária e efetiva de todos os colaboradores no processo de seleção interna, de todos os setores da empresa.

b) proteção à permanência da mulher no trabalho, por meio de políticas afirmativas que corroboram com a Lei Maria da Penha, visando assegurar os direitos femininos.

c) o reconhecimento da união homoafetiva pelas empresas, assegurando ao parceiro (a) ou cônjuge todos os benefícios sociais.

d) a garantia efetiva do benefício do auxílio creche/cuidador (a) para empregadas e empregados sem cônjuge.

e) garantia da utilização do nome social.

f) auxílio aos empregados com filhos com deficiência, a fim de promomer, maior reconhecimento sobre as necessidades adicionais existentes nestes cuidados.

Objetivando a valorização e o desenvolvimento do colaborador, o Sintelmark criou ainda, um centro de integração profissional, onde desenvolve treinamentos mensais, para capacitação dos colaboradores das empresas associadas, visando o desenvolvimento pessoal e crescimento profissional.

 

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