Xiaomi se destaca no “Oscar” da Tecnologia

premio-canaltech

Cerimônia do Prêmio Canaltech 2019 na noite de ontem, dia 27. Créditos: Divulgação

São Paulo, janeiro de 2020 – Mais de 400 pessoas, entre CEOS, executivos, influenciadores digitais e jornalistas passaram pelo “red carpet” do Cubo Itaú – maior hub de empreendedorismo da América Latina – nesta última segunda-feira, 27, durante a cerimônia de entrega do Prêmio Canaltech 2019, o “Oscar da Tecnologia no Brasil. Foram escolhidos nesta segunda-feira (27), os vencedores do Prêmio Canaltech 2019, um dos mais importantes eventos de Tecnologia do país e que premiou produtos e serviços digitais que mais se destacaram ao longo do último ano.

Em sua terceira edição, foram escolhidos os melhores de 2019 em seis modalidades: “Marca mais Desejada”, “Marca mais Reconhecida em TI”; “Mobile”; “Serviços”; “Aplicativos” e “Games” – todas são compostas por categorias, totalizando 42 premiações. A ação foi criada pelo Canaltech, um dos mais acessados portais de tecnologia da América Latina. Além de contar com um júri técnico, a premiação contou também com uma ampla votação do público

“Foi muito interessante notar as diferenças e similaridades nas votações do júri técnico e do voto popular na hora de escolher os destaques de 2019”, afirmou Felipe Szatkowski, Co-founder e COO do Canaltech. “Isso trará novos insights para a nossa equipe na hora de analisar produtos e serviços, sempre com o objetivo de levar a melhor informação para o nosso público”, completa.

O evento também contou com a participação de Regiane Relva Romano, assessora e conselheira do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), que falou junto ao público sobre o potencial do mercado de Internet das Coisas (IoT) no Brasil para os próximos anos.

Durante o discurso da assessora, foi feito o reforço do primeiro chamamento público.” Todos estão convidados a participar, incluindo as startups, cientistas, técnicos, informatas, enfim, toda a comunidade, pois um dos objetivos é termos a conexão efetiva entre a equipe acadêmica e o mundo empresarial”, disse Regina.

A assessora ainda reforçou os projetos para este ano. “Também estamos trabalhando fortemente na estratégia brasileira para a transformação digital, o que inclui as redes 5G, com a previsão da definição do espectro neste ano, fomentando a área de PD&I, ao criar acordos de Cooperação (Brasil, UE, EUA, Japão, China, Coréia, Índia) – 5G Brasil, projetos conjuntos com a União Europeia, Lei de Informática, Lei do Bem, entre outros”.

Confira abaixo os vencedores:

Modalidade: Serviços

Esta modalidade contou apenas com o voto do público e abrangeu oito categorias. A de “Melhor Banco Digital” foi vencida pelo Banco Inter, em um das disputas mais equilibradas. Já em “Melhor Serviço Delivery”, o título ficou com o Uber EATS, sendo que na categoria “Melhor Experiência de Mobilidade Urbana”, a BlaBlaCar levou a medalha de ouro.

E quando falamos em serviços relacionados ao e-commerce, a Magazine Luiza foi a grande vencedora do Prêmio Canaltech, mais precisamente na categoria “Melhor Experiência de Compra Online”. Já o Mercado Livre se destacou na categoria “Melhor Black Friday”.

Para completar a modalidade de Serviços, temos ainda mais três categorias bastante votadas pelo público. Em “Melhor Pós-venda de smartphones”, a Apple foi a grande vencedora, mostrando a força da sua já reconhecida assistência técnica; já a Claro faturou a medalha de ouro como Melhor Operadora Móvel”, com a TIM vencendo na categoria “Melhor Banda Larga Fixa”.

Confira abaixo a classificação completa:

Melhor banco digital

1° – Banco Inter
2° – BB Digital
3° – Nubank

Melhor serviço de delivery

1° – Uber Eats
2° – Rappi
3° – iFood

Melhor experiência de mobilidade urbana

1° – BlaBlaCar
2° – Uber
3° – 99

Melhor experiência de compra online

1° – Magazine Luiza
2° – Amazon
3° – Mercado Livre

Melhor Black Friday

1° – Mercado Livre
2° – Amazon
3° – Kabum

Melhor pós-venda de smartphones

1° – Apple
2° – Samsung
3° – Motorola

Melhor banda larga fixa

1° – TIM
2° – NET / Claro
3° – Vivo

Melhor operadora móvel

1° – Claro
2° – Vivo
3° – TIM

Modalidade: Games

Essa modalidade contou com a participação tanto do voto popular, quanto do júri técnico. E aqui, até que houve uma certa concordância nas avaliações.

Na categoria “Melhor jogo para smartphone”, o grande vencedor foi Call of Duty Mobile, tanto entre o público, quanto entre os especialistas. O consenso também foi o mesmo em “Melhor Jogo para PC”, onde Red Dead Redemption 2 não deu chance para a concorrência.

Mas quando “Melhor Jogo para Console”, aí, as preferências mudam. Para o júri especializado, a medalha de ouro ficou com Sekiro: Shadows Die Twice; já para o público, o vencedor foi Call of Duty Modern Warfare. E na categoria “Jogo Mais Popular”, o vencedor foi Free Fire.

Confira abaixo a classificação completa:

Melhor Jogo para Smartphone

1° – Call of Duty Mobile (Júri Técnico e Voto Popular)
2° – PUGB Mobile Lite
3° – Mario Kart Tour

Melhor Jogo Para Console

1° – Sekiro: Shadows Die Twice (Júri Técnico) / Call of Duty Modern Warfare (Voto Popular)
2° – Resident Evil 2
3° – Sekiro: Shadows Die Twice (Voto Popular)

Melhor Jogo para PC

1°- Red Dead Redemption 2 (Júri Técnico e Voto Popular)
2°- Call of Duty Modern Warfare
3° – Apex Legends

Jogo mais Popular

1° – Free Fire
2° – Fortnite
3° – GTA V

Modalidade: App do Ano

Esta modalidade contou apenas com o voto popular e não houve muitas surpresas. Na categoria “Streaming de Música”, o Spotify levou a melhor; já em “Streaming de Vídeo”, a Netflix continua na preferência do público, não dando chance à concorrência. Em “Comércio Eletrônico”, por sua vez, a Amazon mostra porque 2019 foi o ano dela no Brasil, faturando a medalha de ouro.

A Avast levou o Prêmio Canaltech na categoria “Segurança”, enquanto o Instagram prova que quem manda na categoria “Rede Social” é ela, mas com o TikTok prometendo dar trabalho em 2020. Por fim, o app de mensagens do ano, claro, foi o WhatsApp, sempre dominante no Brasil.

Confira a classificação completa:

Streaming de Música

1° – Spotify
2° – Deezer
3° – YouTube Music

Streaming de Vídeo

1° – Netflix
2° – YouTube
3° – Prime Video (Amazon)

Comércio Eletrônico

1° – Amazon
2° – Mercado Livre
3° – Americanas

Segurança

1° – Avast
2° – Kaspersky
3° – McAfee

Rede Social

1° – Instagram
2° – TikTok
3° – Facebook

Mensageria

1° – WhatsApp
2° – Telegram
3° – Facebook Messenger

Modalidade: Marca mais desejada

Aqui, mais uma vez, foi o voto popular quem decidiu tudo, com algumas surpresas. Na categoria “Marca de Casa Inteligente Mais Desejada”, a Xiaomi levou melhor. Já em “Marca de Conectividade Mais Desejada”, a TP-Link mostrou que está no coração do público. E em “Marca de Armazenamento Mais Desejada”, a Kingston / HyperX disse a que veio, conquistando o alto do pódio.

Já a Samsung faturou duas medalhas de ouro nessa modalidade, sendo a preferida do público em “Marca de TV Mais Desejada” e “Marca Gamer mais Desejada”. Mas quando o assunto é som de qualidade, a JBL correu por fora e levou o pódio. Além disso, a Apple mostrou a sua força, vencendo nas categorias “Marca de Laptop Mais Desejada” e, surpresa, “Marca de Smartphone Mais Desejada”, superando ninguém menos que a Xiaomi, a queridinha do público brasileiro, que ficou em segundo.

Confira a classificação completa:

Xioami se destaca no “Oscar” da Tecnologia

1° – Xiaomi
2° – Samsung
3° – Intelbrás

Marca de Conectividade mais desejada

1° – TP-Link
2° – Asus
3° – D-Link

Marca de Armazenamento mais desejada

1° – Kingston / Hyper X
2° – Samsung
3° – SanDisk

Marca de Áudio mais desejada

1° – JBL
2° – Samsung
3° – Apple

Marca de TV mais desejada

1° – Samsung
2° – LG
3° – Sony

Marca Gamer mais desejada

1° – Samsung
2° – Razer
3° – ROG

Marca de Laptop mais desejada

1° – Apple
2° – Dell
3° – Samsung

Marca de Smartphone mais desejada

1° – Apple
2° – Xiaomi
3° – Samsung

Modalidade: Marca Mais Reconhecida de TI

Esta modalidade teve o domínio de duas empresas: Microsoft e Google. A criadora do Windows foi eleita como a melhor pelo público em três categorias: “Analytics & Business Intelligence”, “CRM” e “ERP”. Já a gigante das buscas faturou o prêmio mais alto em duas categorias: “Inteligência Artificial” e, surpresa, “Computação na Nuvem”, batendo a poderosa (e líder de mercado) Amazon Web Services.

Mas a divisão de cloud computing da Amazon também se destacou nessa modalidade, conquistando a categoria de “Blockchain”. Completam a lista a Vivo, eleita a melhor “Provedora de Telecomunicações” e a HP, conquistando o primeiro lugar em “Soluções de Impressão”.

Confira a relação completa de vencedores:

Computação na Nuvem

1°- Google
2°- Amazon
3°- Microsoft

Inteligência Artificial

1°- Google
2°- IBM
3°- Amazon Web Services

Analytics & Business Intelligence

1°- Microsoft
2°- SAP
3°- Salesforce

Blockchain

1°- Amazon Web Services
2°- Microsoft
3°- IBM

CRM

1°- Microsoft
2°- Salesforce
3°- SAP

ERP

1°- Microsoft
2°- SAP
3°- Totvs

Provedora de Telecomunicações

1°- Vivo
2°- Claro Brasil
3°- TIM

Soluções de Impressão

1°- HP
2°- Samsung
3°- Canon

Modalidade: Mobile

É a modalidade mais popular e, claro, a que rende mais polêmicas e debates entre o público e o júri especializado. Mas, também com alguns consensos.

Nas onde o público e os especialistas concordam: em “Smartphone com Melhor Custo-Benefício”, o grande vencedor foi o Redmi Note 7, da Xiaomi. O consenso foi atingido também na categoria “Smartphone do Ano”, com o poderoso Galaxy Note 10+ faturando um dos títulos mais importantes do Prêmio Canaltech 2019. E, por fim, em “Melhor Fone de Ouvidos sem Fios”, o AirPods Pro, da Apple, foi eleito o grande vencedor por ambos.

Na votação que contou apenas com a votação do júri especializado: o iPhone 11 Pro venceu como “Melhor Câmera de Smartphone”. Já o Motorola G7 Power levou o título de “Smartphone Com Melhor Autonomia”.

Entretanto algumas categorias tiveram divergências no voto, entre especialistas e usuários/simpatizantes destes produtos: Em “Melhor Wearable”, enquanto o júri técnico votou no Apple Watch Series 5, os usuários elegeram o Mi Band 4, da Xiaomi; já como “Melhor Assistente de Voz”, a Alexa, da Amazon, levou a melhor entre a mídia. Já o Google Assistente foi o preferido do público.

A disputa continua na categoria “Smartphone Mais Inovador”. Os especialistas elegeram o Razr 2019, o celular dobrável da Motorola; já o público optou pelo Mi Mix Alpha, da Xiaomi.

Confira abaixo a relação completa:

Smartphone com melhor custo benefício

1° – Xiaomi Redmi Note 7
2° – Samsung Galaxy A30
3° – Samsung Galaxy M30

Melhor câmera de smartphone

1° – iPhone 11 Pro
2° –
3° –

Smartphone do ano

1° – Samsung Galaxy Note 10+
2° – iPhone 11 Pro
3° – Xiaomi Mi Note 10

Smartphone com melhor autonomia

1° – Motorola G7 Power
2° –
3° –

Melhor wearable

1° – Apple Watch Series 5 (Júri Técnico) / Xiaomi Mi Band 4 (Voto Popular)
2° – Apple Watch Series 5 (Voto Popular)
3° – Samsung Galaxy Watch Active 2

Melhor assistente de voz

1° – Alexa (Júri Técnico) / Google Assistente (Voto Popular)
2° – Alexa (Voto Popular)
3° – Siri

Smartphone mais inovador

1° – Motorola Razr 2019 (Júri Técnico) / Xiaomi Mi Mix Alpha (Voto Popular)
2° – Samsung Galaxy Fold
3° – Motorola Razr 2019 (Voto Popular)

Melhor fone de ouvido sem fios

1° – Apple AirPods Pro
2° – Xiaomi Redmi Airdots
3° – Samsung Galaxy Buds

Sobre o Canaltech
Focado no mundo da tecnologia, o Canaltech é um dos principais portais de notícias no Brasil, com conteúdo em texto, áudio e vídeo, incluindo análises de produtos, temas corporativos e um jornal diário.
O noticiário tem publicações integrais em parceria com os portais MSN e Yahoo, e marca presença em todas as redes sociais. Sendo referência no segmento, o Canaltech é visitado por mais de dez milhões de brasileiros todos os meses. Com mais de 350 milhões de exibições em seu canal no YouTube, foi vencedor do Prêmio Influenciadores Digitais em 2018 e 2019.

Sair da versão mobile