Volvo Cars e Varjo lançam a primeira tecnologia de realidade mista para desenvolvimento de carros

A Volvo Cars e a Varjo, companhia finlandesa de headsets de última geração de realidade aumentada, criaram uma abordagem inovadora de realidade mista para avaliação de protótipos, projetos e tecnologias de segurança ativa.

A colaboração será reforçada pela decisão do Volvo Cars Tech Fund, fundo de capital de risco da fabricante sueca que investe em startups de tecnologia de alto potencial, de também investir na Varjo.

Por meio dessa tecnologia, ambas as empresas tornaram possível, pela primeira vez na indústria automotiva, dirigir um carro real usando um headset de realidade mista, acrescentando elementos virtuais ou recursos completos que parecem reais ao motorista e aos sensores do carro, para o desenvolvimento veicular.

O headset Varjo XR-1, lançado esta semana, apresenta realidade virtual ou foto-realista em alta resolução, melhor do que qualquer outro equipamento atualmente disponível. O XR-1 pode reduzir radicalmente os prazos de desenvolvimento, criando uma nova forma de avaliar recursos e projetos quase que imediatamente.

Comparado ao seu antecessor, o XR-1 adiciona câmeras de alta definição ao headset e permite a realidade mista. Com isso é possível que os projetistas e engenheiros da fabricante “conduzam” os futuros carros e avaliem todos os recursos em um ambiente de simulação muitos anos antes de eles existirem, permitindo que a empresa construa os carros mais seguros com a experiência de usuário mais refinada possível.

“Com essa abordagem de realidade mista, podemos começar a avaliar projetos e tecnologias enquanto eles ainda estão literalmente na prancheta”, disse Henrik Green, diretor de tecnologia da Volvo Cars. “Em vez da maneira usual estática de avaliar novos produtos e ideias, podemos testar conceitos na estrada imediatamente. Essa abordagem oferece uma considerável economia potencial, identificando prioridades e eliminando gargalos muito antes no processo de planejamento e desenvolvimento”.

O XR-1 também permite que os engenheiros da marca sueca elaborem e avaliem soluções de segurança ativa de maneira muito mais fácil. Especialistas em segurança são capazes de dirigir carros reais usando o headset XR-1 nas instalações de pesquisa da Volvo na Suécia, testando sistemas de segurança ativos virtuais, impostos por meio de realidade aumentada no ambiente real.

A tecnologia de rastreamento ocular altamente precisa incorporada no XR-1 facilita a avaliação de como os motoristas usam uma nova funcionalidade e se estão distraídos de alguma forma. Essa abordagem baseada em tecnologia para medir os níveis de distração garante que a Volvo Cars possa desenvolver novos recursos sem causar distração adicional ao volante.

“Desde o início, nossa visão tem sido criar um produto que possa fundir perfeitamente o real e o virtual”, disse Niko Eiden, fundador e CEO da Varjo. “As formas incrivelmente avançadas em que a Volvo Cars usa o XR-1 mostram que essa permite coisas que antes eram impossíveis. Com a Volvo, iniciamos uma nova era na realidade mista profissional”.

A Volvo Cars é pioneira na indústria automotiva no uso de realidade virtual e aumentada em seu trabalho de design e desenvolvimento. A parceria com a Varjo é a última e mais avançada manifestação da forte posição da empresa nessa área. A fabricante acredita no poder das parcerias inteligentes com as principais empresas de tecnologia para elaborar recursos de última geração.

“Varjo é uma líder clara em seu campo”, diz Zaki Fasihuddin, CEO do Volvo Cars Tech Fund. “A tecnologia da empresa promete muito para o futuro, mas também oferece hoje aplicações concretas para a Volvo Cars. A empresa é um exemplo didático do tipo de companhias nas quais buscamos investir”.

O headset Varjo XR-1 e a aplicação da tecnologia da Volvo Cars estão sendo demonstrados na Augmented Reality World Expo, em Santa Clara, Califórnia. Uma patente foi registrada para a aplicação desta tecnologia.

Sobre a Volvo Cars no Brasil

A fabricante sueca de carros premium é uma das marcas mais conhecidas e respeitadas do mundo. Com produção global na Europa, Ásia e América do Norte de veículos reconhecidos pelo luxo, inovação, tecnologia e segurança, vive forte momento de crescimento. Depois de aumentar suas vendas no Brasil em 96% no ano passado comparado a 2017 (6.836 unidades), mantém em 2019 ritmo acelerado de expansão. Entre janeiro e abril, comercializou 2.230 automóveis, um crescimento de 36,5% em relação ao mesmo período de 2018. O destaque vem da linha completa de utilitários esportivos, formada pelo XC90, XC60 e XC40. A marca espera fechar 2019 com mais de 8 mil carros vendidos.

Sair da versão mobile