Volkswagen lança SUV totalmente elétrico

Foto: Divulgação

Wolfsburg (Alemanha) – Apresentando o ID.4, que está celebrando sua World Première digital. Este é o primeiro SUV totalmente elétrico da Volkswagen, que gera zero emissão e é produzido com um saldo neutro em carbono. Ele será lançado no maior segmento de mercado do mundo, a classe de SUVs

suv-eletrico-volkswagen-2
Foto: Divulgação

“O emocionante e versátil ID.4 impressionará muitos clientes com sua direção elétrica eficiente, quantidade generosa de espaço, sistemas de assistência modernos e design imponente”, disse Ralf Brandstätter, CEO da marca Volkswagen. “Como o primeiro carro elétrico global, este modelo lançará nossa plataforma modular elétrica que foi desenvolvida especificamente para mobilidade elétrica em todo o mundo. A Volkswagen está, portanto, mais uma vez demonstrando seu papel de liderança em inovação, tecnologia e qualidade no mercado de alto volume.”

Os SUVs são muito populares e possuem um número crescente de clientes. É o segmento de veículos mais procurado nos EUA e na China, uma vez que oferecerem bons níveis de visibilidade, segurança e conforto. Na Europa e na Alemanha, as participações de mercado também estão continuamente em alta. Com o ID.4, a Volkswagen está oferecendo pela primeiríssima vez um SUV totalmente elétrico. Ele oferece espaço, flexibilidade e todos os benefícios que os clientes apreciam nos SUVs.

O ID.4 é versátil e pode ser conduzido de maneira esportiva, mas ainda de modo fácil e confortável. A bateria armazena até 77 kWh de energia e permite alcances de até 520 km (WLTP). Ela é instalada embaixo do espaço destinado aos passageiros, o que garante um baixo centro de gravidade. O motor elétrico, posicionado no eixo traseiro, gera 150 kW (204 cv) – o suficiente para acelerar de 0 a 100 km/h em 8,5 segundos e atingir uma velocidade máxima de 160 km/h. Graças à forte tração das rodas traseira e aos 21 centímetros de distância ao solo, o E-SUV também tem um bom desempenho em terrenos off-road suaves.

Aparência dinâmica

O exterior do ID.4 tem proporções atléticas para uma aparência ultramoderna. Seu design claro e fluido é inspirado na natureza e garante uma aerodinâmica muito boa com um coeficiente de resistência aerodinâmica de 0,28. Sua versão básica já possui faróis e lanternas que são totalmente equipados com LED. Como a versão topo de linha, os faróis interativos de matriz LED IQ.Light são ainda mais progressivos: eles recebem os condutores com módulos de lentes giratórias e geram um farol principal controlado de forma inteligente. Esses faróis foram combinados com os novos conjuntos de luzes traseiras em LED 3D. Sua luz traseira é particularmente homogênea e acende em um vermelho intenso. As grandes rodas, com um diâmetro de até 21 polegadas, sublinham o caráter do veículo.

Foto: Divulgação

Conceito espaçoso: longa distância entre eixos, muito espaço para os passageiros e para bagagens

O ID.4, com um comprimento de 4,58 metros, usa a arquitetura modular elétrica (MEB) da Volkswagen. Ele divide o espaço dos ocupantes e de tecnologia de uma forma completamente nova em benefício dos passageiros. O espaço disponível no interior do veículo está no nível dos SUVs convencionais da categoria superior. Cores e materiais são, ao mesmo tempo, contemporâneos e singelos. Dependendo da posição do encosto do banco traseiro, o bagageiro tem capacidade de 543 a 1.575 litros. A variedade de equipamentos do ID.4 inclui tampa do bagageiro com acionamento elétrico, rack de teto e um suporte para reboque.

O conceito de operação do E-SUV não depende de botões e interruptores físicos. Ele é baseado em duas telas – uma das quais mede até 12 polegadas em sua diagonal e apresenta funcionalidade touch – bem como o controle de voz natural “Hello ID”. O novo ID.Light – uma faixa estreita de luz sob o para-brisa – oferece suporte intuitivo aos motoristas. Um display de realidade aumentada Head-up está disponível como opcional para combinar uma série de telas com a realidade – por exemplo, setas de navegação informando aos motoristas sobre uma conversão são projetadas na superfície da estrada, exatamente na pista certa.

O sistema de navegação Discover Pro traz a bordo os serviços online do We Connect Start. Os sistemas de assistência IQ.Drive tornam a condução ainda mais relaxante, o que se aplica particularmente ao Travel Assist. O software e o hardware no ID.4 foram projetados como parte de uma arquitetura completamente nova, possibilitando que clientes baixem atualizações para o carro após a compra.

Foto: Divulgação

We Charge: carregue em casa, quando fora de casa e em viagens longas

Junto aos modelos ID., a Volkswagen está lançando no mercado um pacote completo para carregamento conveniente, conectado e sustentável de carros elétricos com o nome We Charge. Isto oferece a solução ideal para qualquer situação – esteja você em casa, fora de casa ou em uma longa viagem. O ID.4 pode ser recarregado com corrente direta para cobrir os próximos 320 km (conforme WLTP, a 125 kW) em uma estação de carregamento rápido DC em cerca de 30 minutos.

Paralelamente, a Volkswagen está estabelecendo um ecossistema sustentável de mobilidade elétrica em torno dos modelos ID. Os clientes do ID.4 receberão um veículo que foi produzido com um saldo neutro em carbono. E se for carregado usando eletricidade produzida de forma sustentável – como o Volkswagen Naturstrom – ele permanecerá neutro em carbono na estrada também.

Foto: Divulgação

A estratégia da Volkswagen: o futuro da mobilidade é elétrico

Recentemente, a Volkswagen vem complementando o tradicional portfólio de produtos da marca com a família ID.: uma nova linha de produtos independente. Seguindo o compacto ID.3, o SUV ID.4 é o segundo modelo totalmente elétrico.

No futuro, a Volkswagen estará competindo no globalmente crescente segmento dos SUVs com o ID.4. O ID.4 será gradualmente transformado em um carro elétrico global, com planos de produzir e vender o E-SUV não apenas na Europa, mas também na China e posteriormente nos EUA.

No total, a marca Volkswagen vai investir 11 bilhões de euros em mobilidade elétrica até 2024 como parte da estratégia Transform 2025+.

Foto: Divulgação

Sobre a marca Volkswagen

A marca Volkswagen Passenger Cars está presente em mais de 150 mercados em todo o mundo e produz veículos em mais de 50 localidades em 14 países. Em 2019, a Volkswagen entregou 6,3 milhões de veículos, incluindo modelos mais vendidos como Golf, Tiguan, Jetta ou Passat. Atualmente, 195.878 pessoas trabalham para a Volkswagen em todo o mundo. A marca também possui mais de 10.000 concessionárias com 86.000 funcionários.

A Volkswagen está avançando de forma consistente com o desenvolvimento da produção de automóveis. E-mobilidade, mobilidade inteligente e a transformação digital da marca são os principais tópicos estratégicos para o futuro.

Sair da versão mobile