Viajar para Gramado: descubra mais sobre esse destino brasileiro

(Fonte: reprodução/Pexels)

(Fonte: reprodução/Pexels)

Já não é de hoje que muitos brasileiros começaram a sonhar em viajar para Gramado pelo menos uma vez na vida.

Isso porque essa cidade que fica no interior do Rio Grande do Sul, mais especificamente na serra gaúcha, ficou conhecida por seu “ar europeu”, oferecendo uma estadia tranquila e relaxante.

Além disso, todos os turistas que vão a Gramado elogiam em uníssono a dinâmica turística do local, que tem vários hotéis e pousadas, restaurantes e outras atrações, além de um sistema de transporte que facilita muito os passeios e andanças pela cidade e seu entorno.

Ao longo desse artigo, nos tópicos a seguir, constam mais informações que podem ajudar quem quer viajar para Gramado.

Qual a melhor época para ir a Gramado?

Tecnicamente falando, você pode viajar para Gramado literalmente quando quiser.

Por ser um dos destinos turísticos mais famosos e importantes do Brasil, a cidade tem atrações para o ano todo. 

Só a título de informação, listamos algumas datas festivas que ocorrem em Gramado durante várias épocas do ano. Veja:

No que diz respeito ao clima, que é o principal atrativo para muitas pessoas, vale ressaltar que Gramado está mais fria entre maio e agosto, na alta temporada da cidade.

E por falar em alta temporada, essa época costuma elevar o preço de passagens aéreas e hospedagem na cidade. De igual modo, o Natal Luz também é considerado alta temporada e tem o mesmo efeito encarecedor.

Quantos dias ficar em Gramado?

Se você vai viajar para Gramado, a quantidade de dias que vai permanecer na cidade é uma definição que cabe somente a você.

Inclusive, vale destacar que para visitar todas as atrações da cidade seriam necessários muitos dias. Portanto, geralmente é inviável fazer um passeio “completo”, por assim dizer.

Contudo, segundo os turistas que vão até Gramado, 5 dias na cidade é mais que suficiente para ir a todos os principais lugares, incluindo Canela, uma charmosa cidade vizinha que é bastante visitada também.

Com isso, para um bom período de férias em Gramado você deve reservar pelo menos 7 dias, contando com os deslocamentos de ida e volta.

Como chegar em Gramado?

Para chegar a Gramado, você deve comprar um vôo direto para Porto Alegre, a capital do Rio Grande do Sul. No caso, você irá desembarcar no Aeroporto Internacional Salgado Filho.

De lá, você terá que percorrer cerca de 117 km até Gramado. As opções de transporte são as seguintes:

Outra opção é voar direto para o aeroporto de Caxias do Sul, outra cidade do interior gaúcho que fica a apenas 65 km de Gramado.

Entretanto, o aeroporto de Caxias é limitado no que diz respeito à oferta de voos e opções de transporte até Gramado, o que acaba direcionando a maior parte do fluxo para Porto Alegre.

Qual a melhor opção para se locomover na cidade?

As opções disponíveis para locomoção dentro de Gramado são Uber, táxi, carro particular alugado e ônibus Bus Tour, que é uma opção exclusiva para turistas.

Porém, devido a fatores como disponibilidade dos serviços e preço, alternar os passeios entre carro alugado e Uber é a melhor opção.

Com o carro alugado você terá mais autonomia, enquanto com o Uber você poderá ser guiado com conforto e pagando menos do que em táxis, por exemplo.

Melhor região para se hospedar em Gramado 

Segundo turistas experientes que amam viajar para Gramado, os melhores locais para se hospedar na cidade são o centro, e os bairros Floresta e Planalto.

O centro é indicado para quem deseja aproveitar a vida noturna do destino, enquanto os bairros Floresta e Planalto, que ficam a cerca de 3km do centro, são conhecidos pelas pousadas, hotéis e outros locais que oferecem hospedagem mais em conta.

Além desses endereços dentro de Gramado, quem quiser gastar pouco na ida até a cidade pode ficar hospedado em Canela, que fica a 10 km e tem hospedagens consideravelmente mais baratas.

Quais as atrações de Gramado? 

Quem está com planos de viajar para Gramado e já começou a pesquisa, descobriu que na cidade existem dezenas de atrações.

Por esse motivo nós frisamos anteriormente que para explorar toda a cidade seriam necessários vários dias.

No entanto, entre tantas opções de atração, existem aquelas que exigem uma “visita obrigatória”. São elas:

Passeios em Gramado

Outra coisa que quem vai viajar para Gramado precisa saber é que além das atrações avulsas, é possível encontrar passeios completos na cidade.

Esses passeios são destinados especialmente para turistas e levam a propriedades rurais tradicionais, museus, construções históricas, atrações turísticas naturais, etc.

Os passeios mais conhecidos são Tour no Vale, Raízes Coloniais, O Quatrilho, Caminhos Linha Ávila, Várzea Serra Grande e Tour Linha Bella.

Alguns tours duram algumas horas, enquanto outros podem durar o dia inteiro e incluem passeios de Maria Fumaça, passagem por paisagens lindas, etc.

Onde comer em Gramado 

Assim como atrações e passeios turísticos, Gramado também tem uma grande variedade de restaurantes, churrascarias, petiscarias, bares, lanchonetes e outros estabelecimentos que abusam da boa gastronomia.

Nas dezenas de estabelecimentos espalhados pela cidade os turistas podem provar desde um típico churrasco gaúcho até um simples mas delicioso chocolate quente, o preferido no inverno.

Alguns dos locais indicados para quem quer comer bem em Gramado são Serra Grill, La Birra, Royal Fondue, Gramado Café Colonial, Castelinho Caracol, dentre muitos outros.

É caro viajar para Gramado?

É correto afirmar que ao contrário do que a maioria das pessoas pensam, viajar para Gramado não é tão caro assim.

Na verdade, ir até esse badalado destino turístico não é mais caro do que ir a nenhum outro destino brasileiro, por incrível que pareça. Em alguns casos, a viagem a Gramado é ainda mais barata.

Todavia, citar valores aqui seria impreciso, uma vez que existe uma grande variedade de preços de hospedagem, passagens aéreas e atrações na cidade.

Porém, vale a dica de que comprar passagens e reservar a hospedagem com antecedência de pelo menos um ano faz o preço da viagem cair e muito.

Além disso, comprar pacotes de viagem que incluem vários serviços em um mesmo “bolo” pode ser uma outra boa opção de economia.

Por fim, se você quiser viajar para Gramado sem gastar um absurdo, vá na baixa temporada, entre o final de janeiro e o início de maio, ou entre o fim de agosto e o início de outubro.

Leia mais:

Como aproveitar as milhas do cartão de crédito para viajar

8 dicas importantes para quem vai viajar sozinho

6 coisas para alugar e conseguir uma grana extra

Sair da versão mobile