O período de final de ano é sempre muito aquecido no mercado. Afinal, é época para celebrar e, para isso, as pessoas estão mais dispostas (e com maior poder aquisitivo) para fazer compras. Por isso, é impossível não aproveitar a chance de vender mais no Natal e ver seu e-commerce bombar!
A correria de final de ano leva uma grande quantidade de pessoas às lojas, e o que acontece é que vemos aquelas cenas de estabelecimentos lotados. Enquanto isso, uma boa parcela dos consumidores prefere fazer compras em lojas virtuais, sem sair do conforto do lar.
Então, é importante pensar nesse público ao promover sua marca. Sem dúvida, planejar as estratégias de marketing e vendas é o primeiro passo para começar o novo ano com o pé direito.
Como aumentar as vendas do seu e-commerce no Natal?
O Natal é um exemplo de oportunidade sazonal que pode aumentar bastante as vendas no seu e-commerce. Se você não pensar nas estratégias antecipadamente, saiba que seus concorrentes estarão preparados para receber seus clientes.
Começar o planejamento das ações de vendas antes do final do ano ajudará a criar campanhas mais eficientes. Além disso, pensando com cautela, dá tempo de se dedicar a vender mais no Natal e ter bons resultados.
Crie ofertas com descontos progressivos
Como as pessoas estão mais dispostas a gastar, os descontos progressivos são vantagens que atraem esses consumidores. Ninguém gosta de perder boas oportunidades, e essa é uma estratégia que faz os clientes comprarem mais.
Oferecer descontos progressivos e frete grátis a partir de determinado valor são estímulos para o consumidor que podem ajudar a vender mais no Natal. Portanto, essa é uma estratégia que aumenta o ticket médio das suas vendas.
Além disso, ofertas de compre e ganhe também costumam funcionar muito bem. Ou seja, fazer uma compra e ganhar outro produto é bem vantajoso. Além disso, a fidelização também será uma consequência de disponibilizar tantos benefícios para seus clientes. Afinal, um agrado sempre é bem-vindo.
Invista em mídia paga bem segmentada
Os anúncios já são indispensáveis para quem trabalha com e-commerce. A mídia paga é fundamental para as campanhas de Natal, pois auxiliam na divulgação de promoções, ofertas e aumentam o alcance da marca. Contudo, a segmentação é um fator primordial para o sucesso dos seus anúncios.
As ações de marketing digital devem ser voltadas para o seu público, de acordo com o nicho de mercado. Não vale a pena gastar um alto valor em mídia paga para atingir muitos usuários se a taxa de conversão for pequena, isso é um desperdício do seu orçamento.
Quanto mais segmentada suas campanhas, maiores são as chances de alcançar seus prospects. Por isso, saiba em quais mídias a sua persona está e invista na segmentação dos seus anúncios, como no Google Ads, Facebook Ads e outros.
Ofereça boas condições de pagamento
O fim de ano faz com que as pessoas estejam mais dispostas a gastar. Isso porque o décimo terceiro cai na conta e o clima natalino e próspero incentiva as compras. Então, aproveite esse momento e ofereça boas condições de pagamento para que seus clientes comprem mais!
As ferramentas tecnológicas já permitem uma grande variedade de formas de pagamento que estão além dos clássicos boleto e cartão de crédito. O uso de Pix é um exemplo de novo método que está sendo bastante difundido.
Não se esqueça dos gatilhos mentais
Além de empolgação para as compras de fim de ano, você também pode utilizar os poderes dos gatilhos mentais. Aproveitar o momento para criar uma situação ainda mais favorável e emocional ajuda no momento de decisão do cliente.
É justamente para isso que os vendedores aprendem a utilizar gatilhos mentais, e você também pode usar esses recursos nas suas campanhas. Gatilhos da escassez, da autoridade, prova social e muitos outros podem ser aplicados para guiar o processo decisório dos visitantes no seu e-commerce.
As lojas virtuais podem aproveitar muito para vender mais no Natal. Além da praticidade, as vantagens proporcionadas são ainda maiores para os clientes. Como resultado, seu ROI pode disparar nas vendas de final de ano!
12 dicas para vender mais no natal
Se você é um dos milhares de lojistas que estão se preparando para a temporada de vendas no Natal, algumas estratégias podem te ajudar bastante. Elas te ajudarão a bater todas as metas neste fim de ano e sair na frente da concorrência.
Comece a planejar com antecedência
Quem já passou por um planejamento de vendas para e-commerce no Natal sabe que um dos principais riscos é começar a implementar as estratégias de divulgação e aperfeiçoamento do site muito tarde. Isso resulta quase sempre em problemas no processo de compra do usuário e investimento mais que o necessário em mídia paga.
Portanto, uma boa campanha de Natal não pode ser feita às pressas. O planejamento precisa ser feito com, pelo menos, 30 dias de antecedência para que tudo saia como o planejado.
Atualize seu site para as vendas
É costume em vários lugares do mundo as pessoas comprarem roupas para passar o Natal ou a virada do ano. Pensando nisso, o seu site deve estar atualizado visualmente conforme o período festivo. Seja incluindo categorias específicas — como “Opções de presentes” — ou, em um comércio voltado para a moda, “Vestidos para a noite de Natal”, por exemplo.
Essas são opções atrativas, já que a maioria das pessoas costuma se arrumar para confraternizar com amigos e familiares.
Uma dica interessante é alterar todo o layout das páginas conforme a data. Da mesma forma que nós enfeitamos a casa no período natalino, também é indicado mudar o layout do seu site para torná-lo mais festivo. Assim, seu negócio entra no clima e acaba estimulando seus visitantes a fazerem novas compras.
Invista em divulgação
Despertar a decisão de compra no usuário é o principal objetivo de uma divulgação acertada para o seu e-commerce. Para isso, defina seu público-alvo e foque em canais atrativos para ele.
Por isso, aproveite os recursos disponibilizados, principalmente no Instagram, para direcionar a clientela para a sua loja virtual, enriquecendo o tráfego e também seu bolso!
Explore o poder das redes sociais para vender mais no Natal
As diferentes redes sociais, como Instagram, Facebook, Twitter e até mesmo o LinkedIn, são ótimas para qualquer tipo de negócio. As plataformas servem não só como um canal de divulgação, mas também como uma maneira de estreitar o relacionamento da marca com seus clientes.
Outro ponto positivo das redes sociais é a possibilidade de utilizar as plataformas sem a necessidade de investir financeiramente. Você pode criar uma página ou perfil nas redes que mais interessam ao negócio e criar uma boa presença digital organicamente.
No entanto, uma forma de alavancar o envolvimento do público com as postagens é investir em anúncios. As plataformas do Facebook Ads ou Instagram Ads são feitas com esse intuito. Aplicando pequenos valores, é possível alavancar o alcance das publicações.
O interessante é que você pode configurar suas campanhas para só pagar mediante uma ação do usuário, como o clique na publicação. Assim, você terá mais controle do investimento e, consequentemente, da relação de retorno e aplicação (ROI).
Otimize o seu site para a busca orgânica
Se você tem um comércio eletrônico e quer impulsionar as vendas no Natal, é fundamental pensar em SEO. SEO significa Search Engine Optimization, ou Otimização para Mecanismos de Busca.
Ou seja, quando você digita um termo no Google, o buscador usa diversos mecanismos para encontrar as páginas mais relevantes para sua pesquisa. Para isso, ele faz uma varredura na internet e analisa diferentes pontos para criar o ranqueamento.
As páginas que ocupam os primeiros lugares das respostas concentram a maior parte dos cliques e, consequentemente, das vendas. Então, nada mais interessante do que estar entre as primeiras posições.
Nesse sentido, existem várias técnicas que devem ser implantadas, tais como:
- utilização de links internos e externos;
- páginas responsivas;
- layout agradável;
- baixo tempo de abertura das páginas;
- otimização das imagens;
- criação de URLs amigáveis;
- utilização estratégica das palavras-chave.
Entre essas várias técnicas, vamos destacar o uso das palavras-chave. Esses termos são os que os usuários utilizam no campo de pesquisa para encontrar algo. Eles podem ser definidos de duas formas: head tail e long tail.
O primeiro está relacionado aos termos curtos e generalistas, como “máquina de lavar”. Já a segunda opção, o long tail, é mais definido, como “máquina de lavar 10 litros marca X”.
Certamente, se você usar esse termo na busca, as respostas serão bem específicas, então, a concorrência para o ranqueamento é menor. No entanto, o volume de busca também é inferior.
Vale fazer um levantamento dos principais termos usados pelo seu público-alvo e colocar essas palavras-chave nas páginas da sua loja virtual. Sendo assim, você pode aparecer em destaque nas pesquisas e atrair muitos usuários para o e-commerce, impulsionando as vendas no Natal.
Trabalhe com o Marketing de Conteúdo
Marketing de Conteúdo é a estratégia de criação de conteúdos úteis e informativos, em diversos formatos com o objetivo de atrair o público-alvo de uma empresa. O intuito é construir uma autoridade cada vez maior no seu nicho de atuação.
Conteúdos ricos são poderosos na tarefa de engajar o público e aproximá-lo da sua loja. Aplicando as técnicas de SEO nos materiais produzidos, você aumenta as chances dos usuários encontrarem seu site ou blog entre os primeiros resultados de busca do Google.
Agilize suas operações
Clientes difíceis ou impacientes são comuns em qualquer época do ano. No entanto, uma loja virtual travada em pleno período natalino pode ser um pesadelo para muitos empreendedores digitais.
Decerto, a única forma de evitar que esse medo se torne realidade é melhorando a funcionalidade do seu sistema. Por isso, a recomendação é:
- verificar a efetivação dos pagamentos;
- agilizar o retorno em quaisquer solicitações dos clientes;
- melhorar o prazo de entrega.
Além disso, oferecer um carregamento rápido é infalível para garantir que os usuários apressadinhos não saiam do site. Outra dica é otimizar a página para acesso via smartphone, pois grande parte das compras online ocorre em celulares ou tablets.
Ofereça condições especiais de pagamento
Falando em aumentar seu faturamento, é válido lembrar que a maioria dos consumidores receberá o décimo terceiro salário. Em contrapartida, precisarão arcar com várias despesas no início do ano, além dos presentes de Natal.
Pensando nisso, é extremamente importante criar ofertas ou condições de pagamento decisivas para vender mais, como os cupons, códigos de desconto e formas de parcelamento no crédito.
Liberar pagamentos via PIX, débito e boleto também são uma boa pedida. Afinal, muitos brasileiros, mesmo com a facilidade dos bancos digitais, ainda não possuem cartão de crédito. Além disso, oferecer oportunidades de desconto no PIX pode fazer toda a diferença.
Evite o abandono de carrinho para vender mais no Natal
No período natalino é bastante comum encontrar carrinhos abarrotados de compras abandonados nos cantos de supermercados ou grandes lojas. Infelizmente, isso também ocorre nas lojas virtuais devido ao aumento de acessos e, consequentemente, um número maior de transações não finalizadas.
Por isso, simplificar o processo de pagamento deve incluir:
- permitir check-in via redes sociais;
- minimizar a quantidade de informações solicitadas;
- aceitar várias opções de pagamento;
- inserir campos de preenchimento automático.
Sabendo que o frete alto prejudica as vendas, oferecer a gratuidade do mesmo também diminui o abandono de carrinho.
Faça ações com foco no frete
Muitos consumidores deixam de finalizar uma compra por causa do frete. Isso não é surpresa para lojistas eletrônicos, já que, muitas vezes, o valor da entrega ultrapassa o preço final. Por isso, vale a pena conferir maneiras de incluir o valor do frete nos produtos ou pensar em estratégias como:
- frete grátis acima de x reais;
- desconto no frete em compras acima de x reais;
- possibilidade de entrega via motoboy ou aplicativos de entrega para determinadas cidades;
- viabilidade de retirada dos produtos na sua loja física ou em estabelecimentos parceiros.
Crie um hotsite com indicações de produtos
Um hotsite é uma plataforma temporária criada para divulgar uma campanha pontual e específica. Esta plataforma conta com domínio próprio, grande apelo visual e uma estrutura muito mais concisa do que um site normal.
Por ter um tempo de vida pré-determinado e curto, seu foco principal é gerar alguma conversão, como um agendamento ou pedido. Para o Natal, é uma excelente estratégia com o objetivo de gerar um senso de urgência nos usuários e fazê-los tomar uma atitude com rapidez.
Atente-se para as tendências do e-commerce
A análise da tendência do e-commerce nos últimos tempos pode envolver vários aspectos, mas pensando do ponto de vista de quem já atua com uma loja virtual, é imprescindível acompanhar algumas práticas.
Por exemplo, contar com operações mobile eficientes aumentam as chances de se destacar, considerando que boa parte das vendas são realizadas por dispositivos móveis. Além disso, é preciso se atualizar em relação à personalização do atendimento e dar mais agilidade ao processo de compra para vender mais no Natal.