Velejadores brasileiros começaram seus preparações para os Jogos Pan-Americanos de 2023

Jogos-Pan-Americanos-de-2023

No início de dezembro a Confederação Brasileira de Vela, filiada ao Comitê Olímpico Brasileiro у à Federação Internacional de Vela, confirmou os primeiros velejadores para participarem dos Jogos Pan-Americanos a terem lugar em 2023.

As convocadas para os Jogos Pan-Americanos, as bicampeãs olímpicas Kahena Kunze e Martine Grael, assim como os esportistas de kitesurf Socorro Reis e Bruno Lobo, estarão na disputa pelo ouro do torneio.

Por enquanto, o Brasil confirmou participação do país nas classes iQFoil Masculino, Formula Kite Masculino, iQFoil Feminino, Formula Kite Feminino e 49erFX. 

“O Brasil terá uma equipe forte e competitiva para ajudar o COB a atingir seu melhor resultado em Pans. A vela sempre contribui com pódios”, disse o presidente da CBVela, Marco Aurélio de Sá Ribeiro.

Gosta deste esporte e assiste aos campeonatos de velejadores? Então, visite betfair sports para fazer suas apostas em times  pelos quais você torce!

As outras classes serão selecionadas em março, maio e junho. Já a Copa Brasil de Vela de Praia 2023, também em Cabo Frio (RJ), ocorrerá entre 29 de maio e 04 de junho de 2023 e servirá como seletiva para as classes: ILCA 7, Snipe (Misto), ILCA 6 e iQFOil (Fem/Masc).

As regatas do Pan de 2023 ocorrerão em Valparaíso, na Cofradía Náutica Del Pacífico. Serão concedidas 12 medalhas em disputa nas classes Sunfish, Fórmula Kite, IQFoil, 49er, Snipe, 49erFX, ILCA e Lightning.

Equipe Brasileira de Vela

As bicampeãs olímpicas Kahena Kunze e Martine Grael, as primeiras atletas da Equipe Brasileira de Vela escolhidas pela CBVela, iniciaram um período de treinamentos em Algarve, no Vilamoura Sailing, em Portugal. Elas são para a preparação focando na corrida olímpica de Paris em 2024.

O Vilamoura Sailing é o maior centro náutico no mundo. A parceria da CBVela com a entidade, que começou no mês de outubro, promete ter frutos significativos até as Olimpíadas.

Martine e Kahena treinam sob o comando do espanhol Pepe Lis, que se juntou ao time este ano, e ainda logo terão a assistência da técnica Martha Rocha Lobo.

O Vilamoura Sailing sediado na costa sul de Portugal, na Marina de Vilamoura, dispõe de instalações excelentes e condições de navegação perfeitas, muito boas para todas as classes de vela.

O local português tem o fácil acesso às rampas, dispõe dos ventos constantes durante todo o ano e uma academia para treinos físicos. Uma frota de VSR (coach RIBs), 420s, Laser e Optimist, 470s, está disponível, igualmente como todo o equipamento de treinamento que é preciso para os velejadores.

Na história do esporte do Brasil a vela é a modalidade com o maior número de medalhas de ouro olímpicas (8). No total, os velejadores brasileiros até hoje ganharam 19 medalhas em Jogos Olímpicos.

Os velejadores brasileiros, desde Buenos Aires de 1951, são os maiores vencedores com 19 de bronze, 27 de prata e 39 de ouro, 85 medalhas no total.

Sair da versão mobile