Vale a pena ser Uber em 2022? Confira os prós e contras

vale a pena ser uber - Reprodução Canva

Está com dúvidas se vale a pena ser Uber em 2022? Por vezes a atividade levanta dúvidas em quem deseja iniciar nessa área.

Caso você queira trabalhar como motorista de aplicativo, não se esqueça que o ponto principal é contar com um veículo adequado. Por isso, vale a pena consultar um comparativo de carros para escolher o melhor modelo. 

Por meio do uso desse comparativo você consegue vislumbrar o que melhor pode funcionar para você na hora de trabalhar.

O que é preciso para trabalhar como motorista de aplicativo? 

Antes mesmo de entender se vale a pena ser Uber, tenha em mente que esse tipo de atividade conta com alguns requisitos. Veja conosco: 

Ou seja, para atuar como Uber você deverá apresentar uma série de documentos que comprovam sua qualificação.

Vale lembrar que o automóvel deve ter menos de 10 anos de fabricação, contar com 5 lugares, ar-condicionado e quatro portas. Por isso, nem todo modelo é permitido para essa atividade. 

Por exemplo, caminhonetes e pick-ups não são aceitos.

Além disso, existem impedimentos para carros que passaram por mudanças nos freios e suspensão, assim como plotagens, sinistros e veículos com placas vermelhas. 

Vale lembrar que no estado de São Paulo também é preciso realizar cursos oferecidos pela prefeitura. O ConduApp é uma opção online e gratuita. 

Vale a pena ser Uber? Confira as vantagens 

Confira se vale a pena ser Uber - Reprodução Canva
Confira se vale a pena ser Uber – Reprodução Canva

Agora chegou o momento de descobrir se realmente vale a pena ser Uber, por isso, vamos começar apresentando as vantagens que esse tipo de serviço oferece. 

Dessa forma, não se esqueça de colocar no papel todos os pontos que podem ser interessantes para você. Além disso, continue a leitura para descobrir mais sobre as desvantagens. 

No momento, confira os detalhes que separamos: 

Fácil para começar a atuar

Um dos pontos positivos em atuar como Uber é que você tem facilidade para começar a trabalhar.

Sendo assim, existem alguns requisitos, mas ao cumprir todos eles você já pode fazer o cadastro para rodar com o automóvel. 

Inclusive, o processo de cadastro é bem simples, feito totalmente online e ao focar na categoria mais simples, é ainda mais prático encontrar corridas. 

Do mesmo modo, não é necessário ter licenças da prefeitura e nem arcar com demais taxas para órgãos públicos. 

Liberdade de horário

Outro detalhe importante é que você tem mais liberdade para atuar no horário que preferir.

Isso porque, a empresa responsável por gerenciar o aplicativo de serviço não demanda horário específico dos motoristas cadastrados. 

Sendo assim, com uma plataforma disponível 24 horas por dia, você tem a opção de escolher quando quer fazer as corridas. 

Inclusive, é uma boa oportunidade para quem quer combinar essa atividade com outros serviços, hobbies e estudos. 

Trabalho sem exigências físicas 

O trabalho como Uber também não exige esforços físicos. A maior parte do tempo, você trabalha sentado e dirigindo. 

No entanto, podem existir situações em que um passageiro precise de ajuda com malas e afins. Fora isso, você não terá que fazer esforço e nem realizar atividades que podem prejudicar seu corpo. 

Conheça as desvantagens em ser Uber

Veja se vale a pena ser Uber – Reprodução Canva

Depois de conhecer as vantagens, chegou o momento de saber mais sobre os contras dessa atividade. 

Falta de segurança 

Dependendo da cidade em que você trabalha, nem sempre o seu tempo de serviço será seguro. 

Além dos riscos de acidentes no trânsito, ainda é necessário ficar atento aos assaltos ou outros tipos de abordagens mais violentas. 

A própria plataforma do aplicativo conta com medidas de segurança, contudo, nem sempre é possível prever ou evitar tais situações desagradáveis. 

As despesas 

Essa é, sem dúvidas, uma das desvantagens que mais chamam a atenção sobre esse serviço. Isso porque, as despesas do Uber estão aumentando com o passar do tempo. 

Afinal de contas, se pararmos para pensar, o combustível no país conta com valores em alta que podem impactar muito nos lucros, como já mencionamos. 

Ou seja, com a gasolina em alta, pode ser que você tenha gastos elevados para conseguir continuar rodando. Do mesmo modo, não se esqueça dos custos com a manutenção.

Sem direitos trabalhistas 

Ao trabalhar como motorista de aplicativo, você precisa ter em mente que não contará com direitos trabalhistas, como há na CLT. 

Por isso, não é um serviço que automaticamente irá garantir décimo terceiro salário, férias remuneradas ou FGTS. 

Uma boa alternativa é fazer uma contribuição direta com o INSS, com o intuito de assegurar uma aposentadoria ou auxílio quando necessário. 

É possível lucrar mais trabalhando como Uber? 

Depois dessas informações sobre se vale a pena ser Uber, é importante se atentar a algumas dicas para quem quer lucrar mais com a atividade.

Assim, procure por locais estratégicos que podem render mais viagens, como é o caso de aeroportos, hotéis, pontos turísticos e rodoviárias.

Inclusive, foque em momentos do dia que possuem preços mais dinâmicos. 

Nesse sentido, faça um planejamento para trabalhar nesses locais, em bons horários, de forma que se encaixe na sua rotina e na volta para casa. 

Não se esqueça também de oferecer um bom serviço, pois na plataforma existe a opção de gorjeta.

Logo, ao conseguir conquistar a simpatia dos seus clientes, há a chance de você receber um valor a mais que será totalmente repassado para sua conta.

Com isso, é possível entender se vale a pena ser Uber e se isso se encaixa em suas pretensões.

Como dissemos, não se esqueça de avaliar todos os prós e contras para verificar como a atividade será interessante para você. 

Nesse momento, é preciso considerar vários fatores de acordo com a sua realidade, objetivos e hábitos. Com isso, você pode optar ou não pela atividade, tendo em mente questões válidas a respeito dela. 

E claro, não se esqueça que esse é um serviço que oferece mais liberdade de horários e que há muita facilidade para começar a trabalhar. Mas ao mesmo tempo, podem existir despesas altas, sem direitos trabalhistas. 

Veja também:

Qual a liquidez do mercado de Fundos Imobiliários?

Startups têm novas regras para receber investimento. Entenda!

Riscos de investir em ações: quais são e como diminuí-los

Sair da versão mobile