Turnover nas empresas cresceu 38%: veja como não perder os seus talentos em 2022

Muitos profissionais, com o começo de um novo ano, pensam em dar uma repaginada na vida pessoal e profissional, seja em mudar de carreira ou investir em algo que lhe dê satisfação.

A rotatividade de funcionários teve um crescimento de 38% nas empresas nos últimos três anos, no mundo, e no Brasil o fenômeno apresentou um percentual de 82%, um número duas vezes maior, de acordo com a Pesquisa de Consultoria Robert Half.

Apesar do pedido de demissão do próprio colaborador, os números de desligamentos de colaboradores também estão aumentando devido a falta de desempenho por não alcançarem as metas da empresa.

E isso pode acontecer por diversos fatores: pela falta de experiência qualificada do profissional, pela falta de treinamento, ou pela desmotivação por fatores externos, como problemas conjugais, com amigos, ou doenças na família.

Em 2020, o número de demissões aumentou 10,5%, e a quantidade de admissões caiu 9,6%, segundo dados do Novo CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados).

Para o Diretor de Relações Corporativas e Institucionais do CEBRAC , Jefferson Vendrametto, que atua como especialista em carreiras há 20 anos, a melhor forma de um profissional se destacar no mercado e se desenvolver na empresa é estar sempre atualizado com as tendências do segmento em que atua.

“O mundo mudou e traz com ele os novos formatos de se adaptar a um trabalho, seja no âmbito tecnológico ou estrutural. É preciso estar preparado para estar lado a lado com a inovação e a modernidade através de um curso de capacitação profissional”, explicou Jefferson.

Para não ocorrer um índice alto de rotatividade dentro das empresas, é preciso que a gestão e os colaboradores estejam em sintonia e alinhados com os propósitos da organização.

Que a comunicação seja humanizada e que as metas sejam claras, para que o clima organizacional se mantenha saudável e crie um sentimento de satisfação a todos os envolvidos.

E as ações de incentivo são fundamentais para manter um profissional engajado e comprometido com a missão da empresa. Um estudo da Society of Incentive & Travel Executives (SITE) Foundation constatou que as ações de incentivo orientadas para equipes aumentam o desempenho em 45% .

Para o CEO da empresa Incentivar , Rodolfo Carvalho, para diminuir o turnover nas empresas é necessário que os gestores e líderes contribuam para a motivação do profissional em busca de melhores resultados tanto para o profissional, quanto para a empresa.

“É importante que a empresa valorize o profissional, oferecendo benefícios e oportunidades de carreira. O Marketing de Incentivo é uma metodologia ideal para empresas que buscam manter os seus profissionais engajados e dedicados no trabalho. O software de incentivo é estratégico, confiável, visionário, criativo e analítico, a fim de inspirar a uma equipe o sentimento de ser feliz em pertencer”, ressaltou Rodolfo.

O papel do profissional em buscar mais qualificação é muito importante, assim como, a empresa ter uma preocupação em manter o bem-estar no ambiente de trabalho através de benefícios.

De acordo com uma pesquisa do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), profissionais que fazem cursos de qualificação têm 30% mais chances de conseguir um novo emprego.

Pretende reter talentos e diminuir a rotatividade de pessoal na sua empresa?! Para isso, invista em duas estratégias principais: na qualificação do profissional e no incentivo de marketing.

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