Três projetos do Rio de Janeiro, com impacto social na saúde, são selecionados para programa de aceleração da Neo Química

programa-aceleracao

Iniciativa da Neo Química, apoiada pela Yunus Corporate Social Innovation, visa promover o avanço da atenção primária à saúde no país


São Paulo, 26 de agosto de 2019 – Três projetos do Rio de Janeiro, com impacto social na saúde, acabam de ser selecionados para programa de aceleração da Neo Química: Portal Superação, Medicamentos Inteligentes e Ponto Care. A Neo Acelera escolheu, ao todo, oito negócios sociais do país para participar do seu programa até outubro deste ano.

A iniciativa da marca, apoiada pela Yunus Corporate Social Innovation, visa promover o avanço da atenção primária à saúde no Brasil, apoiando projetos empreendedores que gerem benefícios nas comunidades em que atuam.

A Neo Acelera é a primeira aceleradora de saúde do país com foco em inovação social e direcionada aos desafios da atenção primária, que envolve cuidados integrados, acessíveis e baseados na comunidade. Trata-se de uma das dez prioridades da Organização Mundial de Saúde para 2019.

Conheça os projetos:

Medicamentos Inteligentes

O engenheiro Filippo Renner sempre esteve muito próximo à área da saúde. Seu irmão é médico e sempre compartilhou os detalhes de sua carreira, o que fez com que ele percebesse que um dos maiores desafios para a medicina é a adesão ao tratamento. Renner, então, procurou seu sócio, o engenheiro de computação Ariel Schvartz, com expertise em criação de produtos digitais, e juntos fundaram a startup Medicamentos Inteligentes.

A plataforma da empresa, criada este ano, permite que os pacientes conversem com uma ferramenta de inteligência artificial, por meio do WhatsApp, para tirar dúvidas sobre medicamentos de maneira fácil e clara. Além disso, o sistema ajuda os pacientes no monitoramento dos seus tratamentos, com lembretes sobre os horários das medicações, além de motivá-los a seguir com o tratamento até o final.

Renner visa aumentar a adesão das pessoas ao tratamento, gerando benefícios diretos e indiretos. “Acredito que a grande motivação do empreendedorismo não é dinheiro, como muitos podem pensar, mas propósito. Existem formas mais fáceis e menos arriscadas de ganhar dinheiro, mas os negócios que têm um propósito forte, de grande impacto social, são aqueles que conseguem atrair e motivar os melhores talentos e, no fim do dia, acabam direcionando a sociedade para um lugar melhor. E podem ainda ser lucrativos”, observa.

Ponto Care

A Ponto Care nasceu há um ano com o objetivo de levar às farmácias e drogarias o apoio à prevenção, acompanhamento, encaminhamento correto, orientação e atendimento primário em saúde amplamente para a população. A solução encontrada foi a instalação dos care centers nestes estabelecimentos, ou seja, salas de saúde que servem como apoio ao tratamento, cuidado e prevenção.

Nos care centers, os usuários podem agendar atendimentos para fazer revisão de medicamentos, ter acompanhamento do tratamento prescrito pelo médico, checar o nível de glicemia e pressão sanguínea, controlar a asma e serem imunizados. Também recebem informações de prevenção à saúde.

“Nossa proposta é fomentar a prevenção de doenças, por meio da multiprofissionalidade. Os pacientes são encaminhados, quando necessário, para acompanhamento de especialistas como, por exemplo, médicos e fisioterapeutas”, explica Guilherme Torres, empreendedor do projeto.

O serviço inclui um aplicativo que oferece mais de 20 serviços voltados à saúde mental, como testes de ansiedade, estresse, sono e depressão.

No país, há salas clínicas em 1,8 mil farmácias, segundo a Abrafarma (Associação Brasileira de Farmácias e Drogarias) e, até o fim de 2019, deverão chegar a 2,1 mil. A Ponto Care tem seis care centers no Rio de Janeiro.

Portal Superação

O Portal Superação é uma plataforma de humanização que acompanha o paciente durante toda a sua jornada de atendimento em hospitais oncológicos, desde sua admissão, consultas, encaminhamentos, prognóstico, cirurgias e outras terapias, até a alta médica.

O portal auxilia o paciente com relação ao autocuidado, por meio de ferramentas de apoio, monitoramento e comunicação com o hospital. Tudo isso tem resultado em redução de reinternações, maior agilidade no atendimento hospitalar, maior número de pacientes atendidos e redução nos custos do tratamento.

O projeto começou com a rede de apoio emocional filantrópica há quatro anos e já atendeu pacientes de 18 estados, além de brasileiros em sete outros países. Hoje, é uma startup. Gabriela Besser, empreendedora do projeto, explica que a rede disponibiliza o apoio de Anjos, pessoas que já tiveram a doença e superaram, para quem está passando pelo mesmo agora, gerando um alto impacto na vida do paciente. “O portal traz consigo uma rede de apoio emocional com metodologia exclusiva, que promove grande aumento da adesão ao tratamento, melhor qualidade de vida e retenção do paciente no hospital, sendo nosso principal diferencial”, explica.

Programa de aceleração

O programa de aceleração foi criado em maio deste ano para celebrar os 60 anos de fundação da Neo Química. A marca é uma das pioneiras no desenvolvimento de similares e de genéricos no Brasil.

Os negócios sociais foram escolhidos com base em quatro critérios: potencial de impacto socioambiental; alcance ou previsão de sustentabilidade financeira; qualificação de equipe de empreendedores responsável; e potencial de escalabilidade ou replicabilidade da solução.

O grupo passará por um programa de três meses de aceleração com encontros presenciais, de capacitação do empreendedor e do seu negócio, mentorias de experts do mercado e acompanhamento semanal da equipe da Yunus Negócios Sociais. Os empreendimentos poderão receber um investimento de R$ 150 mil para desenvolver e aumentar o impacto do negócio.

A Neo Química tem seis décadas de história, ao longo das quais se consolidou como uma das principais marcas do setor farmacêutico brasileiro. É líder nos mercados de similares e genéricos em que está presente, detendo um portfólio mais de 80 moléculas e 160 apresentações de genéricos; e mais de 140 marcas e 240 apresentações de similares. Em 2018, a marca foi responsável por cerca de um terço do faturamento líquido da Hypera Pharma.

Sobre a Yunus Corporate

A Yunus Corporate é a unidade de negócios da Yunus Negócios Sociais que tem como objetivo criar projetos de inovação com grandes corporações, com foco em impacto social. Tem como missão primordial apoiar grandes corporações a incorporarem impacto social em suas estratégias de negócios – fortalecendo, assim, sua relevância frente a clientes e stakeholders e, finalmente, aumentando as chances de perpetuação dos seus negócios no futuro.

Com atuação local e global, já foram criados projetos especiais em parceria com Ambev, Johnson & Johnson, Caixa, Cielo, Nestlé, entre outros importantes players de diversos segmentos.

Sair da versão mobile