Trabalho temporário: agência prevê abertura de 12 mil vagas para demandas de fim de ano

Segundo a gerente nacional de operações de RH da WE CAN BR, Larissa Gonçalves, o trabalho temporário oferece muitas chances de efetivação para uma contratação CLT.

A agência de empregos WE CAN BR, com matriz em São Paulo e 10 filiais em cinco estados brasileiros, prevê a abertura de 12 mil vagas temporárias para o período de final de ano, época de maior contratação dessa modalidade de trabalho.

Setores como varejo, logística, turismo e refeições coletivas são impulsionados por datas como Black Friday, Natal e Réveillon, seguidas por oportunidades geradas durante o verão.

No País, estima-se que 450 mil vagas temporárias serão criadas apenas no último trimestre do ano, um aumento de cerca de 20% em relação ao mesmo período de 2023, segundo dados da Associação Brasileira do Trabalho Temporário (Asserttem). A previsão é que 90 mil vagas, o equivalente a 20% das oportunidades temporárias, tornem-se postos fixos. 

Na WE CAN BR, as vagas terão salários que podem chegar a R$ 10 mil. Entre as principais funções, estão gerente de negócios, vendedor, nutricionista, auxiliar de logística, operador de caixa, oficial de serviços gerais, cozinheiro, engenheiro de segurança do trabalho, analista de compras, analista de meio ambiente, líder de logística, analista de suprimentos, entre outras.

Os interessados em participar dos processos seletivos já podem se cadastrar gratuitamente pelo site www.wecanbr.com.br. No primeiro semestre deste ano, a WE CAN BR cresceu 15% em comparação com o mesmo período do ano passado em relação ao número de contratações.

Segundo a gerente nacional de operações de RH da WE CAN BR, Larissa Gonçalves, o trabalho temporário oferece muitas chances de efetivação para uma contratação CLT.

“Neste momento de alta demanda das empresas, o que faz a diferença em uma avaliação positiva da empresa com os temporários é flexibilidade para exercer atividades diversas e disponibilidade de horários”, destaca.

A taxa de efetivação dos trabalhadores temporários no Brasil varia entre 15% e 25%, dependendo do setor e do período do ano. No final de 2023, o índice estava em torno de 22%, o que demonstra uma estabilidade em relação aos anos anteriores.

A taxa é influenciada por fatores como desempenho do trabalhador temporário, a cultura da empresa e as necessidades específicas de contratação da empresa no momento.

Os trabalhadores temporários têm direitos semelhantes aos dos trabalhadores com contrato permanente, como FGTS, INSS, férias proporcionais e 13º salário.

A modalidade é considerada porta de entrada para jovens em situação de primeiro emprego e é uma oportunidade para que trabalhadores e empresas possam se experimentar em determinado período de tempo.

Sair da versão mobile