Trabalho híbrido: quais as vantagens e desvantagens para as empresas?

(Fonte: reprodução/Pexels)

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O chamado trabalho híbrido, que une encontros presenciais a jornadas em home office, tornou-se rapidamente uma tendência no mercado de trabalho.

Segundo especialistas, essa tendência surgiu já há algum tempo, mas teve expansão e consolidação por causa da pandemia.

Mas, o que de fato é trabalho híbrido e quais são as suas principais vantagens e desvantagens? Nos tópicos abaixo essas questões serão respondidas.

O que é trabalho híbrido? 

O trabalho híbrido é, basicamente, uma jornada laboral que se divide entre trabalho presencial e home office. 

Ou seja, um trabalhador que atua sob esse regime deve se deslocar até a empresa para trabalhar em parte da sua jornada e no resto do tempo pode trabalhar em casa, geralmente conectado à internet.

Vale destacar, mais uma vez, que esse modelo cresceu muito durante a pandemia, por causa das restrições à circulação impostas por governos no mundo todo.

Além da comodidade que traz, o trabalho híbrido também pode gerar benefícios à saúde do trabalhador e economia para a empresa.

Entretanto, alguns empresários ainda oferecem resistência, alegando que preferem que os seus colaboradores trabalhem presencialmente.

4 vantagens do trabalho híbrido na empresa 

Analisando essa atividade, encontramos 4 vantagens que o trabalho híbrido pode trazer, principalmente para empresas. São eles:

3 desvantagens do trabalho híbrido 

Como de praxe, o trabalho híbrido também tem algumas desvantagens que podem desencorajar a sua implantação. Veja quais são:

Por fim, é preciso dizer que, com uma boa organização, qualquer empresa pode usufruir dos benefícios do trabalho híbrido sem se prejudicar.

Como implantar o trabalho híbrido na sua empresa?

Agora que você já sabe o que é e quais são as vantagens e desvantagens do trabalho híbrido, preparamos um passo a passo para mostrar como você pode implantar esse modelo na sua empresa. Confira com atenção:

  1. Antes de tudo, faça um bom planejamento, principalmente no âmbito financeiro;
  2. Em seguida, comece a preparação dos seus funcionários com treinamentos, reuniões, palestras e alinhamentos;
  3. Simultaneamente aos passos anteriores, melhore a comunicação junto ao seu time, para evitar a disseminação de informações desencontradas;
  4. Crie também canais de comunicação eficazes;
  5. Invista nos equipamentos da sua empresa, dando prioridade para softwares de automação e de segurança de dados;
  6. Defina a cessão de auxílios para os funcionários que forem trabalhar meio período em home office;
  7. Crie escalas organizadas;
  8. Estipule metas e objetivos claros e alcançáveis;
  9. Crie lideranças e supervisores para os funcionários. Eles devem fiscalizar o cumprimento ou não das metas estipuladas.

Colocando esse passo a passo em prática, você tem grandes chances de obter sucesso na implantação do trabalho híbrido na sua empresa.

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