Toyota GAZOO Racing está pronta para 2023 com o novo GR010 HYBRID

Para a temporada 2023 o GR010 usará novamente biocombustível 100% renovável

A Toyota GAZOO Racing revelou o GR010 HYBRID Hypercar revisado para a temporada de 2023, quando defenderá seu status de número um contra novos concorrentes no início de uma era emocionante para as 24 Horas de Le Mans e o FIA World Endurance Championship (WEC).

O incrível sucesso da equipe, que até o momento inclui cinco vitórias consecutivas em Le Mans e quatro títulos duplos consecutivos do WEC, será desafiado por mais participantes do Hypercar em uma temporada de sete corridas em 2023, que inclui a edição do centenário das 24 horas de Le Mans.

Cadillac, Ferrari, Porsche e Vanwall se juntam à competição do Hypercar existente da Peugeot e Glickenhaus para formar um grid de 13 carros no WEC, com ainda mais carros em Le Mans. Espera-se uma competição disputada pelo maior prêmio em corridas de endurance.

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Toyota GR010 pronto para a temporada 2023

O GR010 HYBRID foi o primeiro Hypercar a romper barreiras em janeiro de 2021 e passou por um programa de evoluções detalhadas, como fez em 2022, para otimizar a confiabilidade e a eficiência.

Foram realizados ajustes no powertrain Racing Hybrid de alto desempenho, que consiste em um motor de 3,5 litros e 520kW (707PS), e um motor elétrico de 200kW (272PS), para reduzir o peso e melhorar a confiabilidade, explorando o conhecimento exclusivo adquirido em mais de uma década de experiência com powertrains híbridos no Le Mans.

 

Mudanças

As mudanças mais visíveis no 2023 evolution GR010 HYBRID referem-se à carroceria.

Novos dispositivos aerodinâmicos de estabilização nas curvas dianteiras e uma placa de extremidade traseira menor, bem como outras mudanças de detalhes, foram implementados para melhorar a dirigibilidade e a consistência aerodinâmica.

Hypercar recebeu mudanças na carroceria e novos dispositivos aerodinâmicos

Modificações também foram realizadas na carroceria com o objetivo de aprimorar o resfriamento do freio e permitir mudanças rápidas nas opções de resfriamento durante uma corrida, alcançadas através de novas aberturas na frente e na traseira.

Além disso, foi implementado um layout de farol revisado para otimizar a visibilidade durante a condução noturna.

Sob a carroceria, o GR010 HYBRID foi submetido a um programa de redução de peso, reduzindo para o mínimo de 1040 kg permitido pelos regulamentos. Isso aborda os compromissos realizados durante a fase de design do carro em 2020, que foram resultados de como os regulamentos do Hypercar evoluíram.

Foram realizados ajustes no powertrain Racing Hybrid de alto desempenho, que consiste em um motor de 3,5 litros e 520kW (707PS), e um motor elétrico de 200kW (272PS), para reduzir o peso e melhorar a confiabilidade, explorando o conhecimento exclusivo adquirido em mais de uma década de experiência com powertrains híbridos no Le Mans.

As mudanças mais visíveis no 2023 evolution GR010 HYBRID referem-se à carroceria. Novos dispositivos aerodinâmicos de estabilização nas curvas dianteiras e uma placa de extremidade traseira menor, bem como outras mudanças de detalhes, foram implementados para melhorar a dirigibilidade e a consistência aerodinâmica.

Modificações também foram realizadas na carroceria com o objetivo de aprimorar o resfriamento do freio e permitir mudanças rápidas nas opções de resfriamento durante uma corrida, alcançadas através de novas aberturas na frente e na traseira. Além disso, foi implementado um layout de farol revisado para otimizar a visibilidade durante a condução noturna.

Sob a carroceria, o GR010 HYBRID foi submetido a um programa de redução de peso, reduzindo para o mínimo de 1040 kg permitido pelos regulamentos. Isso aborda os compromissos realizados durante a fase de design do carro em 2020, que foram resultados de como os regulamentos do Hypercar evoluíram.

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