Tokenização de commodities é a nova tendência do mercado financeiro

tokenização commodities

Fonte: Unsplash

A fintech Stonoex enxergou na tecnologia blockchain uma grande oportunidade de transformar commodities em ativos digitais.

Pioneira na tokenização de bens primários, uma das maiores plataformas de tokenização de mercadorias do mundo, a plataforma brasileira cria tokens a partir de insumos como fertilizantes e produtos agrícolas como o café.

As commodities são consideradas essenciais para manter o balanço comercial de economias de países como o Brasil.

Em 2021, as commodities alavancaram o superávit da balança comercial brasileira, impulsionado pelo crescimento da exportação de bens.

Em busca de integrar as commodities ao mercado digital da criptoeconomia, a Stonoex lançou ativos digitais com preço atrelado à produção de bens primários no Brasil.

A empresa decidiu focar nesse mercado por entender o grande potencial que a tecnologia blockchain pode proporcionar para o setor, segundo Ricardo Azevedo, CEO da Stonoex.

“A tokenização como oferecemos é uma solução “all in” de digitalização, quase que “plug and play”, permitindo que as empresas possam acessar grandes benefícios do mundo digital e até mesmo iniciar uma modernização ou atualização das operações, algo que, certamente, já é realidade em outras partes do mundo e que, para o setor de commodities, é algo de muita relevância.

Além da imersão rápida nessa onda de transformação digital, há ganhos possíveis em termos de custo de transações financeiras e também de ampliação de mercado consumidor..”

A digitalização da economia de commodities

Vários setores do mercado financeiro serão impactados com a tecnologia blockchain nos próximos anos. Com a ascensão da chamada “Web 3.0” e a consolidação da ‘nova internet’, a representação digital de ativos como os commodities se transformará em um novo mercado.

Para Ricardo Azevedo, o mercado de commodities enfrentará o mesmo desafio que outros setores para integrar a tecnologia blockchain. O CEO da Stonoex explica que essas mudanças são irreversíveis, e que o mundo caminha para uma digitalização ampla da economia.

“Nós acreditamos que há uma percepção clara de que as mudanças em curso são um caminho sem volta. Mas, os desafios são os mesmos do mercado em geral, pois há uma grande escassez de pessoal na área de digital. Então, isso se resume a saber da necessidade de se transformar digitalmente, mas não saber como exatamente fazer isso. Outra questão é a necessidade disso, pois, especialmente no setor de commodities, o mercado internacional, que é parte crucial da cadeia, está avançado nisso. China e Estados Unidos, nossos principais mercados, são líderes globais em tecnologia e, certamente, quem não acompanhar os novos formatos, vai ter muita dificuldade em sobreviver. Mas ainda há tempo para estar preparado, só que ele está passando rápido.”

Tokens com mais utilidade

Além de representar a digitalização de ativos, a tecnologia blockchain permite criar regras específicas e usabilidade para os tokens de commodities. Após lançar mais de 20 projetos no mercado, a Stonoex se prepara para uma nova fase dos negócios.

Com o mercado de commodities em crescimento, o próximo passo da Stonoex é criar ferramentas que proporcionem mais utilidades para os tokens de commodities.

Além disso, a exchange brasileira preparará os ativos digitais para atender aos investidores institucionais, comenta Ricardo Azevedo.

“Conseguimos criar um produto de “asset token” bastante sólido e validar ele no mercado, mas agora é preciso expandir ele com funcionalidades, utilidades mais diversas e fortalecer o ecossistema do projeto, então é para esta fase que estamos captando recursos. Vamos criar ferramentas de uso e assinar parcerias que garantam uma maior utilidade dos tokens, além de organizar produtos mais estruturados para o mercado institucional. Acreditamos que o produto já alcançou a maturidade necessária para isso.”

O desenvolvimento de tokens a partir de commodities na Stonoex acontece em conformidade com o avanço da digitalização da economia. Recentemente, Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central, afirmou que a principal tendência do mercado é a “tokenização” de ativos.

Stonoex Negócios Digitais é uma empresa especializada no desenvolvimento de aplicações para uso da tecnologia blockchain, em especial em projetos de tokenização de ativos. Atua com um braço de consultoria turn-key em projeto, a Avalon Blockchain Consulting, e outro como exchange de criptoativos, Stonoex. com, criada em 2019 após a incorporação de uma das empresas pioneiras no setor no Brasil, a Bomesp (Bolsa de Moedas Empresariais do Estado de São Paulo).

Sair da versão mobile