TIM, Ericsson e Inatel inauguram laboratório 5G em Santa Rita do Sapucaí

laboratorio-santa-rita-sapucai

Santa Rita do Sapucaí, 06 de setembro de 2019 – Na liderança pelo desenvolvimento do 5G no Brasil, a TIM anuncia a inauguração de mais um 5G Living Lab TIM. O projeto é pioneiro e tem como objetivo o desenvolvimento do ecossistema de soluções e experimentação da nova tecnologia em rede real. Em parceria com a Ericsson, a operadora ativou uma rede de quinta geração, operando na frequência de 3,5 GHz, no Instituto Nacional das Telecomunicações (Inatel), em Santa Rita do Sapucaí (MG). Essa é a segunda ativação – em fase de testes – 5G feita pela TIM no país, mediante licença específica da Anatel. A primeira foi em Florianópolis (SC), onde a operadora registrou velocidades superiores a 1Gbps.

A TIM optou por habilitar a rede 5G em parceria com instituições de ensino para promover o conhecimento e demonstrar o poder transformador dessa próxima onda tecnológica em um ambiente de troca inovador. “Queremos ser pioneiros e protagonistas nos casos de uso do 5G, incentivando a criação de um ecossistema de soluções que acelere a adoção da tecnologia no País. Estamos engajados na busca de novas aplicações que ajudem a melhorar questões que impactam o dia a dia das empresas e das pessoas, como é o caso da Saúde, Educação e Segurança. Nosso DNA inovador contribuirá para oferecer sempre os melhores serviços para nossos clientes”, anuncia Leonardo Capdeville, CTIO da TIM Brasil.

Em parceria com a TIM e a Ericsson, o Inatel já desenvolve projetos sobre as tecnologias 4G e NBIot em Santa Rita do Sapucaí. “O pioneirismo das pesquisas do 5G no Brasil é uma das marcas do Inatel. Nossos pesquisadores desenvolvem soluções inéditas para o ecossistema 5G e este projeto agregará muito valor aos nossos programas institucionais. O foco é desenvolver soluções inteligentes para segurança, com aplicações de iluminação, monitoramento por vídeo e rastreamento de veículos, dentro do contexto de Internet das Coisas. As empresas e a instituição pretendem utilizar o 5G para implementar soluções de cidades inteligentes, criando uma rede com cobertura por todo o município, atendendo cerca de 42 mil habitantes. Ainda será possível instalar câmeras de segurança em todos os postes e implantar outras tecnologias, como soluções de identificação facial, estacionamento inteligente, entre outras”, afirma Carlos Nazareth, Diretor do Inatel.

“Pioneira na implementação do 5G em quatro continentes (2/3 das operações comerciais de 5G em funcionamento utilizam tecnologia Ericsson), mantemos um robusto plano de investimentos em pessoas, em infraestrutura e em parcerias com as operadoras, o governo, e com o mundo acadêmico para apoiar o desenvolvimento do Brasil e seu fortalecimento como polo de exportação de altíssima tecnologia por meio desta que é a revolução tecnológica mais importante dos tempos atuais”, diz Eduardo Ricotta, presidente da Ericsson para o Cone Sul da América Latina. E acrescenta: “A Ericsson acredita que a tecnologia 5G será o principal fator de transformação econômica, competitividade e ganho de eficiência dos mais diferentes setores da economia na próxima década”.

As unidades do 5G Living Lab TIM são importantes no desenvolvimento de um ecossistema para experimentação da tecnologia com usuários reais em ambientes do dia a dia. Lá, os clientes finais, pesquisadores, empresas, startups e instituições públicas irão interagir para validar novos produtos, casos de uso, serviços e soluções em geral.

Sobre a TIM

A TIM segue com sua missão de conectar e cuidar de cada um e para que todos possam fazer mais. Para isso, atua focada nos pilares estratégicos de oferta, infraestrutura, eficiência e experiência do cliente, com base em uma cultura interna de accountability e na mudança de processos e plataformas que permitam a transformação digital. A assinatura da marca – “A evolução não para” – reforça o compromisso da companhia com seu Plano de Investimentos.

A empresa é, desde 2015, líder em cobertura 4G no País e referência como player de ultra banda larga móvel e fixa. É a única empresa do setor de telecomunicações a integrar o Novo Mercado da B3, reconhecido como nível máximo de governança corporativa, além de ser a operadora há mais tempo consecutivo no Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE). Para mais informações, acesse www.tim.com.br.

Sobre a Ericsson

A Ericsson é uma das principais fornecedoras de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) para provedores de serviços. Em 140 anos de história, e 95 de operação no Brasil, nossas ideias, tecnologia e pessoas mudaram o mundo e transformaram vidas, indústrias e a sociedade como um todo. Atualmente a Ericsson é líder inconteste em plataformas digitais e em redes móveis no Brasil e no mundo, não só na construção e na infraestrutura mas na relevância delas para a sociedade e para a economia do País. Em nosso Centro de Inovação instalado em Indaiatuba/SP, são desempenhadas atividades de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação. São mais de 450 profissionais brasileiros alocados nessa área, e mais de 300 milhões de euros investidos nos últimos 20 anos para a criação de novas soluções de Internet das Coisas, transformação digital e 5G.

Para a Ericsson, o 5G já é uma realidade: fomos pioneiros na implementação do 5G em quatro continentes e lideramos esse mercado. Hoje, já são 18 as operações comerciais do 5G em funcionamento nos EUA, Europa, Oriente Médio, Asia e Australia utilizando tecnologia da Ericsson. Para apoiar o processo de evolução do 4G para o 5G, desde março de 2017, a Ericsson entrega ao mercado estações radiobase ‘5G Ready’, isto é, prontas para operar na tecnologia 5G quando a frequência for liberada no País, necessitando apenas de uma atualização de software.

Sobre o Inatel

A Instituição trabalha com pesquisas nos principais temas de relevância nas áreas de telecomunicações onde se destacam 5G, Internet das Coisas, Rádio Cognitivo, Antenas, Comunicações Ópticas e Análise de Desempenho de Redes, Internet do Futuro, Eletromagnetismo Aplicado às Telecomunicações, Sistemas de Comunicação Digital e Redes Veiculares. Em 2017, realizou em Brasília a primeira transmissão de 5G Long Range no Brasil.

Atualmente oferece sete cursos de graduação – Engenharia de Telecomunicações, Engenharia da Computação, Engenharia Biomédica, Engenharia de Automação e Controle, Tecnologia em Automação Industrial e Tecnologia em Gestão de Telecomunicações; tem ainda Mestrado e Doutorado em Telecomunicações, assim como diversos cursos de pós-graduação lato sensu

Sair da versão mobile