Temporada de chuvas exige mais cuidados com os componentes dos veículos: manutenção deve ser redobrada

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A temporada mais quente do ano também é marcada por chuvas. Utilizada com a função primária de vedação das partes móveis do veículo, as borrachas das portas laterais, da porta traseira e do porta-malas têm a função de não deixar entrar água, pó, umidade ou quaisquer outras sujeiras no interior do veículo, assim como manter a temperatura interna do automóvel sem deixar o ar quente externo penetrar ou o ar frio interno vazar da cabine, mantendo o ambiente limpo e agradável para o condutor e os passageiros.

“A vedação deste item se torna importante para a durabilidade a longo prazo do veículo, mantendo as partes internas secas, sem vazamento de água, com a integridade da forração do carpete do automóvel, minimizando a possibilidade de futuras oxidações e mofos em sua estrutura e carroceria, além de proteção para o circuito elétrico”, destaca Fábio Waldomero, engenheiro e coordenador do Centro Tecnológico de Formação (CTF) do Grupo Universal Automotive Systems.

Momento de substituir

O desgaste das borrachas de vedação das portas e do porta-malas é comum, principalmente em virtude do uso e constância na abertura de fechamento das portas, entrada e saída de pessoas no veículo, ou utilização do porta-malas para carregamento de cargas e outros objetos.

“Hoje, com a utilização muito frequente dos automóveis para transporte por meio dos aplicativos, o sistema de vedação está sendo utilizado ao extremo, principalmente ao adentrar e sair dos veículos, os passageiros pisam na soleira de junção à porta danificando sua vedação, assim como se escorando nas colunas da porta, raspando o corpo contra a borracha, desgastando suas paredes, chegando a amassar a soltura constante de sua carroceria ou até rasgar nos carros extremos”, explica Waldomero.

O engenheiro alerta que se o condutor notar que a borracha está com sua estrutura raspada ou cortada, sem fixação na estrutura do veículo, ou que o automóvel apresenta umidade é recomendável realizar a substituição.

“Pontos e umidade no veículo são indícios de que a borracha não está realizando a vedação correta, principalmente quando o fato acontece quando realizada a lavagem em duchas e jatos de água, ou após exposição na chuva”.

 

Procedimentos de substituição

Para a substituição correta das borrachas é sempre indicado que seja realizada por meio de mão de obra especializada, com as ferramentas adequadas.

As principais ferramentas utilizadas são o martelo de borracha (popular macete ou martelo de vidraceiro ou azulejista) para assentar e fixar as borrachas na carroceria da porta, espátulas de plástico, ou de borracha, para realizar o acabamento e ajuste das abas quando necessário, estilete, ou tesoura de aço, para corte da borracha no comprimento, quando necessário.

“Não é indicado a utilização de martelo de aço ou vigas de madeira para fixação da borracha na carroceria do veículo, assim como chaves pontiagudas (como chave de fenda ou Philips) para ajuste na aplicação, para não danificar a borracha”, explica o engenheiro.

Como cada veículo tem sua borracha específica de vedação, ao fazer a substituição não é recomendável realizar adaptações diferentes das indicadas pelo fabricante do produto, pois uma borracha mal dimensionada irá interferir diretamente na sua função, ou deixará de vedar forçando o sistema de dobradiças, batentes e fechaduras da porta, diminuindo a vida útil dos demais componentes.

 

Dicas

Existem modelos de borracha apelidadas de multiuso que podem ser utilizadas em todas as portas, alterando somente o comprimento, sendo realizado o ajuste e o corte do comprimento no momento de sua instalação.

Em virtude do tempo, algumas borrachas tendem a ficar esbranquiçadas, embora cause preocupação, o processo não danifica a estrutura do componente. Para revitalizar a borracha, basta uma simples limpeza e hidratação com silicone spray.

Para substituição das borrachas da porta, o Grupo Universal Automotive Systems por meio do seu CTF (Centro Tecnológico de Formação) disponibiliza um vídeo técnico com o passo a passo para substituição correta do componente. O conteúdo está disponível em https://www.youtube.com/watch?v=HfPA8ghJwgk.

SOBRE A UNIFLEX®

A marca UNIFLEX faz parte do Grupo Universal Automotive Systems e tem foco em sistemas de guarnição, vedação e o último lançamento do grupo em mangueiras em geral.

Conhecida por ser a maior e a linha mais completa de mercado para o segmento, oferece os seguintes produtos borrachas de vedação da porta lateral, malas, capô, vedação e arremates do para-brisas e vigia, canaletas e pestanas da porta, pingadeiras, borrachões e borrachas de uso geral, além do seu novo lançamento mangueiras aplicadas para o sistema de arrefecimento, desaeração, hidrovácuo e combustível.

Voltada ao mercado de reposição automotiva, pode ser adquirida em revendedores distribuídos por todo o País.

SOBRE O GRUPO UNIVERSAL AUTOMOTIVE SYSTEMS

O Grupo Universal Automotive Systems (antiga Universal Maçanetas), nascido pela paixão por automóveis, está no mercado há 45 anos.

Focado, inicialmente, na distribuição de maçanetas e fechaduras, ao longo de sua trajetória identificou novas oportunidades de negócio e passou não somente distribuir, mas também a fabricar os próprios produtos, além de expandir a atuação para outras linhas do segmento, lançando e adquirindo outras marcas.

Atualmente, são mais de 27 mil produtos, que atendem mais de 48 montadoras e incontáveis veículos.

Entre as linhas de produtos estão Amortex® – Suspensão, Direção, Transmissão e Amortecedores (Suspensão e Mola a Gás); Universal® – Ferragens; Univel® – Indústria Metalúrgica; Micro® – Máquinas do Vidro e Palhetas limpadoras do para-brisa; UNI1000® – Divisão Química; Electric-Life® – Divisão Elétrica; Uniflex® – Borrachas de Vedação, Guarnição e Mangueiras e Unick® – Tampas Automotivas.

São mais de 800 colaboradores distribuídos nas áreas de engenharia, qualidade, comercial, marketing e logística. A unidade industrial (Osasco/SP) e os Centros de Distribuição (SP e GO) totalizam mais de 50 mil m² de área construída.

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