Recentemente a entidade que controla o FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) definiu que o trabalhador poderá utilizar o seu saldo para quitar até 6 parcelas atrasadas de um financiamento habitacional.
Contudo, essa decisão na verdade reduziu o número de parcelas que podem ser abatidas, que antes eram 12.
De toda forma, essa brecha fez com que muitos trabalhadores decidissem usar FGTS para quitar financiamento, pelo menos em parte.
Como usar o FGTS nas parcelas atrasadas?
Para usar FGTS para quitar financiamento, o trabalhador deve se dirigir à uma agência da Caixa Econômica Federal, que é banco responsável por manter e distribuir o fundo.
Lá, o indivíduo deve se informar sobre quais são os procedimentos a serem adotados no seu caso.
As regras podem mudar a depender do tamanho da dívida do trabalhador e do saldo de FGTS que ele acumulou ao longo dos anos trabalhados.
Entretanto, vale ressaltar que, de toda forma, só poderá ser feita a quitação de até 6 parcelas, que devem corresponder a, no máximo, 80% do valor em atraso.
Existem alguns canais digitais da Caixa, sobretudo o seu site oficial e os aplicativos relacionados, que podem ser consultados por usuários que queiram mais informações sobre esse serviço.
Como solicitar FGTS em caso de atraso do financiamento?
Como citamos no tópico acima, para usar FGTS para quitar financiamento o indivíduo deve procurar a Caixa Econômica Federal e seguir as orientações que receber do banco.
Além disso, esse acesso pode ser feito presencialmente ou por meio de um dos canais digitais que a instituição oferece.
Por fim, vale dizer que o uso do FGTS para pagar parcelas em atraso só pode ser feito sob alguns pré-requisitos. São eles:
- O valor de avaliação do imóvel financiado deve ser de até R$ 1,5 milhão;
- O trabalhador precisa ter 3 anos de trabalho sob o regime do FGTS, consecutivos ou não;
- Para liberar o FGTS, a Caixa não permite que o solicitante possua outro imóvel no município onde trabalha ou tem residência;
- O trabalhador também pode ter outro financiamento ativo no Sistema Financeiro de Habitação (SFH).
Leia mais:
FGTS: como usar para aumentar o seu patrimônio
Jovem aprendiz tem direito ao FGTS?
Calendário do PIS 2023: confira os pagamentos do abono salarial