Abrir os números de atendimento, funcionários e clientes dá um frio na espinha de qualquer empresa, CEO, diretor…, mas não na Onfly, startup de tecnologia focada em despesas e viagens corporativas.
Que funciona a partir de uma plataforma integrada que gerencia a compra de passagens aéreas, reservas de hotel, locação de carros, ônibus e reembolsos de colaboradores em viagem, tudo integrado e em compliance com a política de despesas configurada pela empresa.
Levantando a bandeira da “Transparência Total”, a travel tech inova mais uma vez e acaba de lançar uma página na web (Transparência – Onfly).
Com todas as suas informações, ilustradas com gráficos, a respeito do número de pessoas que integra a equipe, segurança, nota do GPTW dada pelos colaboradores, históricos de atendimento, notas dos clientes aos seus serviços, focadas em atendimento e satisfação, e até o tempo médio de respostas às dúvidas e questionamentos.
A ideia do lançamento do Transparência Total, segundo Marcelo Linhares, CEO da Onfly, surgiu da importância dada na empresa à sinceridade com prestadores de serviços, parceiros, fornecedores, colaboradores e, principalmente, com os clientes da startup de viagens.
Por padrão, a página, a qual será sempre atualizada, ficará aberta para qualquer pessoa a um clique de distância.
A maioria dos usuários vibrou com os gráficos, visto que não é comum que as pessoas jurídicas abram aquilo que é considerado “segredo” para o mercado.
Tal comemoração pode ser observada nas redes sociais da travel tech.
“Diferente dos iguais! Espero que isso vire tendência nas outras empresas”, disse um internauta. “A prova de quando falamos do melhor atendimento, comprometimento e entrega”, postou outro.
“Quando eu trabalhava com e-commerce e varejo, isso era uma prática normal no mercado, dados do EBIT Nielsen como NPS e índice de entrega no prazo eram disponibilizados em tempo real, isso ajudava o cliente e forçava os próprios colaboradores a terem uma melhor entrega.
O próprio ReclameAqui melhorou absurdamente o atendimento e o nível de serviço das empresas.
Eu olhei para isso e pensei que poderia trazer para o mercado de viagens corporativas, afinal, todo mundo fala que entrega atendimento, mas ninguém mostra os números, da mesma forma que falei para o nosso time, que, agora, todo mundo estava tendo acesso aos nossos números em tempo real, então, naturalmente nos forçamos a melhorar todos os indicadores.
É um princípio de transparência e prestação de contas da governança corporativa sendo aplicado”, brinca Marcelo, enfatizando que o principal proveito da iniciativa é a melhoria contínua do atendimento ao cliente.
Acreditando que a decisão colabora para que a empresa continue sempre firme e forte nos caminhos da evolução, pois progresso, para ele, é uma ação que não ocorre do nada, trabalhar com mais afinco a experiência do consumidor é importante porque é o que influencia diretamente os negócios e as decisões de uma empresa.
Ao ser questionado sobre uma tendência de raciocínio que prevalece no Brasil entre a maioria dos empresários – a de que, se abrir os números, as pessoas vão ficar sabendo dos pormenores do negócio, o CEO da Onfly é enfático:
“Isto não faz nenhum sentido, as maiores empresas do mundo possuem capital aberto e todos os principais indicadores financeiros são públicos para o mercado”, ressalta.
“Transparência é um dos principais pilares da governança corporativa, e estamos convictos que isso gera valor a longo prazo para todos os acionistas.
Ademais, há um mito em várias indústrias, inclusive a de viagens corporativas, que o uso da tecnologia conflita com a parte de atendimento. E nós provamos que é possível entregar tecnologia e calor humano ao mesmo tempo”.
Saiba mais sobre a Onfly – startup de viagens
Chegando a gerar uma economia de 30% para os clientes que precisam deslocar funcionários dentro da rotina de trabalho.
A Onfly registrou, no primeiro semestre de 2022, uma alavancagem na casa de 650% em volume transacionado de reservas e 550% em receita, pulando, em um ano, de 135 para 500 clientes.
O objetivo até o final deste ano é fechar a carteira da empresa com mais de 1000 clientes.