SPIC Brasil, Grupo Prumo e Siemens AG formalizam acordo de cooperação para o desenvolvimento de projetos de energia no Brasil

mercado-energia

SPIC Brasil, Grupo Prumo (uma companhia controlada pelo EIG Global Energy Partners) e Siemens AG assinam hoje um MoU (Memorando de Entendimento) por meio do qual firmam acordo de cooperação para o desenvolvimento de projetos de energia no Brasil. A assinatura ocorreu durante a reunião do BRICs, em cerimônia que contou com a presença dos principais executivos das companhias envolvidas: pela SPIC – Sr. Qian Zhimin, presidente do Conselho, Adriana Waltrick, CEO da SPIC Brasil e Waldo Perez, CFO; pela Siemens – Lisa Davis, Membro da Diretoria Executiva da Siemens AG, e pela Prumo, R. Blair Thomas, presidente do Conselho de Administração e CEO do EIG Global Energy Partners.

A contribuição da SPIC Brasil neste acordo está centrada em sua expertise em operação e estratégia de gestão de projetos no Brasil, assim como a Siemens contribuirá com sua experiência em tecnologia e o Grupo Prumo com investimentos de longo prazo. A parceria permite ampliar a gama de projetos e confere maior confiança no investimento que porventura seja desenvolvido.

Siemens AG (Berlim e Munique) é uma potência global em tecnologia que se destaca por sua excelência em engenharia, inovação, qualidade, confiabilidade e internacionalidade há mais de 170 anos. A companhia é ativa em todo o mundo, focando os mercados de geração e distribuição de energia, infraestrutura inteligente para edifícios e sistemas de energia distribuída, e automação e digitalização nas indústrias de processo e manufatura. Por meio da empresa gerenciada separadamente Siemens Mobility, fornecedora líder de soluções de mobilidade inteligentes para transporte ferroviário e rodoviário, a Siemens está moldando o mercado mundial de serviços de passageiros e mercadorias. Devido à sua participação majoritária nas empresas de capital aberto Siemens Healthineers AG e Siemens Gamesa Renewable Energy, a Siemens também é uma fornecedora líder mundial de tecnologia médica e serviços de saúde digital, além de soluções ambientalmente amigáveis para geração de energia eólica onshore e offshore. No exercício fiscal de 2019, encerrado em 30 de setembro de 2019, a Siemens gerou receitas de 86,8 bilhões de euros e receita líquida de 5,6 bilhões de euros. No final de setembro de 2019, a empresa tinha cerca de 385.000 colaboradores em todo o mundo. Para mais informações visite o site http://www.siemens.com.

SPIC Brasil é subsidiária da State Power Investment Corporation of China (SPIC), uma empresa global de geração de energia e projetos relacionados. No Brasil, isso se traduz pela união entre a experiência e a potência financeira de um grande grupo chinês e o pioneirismo australiano de mais de 20 anos de experiência em energia renovável. Atualmente, a SPIC Brasil opera a Usina Hidrelétrica São Simão, na divisa entre os estados de Minas Gerais e Goiás, o Parque Eólico Millennium e o Complexo Eólico Vale dos Ventos, na Paraíba. Emprega cerca de 160 funcionários, alocados em São Paulo (SP), Natal (RN), São Simão (GO) e Mataraca (PB). A chinesa SPIC possui uma capacidade instalada total de 143 GW. Conta com mais de 140 mil colaboradores nos 43 países em que está presente.

Prumo é um Grupo econômico multinegócios responsável pelo desenvolvimento estratégico do Porto do Açu. Somos controlados pela EIG Global Energy Partners, fundo americano que atua nos setores de energia e infraestrutura, e Mubadala Investment Company, um investidor ativo e inovador que aloca capital nos mais diferentes segmentos. Através das 6 empresas que integram o Grupo (Porto do Açu Operações, Ferroport, Açu Petróleo, GNA, Dome e BP Prumo) e de todos os clientes instalados no Porto do Açu, o complexo atende aos segmentos de mineração, logística portuária e O&G e sua infraestrutura apresenta um potencial único para suportar novos negócios e nichos industriais variados. Sob o olhar estratégico da Prumo, o Porto do Açu é hoje um dos maiores e mais promissores empreendimentos do país. Com eficiência operacional, a força da visão de longo prazo do Grupo e a proximidade às principais bacias petrolíferos marítimas, o Açu se consolida como a melhor solução para as demandas mais desafiadoras do setor.

EIG Global Energy Partners é um investidor institucional líder no setor energético global, com US$ 23,7 bilhões sob gestão em 30 de setembro de 2019. A EIG é especializada em investimentos privados em energia e infraestrutura relacionada à energia em uma base global. Durante seus 37 anos de história, a EIG aplicou mais de US$ 32,1 bilhões no setor de energia por meio de mais de 350 projetos ou empresas em 36 países em seis continentes. Os clientes da EIG incluem muitos dos principais fundos de pensão, companhias de seguros, fundações e fundos soberanos nos EUA, Ásia e Europa. A EIG está sediada em Washington, D.C., com escritórios em Houston, Londres, Sydney, Rio de Janeiro, Hong Kong e Seul. Para obter informações adicionais, visite o site da EIG em http://www.eigpartners.com.

Sair da versão mobile