Sob liderança de pesquisadora da Samsung, Brasil é oficializado no comitê SC29

Sob-lideranca-de-pesquisadora-da-Samsung-Brasil-e-oficializado-no-comite-SC29

São Paulo, 25 de fevereiro de 2019 – O Brasil foi oficializado como membro participante ativo no comitê internacional ISO / IEC JTC 1 / SC29, que trata de padrões de compressão de imagens e vídeos, conhecidos como MPEG e JPEG. A Samsung teve papel fundamental nessa conquista e contribuiu para que o país fosse o primeiro da América Latina a ser aceito para participar desse comitê e constituir uma delegação de especialistas brasileiros.

No Brasil, o órgão responsável por representar e nomear a delegação é a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) que constituiu uma comissão de estudos nacional com representantes de diversas instituições tanto da indústria quanto das universidades. A comissão é nomeada CE-021:000.029 – Comissão de Estudo de Codificação de Áudio, Imagem, Multimídia e Hipermídia.

Além disso, a pesquisadora e Ph.D Vanessa Testoni, do Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Samsung, foi eleita pela comissão como líder da delegação brasileira para representar internacionalmente os interesses do país nas reuniões e votações de padronização. A pesquisadora atua na área de Multimídia da unidade da Samsung em Campinas, no interior de São Paulo, voltada à pesquisa e ao desenvolvimento em tecnologia.

Com isso, o Brasil – país com alto e crescente consumo de vídeo em streaming tanto por redes móveis em smartphones quanto por redes fixas – passa a ter representatividade, voz e influência nas decisões mundiais sobre os padrões em imagens e vídeos que são amplamente utilizados.

Entre as argumentações utilizadas para aceitação do Brasil como membro do comitê internacional foram citados, além do alto consumo de vídeo pela população a existência de profissionais e pesquisadores capacitados no país com projetos nessas áreas e a necessidade das indústrias e empresas locais de telecomunicações dessa representatividade e, consequentemente, de mais poder de decisão na área.

A primeira reunião com a participação oficial da delegação brasileira acontecerá em março. O time de pesquisa da Samsung no Brasil já fez contribuições para o MPEG e JPEG durante o ano passado junto com a delegação coreana e, inclusive, teve a primeira contribuição submetida e aceita da América Latina para um padrão MPEG.

“Já temos novas contribuições em estágio avançado e tudo indica que conseguiremos continuar introduzindo tecnologia brasileira em padrões internacionais em 2019 e nos próximos anos também. Muitas dessas contribuições são encabeçadas pela Samsung em parceria com diversas universidades”, afirma Vanessa Testoni. “Ao submeterem tecnologias para atividades de padronização internacional, os especialistas brasileiros também evoluem conhecimentos de geração de patentes internacionais e avançam na questão de proteção de propriedade intelectual gerada no país”, conclui a pesquisadora.

Da esq. para a dir., os especialistas da Samsung Imed Bouazizi (EUA), Youngho Oh (Coreia), Rajan Laxman Joshi (EUA), Sungryeul Rhyu (Coreia), Vanessa Testoni (Brasil), Madhukar Budagavi (EUA) e Prakash Reddy Kolan (EUA)

O comitê é aberto para participação de todos os especialistas nacionais na área de compressão de dados e abre caminho para que o trabalho dos brasileiros na área ganhe exposição e aplicação internacional. No momento, além de universidades e da Samsung, outras empresas também já integram a comissão de estudos nacional, especialmente as que estiveram anteriormente envolvidas na criação do padrão de TV digital brasileiro por meio de um fórum. A expectativa é que nos próximos anos essa participação também se estenda para a delegação internacional.

“Nos comitês JPEG e MPEG, se trabalha na fronteira do conhecimento, com tecnologia de ponta, e neles se encontram os maiores especialistas mundiais em codificação de mídia”, explica o professor Eduardo Antonio B. da Silva, que participou do processo de integração ao comitê e é docente do COPPE/UFRJ (Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro). “Com o apoio da Samsung, estamos tendo uma excelente oportunidade de interagir de igual para igual com esses especialistas e também de levar contribuições brasileiras para os padrões”, afirma o professor, que no COPPE desenvolve suas pesquisas no Laboratório de Sinais, Multimídia e Telecomunicações (SMT).

Já Carla Pagliari, professora Ph.D. do IME (Instituto Militar de Engenharia), acredita que está sendo extremamente positiva a contribuição dos pesquisadores brasileiros junto aos comitês de padronização de imagem e vídeo, com a finalidade de trabalhar na definição de padrões de imagem para multimídia para aplicações emergentes. Ela também participou do processo que inseriu o Brasil no comitê internacional, assim como o professor Bruno Zatt, da UFPel (Universidade Federal de Pelotas).

“O Brasil tem um volume importante de pesquisadores atuando na área e desenvolvendo tecnologia inovadora. No entanto, a falta de representação nos comitês internacionais sempre limitou o alcance de tais tecnologias”, diz Zatt. “A criação da comissão de estudos significa grande avanço para a ciência brasileira e garante espaço para que os pesquisadores brasileiros possam compartilhar suas contribuições com a comunidade internacional”, conclui.

Centro de P&D

A Samsung possui dois centros de P&D no Brasil, em Campinas e Manaus, com foco em desenvolver tecnologias e inovações orientadas para o mercado. Em Campinas, a Samsung conta com um P&D estratégico para as operações da companhia no Brasil e na América Latina. Entre as atividades estão projetos globais nas áreas de segurança para dispositivos IoT, inteligência artificial, multimídia e meta materiais, além do desenvolvimento de software para os celulares lançados na América Latina.

“A participação e a liderança do comitê SC29 é fruto do alto valor agregado pelos profissionais e do investimento da empresa nessa área”, considera o diretor do P&D de Campinas, Emerson Toledo.

Na América Latina, a Samsung é a única empresa com investimento em pesquisa na área de padrões de compressão de mídia (imagem, vídeo e áudio) – todos os outros participantes na delegação de especialistas do Brasil são da área acadêmica.

Com a delegação no SC29, a Samsung está abrindo espaço para que novas empresas invistam em pesquisas na área e participem ativamente de decisões.

Samsung oferece mais do que produtos para você ir além

A Samsung, líder mundial em tecnologia, oferece um portfólio de produtos para as pessoas desafiarem os seus limites e barreiras para alcançarem seus sonhos e objetivos de vida. A empresa tem a inovação em seu DNA e investe constantemente em pesquisa em desenvolvimento para oferecer o que existe de mais avançado em tecnologia para seus usuários. As pessoas são o foco principal da marca e, por este motivo, a Samsung oferece uma série de serviços, benefícios e experiências exclusivas para os clientes por meio dos programas de pós venda Samsung Care e Samsung Club, e pelo Samsung Social, programa de patrocínio a Institutos e Fundações para um mundo mais inclusivo e sustentável. Nós fazemos o inesperado para que você faça o impossível. #DoWhatYouCan’t.

Sobre a Samsung Electronics Co., Ltd.

Samsung inspira o mundo e cria o futuro com ideias e tecnologias inovadoras. A companhia está redefinindo o mundo de TVs, smartphones, wearables, tablets, eletrodomésticos, sistemas de conexão e memória, sistema LSI, fundição de semicondutores e soluções LED.

Sair da versão mobile