O mercado de tecnologia da informação vem apresentando constantes índices de aumento de uns anos para cá.
De acordo com pesquisa realizada pela iMonitor IT, o primeiro trimestre de 2021 registrou 15,7% de crescimento no segmento em comparação com o mesmo período do ano anterior.
Os números da Iteris , consultoria brasileira de serviços de TI, foram ainda mais expressivos: a empresa registrou crescimento de 57% nos primeiros seis meses do ano, superando significativamente as expectativas dos próprios diretores, que estimavam um crescimento de 50% durante o ano todo.
O ano de 2020 foi, por motivos óbvios, marcado por caos e crise para empresas de diversos setores.
No entanto, para o mercado de TI, o período acabou sendo surpreendentemente positivo.
O motivo se dá por conta das demandas geradas pela pandemia, que acelerou a digitalização dos processos nas empresas, com o modelo remoto tendo de ser instalado com urgência.
De acordo com previsão mundial do Gartner, os gastos com novas tecnologias continuarão aumentando neste ano, com expectativa que o mercado de software corporativo apresente crescimento de 8,8%.
O segmento de dispositivos deverá ter o segundo maior aumento, com 8%, seguido por sistemas de data center (6,2%), serviços de TI em geral (6%) e serviços de comunicação (4,5%).
O crescimento acelerado da Iteris está em sintonia com esse cenário, mas apresentando alguns diferenciais de mercado.
“Nós vemos muito a aceleração da transformação digital das empresas. Estamos conseguindo nos posicionar muito bem, garantindo mão de obra qualificada e com disponibilidade para atender os nossos clientes, além de oferecer uma experiência na construção de soluções digitais end-to-end. Esses são alguns fatores que têm contribuído para nosso crescimento expressivo e que nos tornam um parceiro de relevância para eles”, afirma Fernando Riva, sócio-fundador e VP of Finance & Growth da Iteris.
Enquadrada como uma Next-Gen IT Services Provider, a consultoria se posiciona como uma provedora de soluções personalizadas de tecnologia, contando com um atendimento humanizado e com a premissa de end-to-end, ou seja, ficando ao lado do cliente do começo ao fim do processo, entendendo as suas dores e construindo soluções digitais de acordo com as necessidades apontadas.
“Nós não só fazemos o desenvolvimento do sistema, mas o apoiamos desde a concepção até a pós-implantação”, completa Riva.
Algumas demandas de tecnologia – como cloud computing, modernização de aplicações, data analytics e serviços gerenciados – impulsionam o setor e, consequentemente, a Iteris, que vem percebendo um aumento da procura dessas soluções desde o primeiro semestre de 2020.
Conforme pesquisa realizada pelo Gartner, o crescimento médio anual para as empresas brasileiras que atuam com serviços gerenciados e Application Management Services (AMS) será de 10% no período entre 2021 e 2025.
“Enxergamos a TI como uma área estratégica para as empresas e, mais ainda com o momento atual que estamos vivendo, está se tornando uma peça fundamental de sobrevivência. A Iteris se prepara ano a ano para os desafios do mercado e o crescimento exponencial é por conta disso. Nossa preocupação é estar dentro do que o mercado está exigindo, nos adequando às necessidades econômicas atuais para oferecer os melhores serviços e uma melhor experiência para o cliente final”, ressalta Riva.
A Iteris é uma consultoria brasileira de serviços de TI com perfil boutique, dedicada a prover soluções de tecnologia que aceleram o desenvolvimento de negócios de seus parceiros.
Tem cerca de 100 clientes, entre eles, marcas como Nutrien, Reckitt Benckiser, CIEE, Arco Educação, Raízen, Aché, XP inc., PagSeguro, Alelo, Albert Einstein, Braskem, Sencinet, Vale, Tembici e Via Varejo.
Além disso, conta com mais de 550 colaboradores que a colocam entre as mais relevantes empresas do mercado no país. A Iteris tem operação no Brasil e recentemente anunciou a internacionalização da empresa para os Estados Unidos, com o nome Briteris.