A Black Friday se tornou um dos eventos de compras mais aguardados do ano, oferecendo oportunidades incríveis para os varejistas aumentarem suas vendas e conquistarem novos clientes. Neste ano, o dia de ofertas acontece em 24 de novembro e, para aproveitá-lo ao máximo, os estabelecimentos comerciais devem realizar um planejamento meticuloso e uma ação diligente.
De acordo com uma pesquisa realizada pela Neotrust, em 2022 as vendas na data no Brasil caíram mais de 30% na comparação com 2021 e o faturamento apresentou queda de 23% em relação ao mesmo período do ano anterior. Contudo, segundo relatório elaborado pela Olist, 68,8% das lojas do país que pretendem vender nessa data esperam faturar mais em 2023 do que no ano passado.
Para que isso ocorra, no entanto, os varejistas precisam ajustar estratégias de estoque e promoção, levando em consideração as mudanças nas preferências dos consumidores. A diversificação de produtos, a introdução de opções mais saudáveis e a atenção às embalagens também são pontos que não podem ser negligenciados para que os lojistas se mantenham competitivos e consigam atender às necessidades de seus clientes.
Para auxiliá-los, preparei uma lista com os principais cuidados que devem ser tomados para garantir o sucesso de vendas nessa data tão importante para o varejo:
1. Análise de histórico
Para enxergar padrões e ter uma previsão mais realista da demanda na Black Friday, recomendo a utilização de uma solução de monitoramento que considere tanto as procuras para essa data sazonal nos anos anteriores quanto as tendências de mercado. Afinal, a tecnologia permite planejar com base em fatos e vender mais.
2. Definição de produtos-chave
Depois de conhecer com profundidade a operação e o comportamento do mercado para entender as tendências, é preciso definir os produtos que serão trabalhados na data e garantir a criação de ofertas personalizadas para cada uma dessas mercadorias – que devem ser as mais procuradas durante a ocasião, de acordo com o mapeamento feito – a fim de atrair consumidores.
3. Criação de descontos atraentes
Com base na inteligência de dados, é possível identificar preferências de compra, gerando assertividade na criação de promoções. Porém, é preciso lembrar que os descontos devem ser, além de atraentes, transparentes. Uma estratégia de precificação inteligente não apenas aumentará as vendas durante a época como construirá relacionamentos de longo prazo com os clientes. Pode-se ainda aproveitar a Black Friday para promover itens de baixo giro de estoque, oferecer pacotes de produtos relacionados e criar descontos escalonados com base no valor total da compra.
4. Engajamento antecipado
a maioria das pessoas fica ansiosa por essa data. Por isso, ações promocionais antecipadas ajudam a destacar o negócio. Aconselho, então, começar com pelo menos uma semana de antecedência, elaborando estratégias de pré-campanha e antecipando ofertas especiais para aumentar a visibilidade dos produtos no mercado. Isso se torna um diferencial competitivo, fideliza os consumidores e aumenta as chances de vendas.
5. Gestão eficiente do estoque
Ter a quantidade ideal de produtos disponíveis, no momento e lugar certos é a chave para o sucesso na Black Friday. Portanto, é preciso certificar-se de contar com uma ferramenta robusta que ajude a dar visibilidade às mercadorias em estoque.
6. Treinamento de equipe
durante a Black Friday, o atendimento ao cliente é essencial. Por isso, é necessário treinar a equipe para lidar com consultas e resolver imprevistos, ter procedimentos claros para lidar com reclamações e devoluções, e disponibilizar canais de suporte, como chat ao vivo, e-mail e telefone. Um atendimento ao cliente de qualidade constrói a confiança e pode resultar em vendas adicionais e fidelidade no longo prazo.
7. Logística eficiente
O cuidado com a entrega é essencial para não causar insatisfações. Por isso, os prazos devem ser realistas e comunicados claramente aos clientes, em especial se envolver opções de recebimento mais rápido com custos adicionais. A logística e a entrega eficientes são cruciais para cumprir as expectativas dos clientes e conquistar sua fidelidade.
Melhoria contínua
Por fim, é preciso realizar uma ação de encerramento, como o mapeamento dos dados do período, para ter visibilidade de erros e acertos e avaliar o cumprimento das metas estabelecidas. Essa iniciativa promove uma melhoria contínua da operação a cada ano. Também se faz necessário ouvir as equipes envolvidas na data para tirar lições e aprendizados do que pode ser otimizado em futuras campanhas.
Sobre o Autor
*Guilherme Raymond é head do time comercial de varejo na Neogrid, ecossistema de tecnologia e inteligência de dados que desenvolve soluções para a gestão da cadeia de consumo.