Segunda edição do Afrohub irá capacitar mais de 3 mil empreendedores negros em oito Estados

segunda-edicao-afro

São Paulo, julho de 2019 – Com o objetivo de fortalecer e incentivar o ecossistema de empreendedorismo negro no Brasil, a segunda edição do Afrohub, programa de capacitação técnica e networking para empreendedores negros, que teve início no dia 4 de junho, em São Paulo, acontecerá junto ao Impulsione com Facebook, e tem a expectativa de capacitar mais de 3 mil empreendedores, em oito Estados brasileiros. Idealizada pela Pretahub, Feira Preta, Diaspora.Black e Afrobusiness, a iniciativa foi lançada em maio de 2018, quando acelerou 10 negócios e capacitou mais de 1.200 afroempreendedores, em cinco Estados.

Até dezembro serão realizados 19 encontros e workshops gratuitos, sendo 5 em São Paulo (SP) e 14 distribuídos entre Rio de Janeiro (RJ), Porto Alegre (RS), Brasília (DF), Belo Horizonte (MG), Salvador (BA), Recife (PE) e Belém (PA). Os inscritos participarão de painéis voltados para a decodificação de ferramentas e estratégias para o crescimento dos negócios e networking. A cada encontro, um empreendedor convidado irá compartilhar sua trajetória, insights e estratégias de negócios com os participantes.

“O Afrohub rodará o Brasil, decodificando os códigos da internet para a população negra empreendedora. A ideia é dar dicas de como gerir os negócios e como usar a internet para alavancar esses empreendimentos”, conta Adriana Barbosa, CEO da PretaHub e idealizadora da Feira Preta.

“Os participantes aprenderão, na prática, como se apropriar de ferramentas de marketing digital e vendas para impulsionarem seus negócios”, explica Denis Caldeira, Diretor de Vendas para Pequenas e Médias Empresas e líder do comitê Black@, do Facebook.

“A continuidade de um projeto como o Afrohub é muito importante para o afroempreendedorismo, principalmente por manter o legado e a continuidade dos resultados que obtivemos no ano passado. Estamos extremamente felizes em aumentar a capilaridade do projeto, ampliando o número de cidades. Acreditamos que a descentralização do conteúdo é algo mais do que necessário”, avalia Fernanda Leoncio, fundadora do Afrobusiness.

Nesta edição, todos os conteúdos e insights apresentados nas palestras e workshops serão compilados pelos organizadores em um e-book, que será lançado após o encerramento do projeto. Queremos impactar mais negócios com dicas em áreas sensíveis aos empreendedores, como finanças, vendas e gestão. São conteúdos relevantes para empreendedores da economia criativa e do turismo. Fortalecer esse ecossistema é o maior resultado que o Afrohub tem para a Diaspora.Black”, avalia Antonio Pita, sócio-fundador do Diáspora.Black

A primeira atividade do Afrohub em 2019 aconteceu no dia 4 de junho, em São Paulo, no Estação Hack, primeiro centro de inovação do Facebook no mundo. Na ocasião, Evandro Fióti, fundador da Laboratório Fantasma, contou sobre sua história empreendedora e os 10 anos da empresa que comanda ao lado do irmão, o rapper Emicida, na palestra LabFantasma 360° Trajetória e insights da marca.

O Afrohub acontece como parte da programação do Impulsione com Facebook. A programação do projeto nas demais cidades pode ser acompanhada na página do Afrohub no Facebook.

Sobre o “Impulsione com Facebook”

O Impulsione com Facebook é um programa de desenvolvimento que ajuda as micro e pequenas empresas de todo o Brasil a aprenderem sobre marketing digital para poderem aumentar as vendas e crescer.

Realização:

PretaHub

PretaHub é uma aceleradora do empreendedorismo negro no Brasil. Um hub de criatividade, inventividade e tendências pretas. É uma evolução da experiência de 18 anos da Feira Preta, maior evento de cultura e economia negra da América Latina, que em 2018 atinge sua maioridade. Saiba mais: www.pretahub.com.

Feira Preta

Criada pela empreendedora Adriana Barbosa, a Feira Preta é o maior espelho vivo das tendências afro-contemporâneas do mercado e das artes da América Latina, além de ser o espaço ideal para valorizar iniciativas afro-empreendedoras de diversos segmentos.

Diáspora.Black

Startup de turismo focada na cultura negra, a plataforma oferece roteiros e experiências turísticas oferecidas por afroempreendedores, além de intermediar hospedagens certificadas para o atendimento sem discriminação. Mais em www.diaspora.black.

Afrobusiness

Instituição sem fins econômicos, que cria mecanismos para promover a integração entre empreendedores, intraempreendedores e profissionais liberais, fortalecendo o processo de inclusão social e econômica da população negra. Mais em www.afrobusiness.com.br.

Sair da versão mobile