Segmento de embalagens cresce em 2020 e deve fechar em alta este ano

industria-embalagem

A indústria gráfica sofreu em 2020 com a chegada da pandemia de COVID-19 e viu sua produção física cair 17,3% ao longo do ano, a maior queda da história segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Entretanto, um setor resistiu e até mesmo cresceu 1% durante este período desafiador – o de embalagens.

O resultado positivo deste segmento é importante para a indústria gráfica, uma vez que é responsável por 49% da produção, segundo dados da Associação Brasileira da Indústria Gráfica (ABIGRAF).

O bom desempenho foi impulsionado pela maior procura por e-commerces, crescimento de 45% no uso de aplicativos de entrega de comida durante a pandemia e aumento na abertura de pequenas e micro empresas (PMEs), e a perspectiva da Associação Brasileira de Embalagem (ABRE) é que a produção de embalagens cresça entre 4,4% e 5,9% sobre 2020.

Atenta às evoluções do mercado, a Printi, gráfica online especializada em produtos personalizados, alocou R$10,3 milhões em maquinários para a produção de embalagens, com foco especial em embalagens alimentícias.   O valor faz parte dos R$50 milhões investidos originalmente em 2019 para ampliação do parque gráfico.

Com o aporte, a Printi visa melhorar a jornada de compra dos clientes, oferecendo embalagens de qualidade para todos os segmentos de negócios, independentemente do tamanho da empresa.

O projeto de investimento teve início em setembro de 2020 e foi concluído no início de maio de 2021. Segundo Fábio Carvalho, Diretor de Supply Chain da Printi, “seguimos evoluindo e estudando novos investimentos em tecnologia para melhorar cada vez mais a experiência dos clientes”.

Além disso, a empresa também enxergou a necessidade de apostar na contratação de profissionais (supervisor de produção e desenhista industrial) com experiência no setor de embalagens para poder oferecer produtos de qualidade iguais aos utilizados por grandes redes de restaurantes e fast food para novos e pequenos negócios.

“Temos infraestrutura, profissionais experientes e as ferramentas necessárias para transformar nosso negócio, atendendo da melhor maneira a necessidade dos consumidores”, finaliza Fábio.

Com as mudanças, a Printi alocou 25% de sua planta fabril para a produção de embalagens, viu sua capacidade produtiva para estes produtos crescer em 30 vezes e ainda existe a possibilidade de duplicar a produção.

Transformação da Linha “Agora”

Não é só a produção de embalagens que vai se beneficiar do investimento. Com os novos maquinários adquiridos, a Printi aumenta sua capacidade produtiva no geral e consegue adicionar novos produtos à linha “Agora” – que oferece entrega em 24 horas para pedidos em alta escala de produtos específicos e personalizados dentro de São Paulo -, como embalagem para transporte, cerveja, vinho e saco stand up pouch.


A Printi é mais que uma gráfica online. É uma empresa que utiliza a tecnologia para descomplicar a vida dos empreendedores na hora de personalizar.

Fundada em 2012, a companhia é pioneira nas práticas de Web2Print e Web2Pack no Brasil e tem como principal investidor a Cimpress, grupo presente em mais de 20 países, responsável por operar organizações que oferecem customização em massa para diversas tiragens.

Como representante brasileira dessa atuação, a Printi tem como objetivo ajudar clientes de diferentes portes, principalmente os que estão começando a profissionalizar seus negócios.

Entre seus principais atributos, estão parceria, acessibilidade e tecnologia.

Sair da versão mobile