Saque calamidade: Caixa libera FGTS para retirada

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Foto: Reprodução Internet

Saque calamidade já está disponível para trabalhadores residentes em Capivari (SP) desde a última sexta-feira (18/03).

A liberação, que é proveniente do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), é decorrente das fortes chuvas nas cidades.

Por esse motivo, o saque calamidade pode ser solicitada à CAIXA por meio do Aplicativo FGTS.

Portanto os moradores das áreas afetadas, conforme endereços identificados pela Defesa Civil Municipal, podem solicitar o saque até 11/05.

Condições para ter direito ao saque calamidade

A primeira condição ter saldo positivo na conta do FGTS e não ter realizado saque pelo mesmo motivo em período inferior a 12 meses.

Sendo assim, o trabalhador pode retirar o valor máximo de R$ 6.220,00.

Já a solicitação é realizada de forma fácil e rápida pelo aplicativo FGTS, opção Meus Saques, no celular, logo dispensa a necessidade de comparecer a uma agência.

O saque é 100% digital pelo App FGTS e o aplicativo está disponível também para download gratuito nas plataformas digitais. Desse modo é compatível com os sistemas operacionais Android e IOS.

Ao registrar a solicitação é possível indicar uma conta da CAIXA, inclusive a Poupança Digital CAIXA Tem, ou de outra instituição bancária para receber os valores, sem nenhum custo.

Municípios habilitados

Pelo menos, 74 municípios são classificados para o Saque FGTS por motivo de calamidade. São eles: Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo e São Paulo

Para ter acesso à relação completa dos municípios e os prazos para a solicitação, basta clicar aqui.

Como solicitar o saque FGTS

O trabalhador que se enquadrar no direito ao saque por calamidade, deve seguir as orientações conforme descritas abaixo para fazer a retirada do dinheiro.

1- Primeiramente é preciso realizar o download do app FGTS e inserir as informações de cadastro;

Vá até opção “Meus saques” e selecionar “Outras situações de saque — Calamidade pública” — acessar a cidade;

2- Em seguida, o trabalhador deve encaminhar os seguintes documentos: foto de documento de identidade, comprovante de residência em nome do trabalhador, emitido até 120 dias antes da decretação de calamidade;

3- Por fim, selecionar a opção para creditar o valor em conta CAIXA, inclusive a Poupança Digital CAIXA Tem, ou outro banco e enviar a solicitação;

Vale ressaltar ainda que o prazo para retorno da análise e crédito em conta, caso aprovado o saque, é de cinco dias úteis.

Informações sobre a documentação

  1. Documento válido com foto: Carteira de Identidade, carteira de habilitação ou passaporte;
  2. Comprovante de residência em nome do solicitante: conta de luz, água ou outro documento recebido via correio, e emitido até 120 dias antes da calamidade.
  3. Certidão de Casamento ou Escritura Pública de União Estável, caso o comprovante de residência esteja em nome de cônjuge ou companheiro(a).

Para mais informações, os trabalhadores podem acessar diretamente os seguintes canais da CAIXA:

Site da CAIXA: caixanoticias.caixa.gov.br

Fale Conosco CAIXA: 0800 726 0207.

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