Saque calamidade já está disponível para trabalhadores residentes em Capivari (SP) desde a última sexta-feira (18/03).
A liberação, que é proveniente do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), é decorrente das fortes chuvas nas cidades.
Por esse motivo, o saque calamidade pode ser solicitada à CAIXA por meio do Aplicativo FGTS.
Portanto os moradores das áreas afetadas, conforme endereços identificados pela Defesa Civil Municipal, podem solicitar o saque até 11/05.
Condições para ter direito ao saque calamidade
A primeira condição ter saldo positivo na conta do FGTS e não ter realizado saque pelo mesmo motivo em período inferior a 12 meses.
Sendo assim, o trabalhador pode retirar o valor máximo de R$ 6.220,00.
Já a solicitação é realizada de forma fácil e rápida pelo aplicativo FGTS, opção Meus Saques, no celular, logo dispensa a necessidade de comparecer a uma agência.
O saque é 100% digital pelo App FGTS e o aplicativo está disponível também para download gratuito nas plataformas digitais. Desse modo é compatível com os sistemas operacionais Android e IOS.
Ao registrar a solicitação é possível indicar uma conta da CAIXA, inclusive a Poupança Digital CAIXA Tem, ou de outra instituição bancária para receber os valores, sem nenhum custo.
Municípios habilitados
Pelo menos, 74 municípios são classificados para o Saque FGTS por motivo de calamidade. São eles: Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo e São Paulo
Para ter acesso à relação completa dos municípios e os prazos para a solicitação, basta clicar aqui.
Como solicitar o saque FGTS
O trabalhador que se enquadrar no direito ao saque por calamidade, deve seguir as orientações conforme descritas abaixo para fazer a retirada do dinheiro.
1- Primeiramente é preciso realizar o download do app FGTS e inserir as informações de cadastro;
Vá até opção “Meus saques” e selecionar “Outras situações de saque — Calamidade pública” — acessar a cidade;
2- Em seguida, o trabalhador deve encaminhar os seguintes documentos: foto de documento de identidade, comprovante de residência em nome do trabalhador, emitido até 120 dias antes da decretação de calamidade;
3- Por fim, selecionar a opção para creditar o valor em conta CAIXA, inclusive a Poupança Digital CAIXA Tem, ou outro banco e enviar a solicitação;
Vale ressaltar ainda que o prazo para retorno da análise e crédito em conta, caso aprovado o saque, é de cinco dias úteis.
Informações sobre a documentação
- Documento válido com foto: Carteira de Identidade, carteira de habilitação ou passaporte;
- Comprovante de residência em nome do solicitante: conta de luz, água ou outro documento recebido via correio, e emitido até 120 dias antes da calamidade.
- Certidão de Casamento ou Escritura Pública de União Estável, caso o comprovante de residência esteja em nome de cônjuge ou companheiro(a).
Para mais informações, os trabalhadores podem acessar diretamente os seguintes canais da CAIXA:
Site da CAIXA: caixanoticias.caixa.gov.br
Fale Conosco CAIXA: 0800 726 0207.