Retomada do crescimento no país foi tema de debate em jantar com empresários e parlamentares

casa-fasano

Foto: Portal Casa Fasano

São Paulo, 13 de agosto de 2019 – Encontrar os caminhos para o desenvolvimento e a retomada do crescimento do país foi um dos temas debatidos ontem, com mais de 300 convidados no Jantar Anual do Centro de Liderança Pública na Casa Fasano. O número é 30% maior do que o encontro do ano passado e reuniu empresários e parlamentares, entre eles o presidente da Câmara. Em palestra, Rodrigo Maia garantiu que a CPMF não vai voltar porque não há intenção nem por parte dos parlamentares e nem do governo. Ele destacou a importância do debate da Reforma da Previdência, já aprovada em dois turnos na Câmara, mas lembrou que a discussão teve início no governo de Michel Temer.

Além da reforma, o presidente da Câmara ressaltou outros obstáculos, como o crescimento da despesa pública no Brasil e a queda nos investimentos: “Previdência é um desafio, mas o enxugamento da máquina pública também”. Maia ainda criticou o excesso de medidas provisórias no país: “MP não é um instrumento que ajuda, mas sim que atrapalha”.

O secretário de Gestão de Pessoas no Ministério da Economia, Wagner Lenhart, defendeu, em palestra, a simplificação da máquina estatal por meio da digitalização “mais simples e leve”, com um mínimo de burocracia. Segundo ele, o governo federal está empenhado em melhorar a eficiência do serviço público e entende que a automação é o caminho.

A retomada do crescimento econômico no país e a necessidade de reforma do Estado foram também debatidas no jantar do CLP pelo professor da FGV Carlos Ari Sundfeld, e a ex-secretária da Fazenda de Goiás e sócia na Oliver Wyman do Brasil, Ana Carla Abrão.

Para a diretora executiva do CLP, Luana Tavares, o debate foi incrível por trazer esclarecimentos sobre a reforma administrativa: “É um tema ainda não muito claro para o setor privado e é sempre importante debater as reformas com a contribuição da sociedade civil organizada, o posicionamento do CLP diante de assuntos como a conquista da aprovação da Reforma da Previdência na Câmara, ainda mais com a presença do presidente Rodrigo Maia”.

Já o fundador do CLP e cientista político Luiz Felipe D´Avila disse acreditar que, pela primeira vez, a crise pode ser uma oportunidade para mudanças de atitude. De acordo com ele, há parlamentares dispostos a comprar briga pelo Brasil.

Sobre o CLP

O CLP – Liderança Pública é uma organização sem fins lucrativos e suprapartidária que há dez anos trabalha para melhorar o Brasil. Desenvolvemos líderes públicos e atuamos para engajar a sociedade e o poder público na defesa de causas que fortaleçam a democracia e melhorem o funcionamento do Estado brasileiro. Acreditamos que, somente assim, será possível termos um país que garanta a cada cidadão a oportunidade de viver uma vida digna. Apenas em 2018, o CLP – Centro de Liderança Pública formou mais de 1.200 gestores, um crescimento de 30% em comparação ao último período eleitoral.

Sair da versão mobile