Renda imobiliária: 4 formas para ganhar dinheiro com imóveis

(Fonte: reprodução/Pexels)

(Fonte: reprodução/Pexels)

Não é de hoje que investir em imóveis é um dos movimentos mais repetidos no mundo dos investimentos.

Contudo, esse entendimento não é um achismo. Afinal, comprar um imóvel é quase uma certeza de que o capital investido ficará a salvo e até terá algum rendimento, a depender da localização do bem.

Mas, como ter renda imobiliária? Ou seja, como ganhar dinheiro ativamente com imóveis, além de ganhar com a valorização a longo prazo? É o que os próximos tópicos irão responder.

O que é renda imobiliária? 

O termo “renda imobiliária” se refere a todo e qualquer rendimento ou lucro advindo de um imóvel ou de ativos baseados em imóveis.

É correto afirmar que a valorização de um imóvel adquirido pode ser tida como uma espécie de renda, mas a médio e longo prazo, apenas.

Assim, a maioria dos investidores procuram uma renda imobiliária ativa. Em outras palavras, as pessoas querem investir em imóveis e ter algum retorno periódico com isso, seja por mês, trimestre ou semestre, por exemplo.

A boa notícia é que sim, é possível ter uma renda ativa com imóveis. Saiba mais nos tópicos a seguir!

Tipos de renda imobiliária 

Como citamos anteriormente, existem várias formas de ter uma renda imobiliária. Essas fontes de renda são provenientes da exploração de diversos tipos de imóveis em várias formas diferentes.

Nos tópicos a seguir você vai conhecer os principais tipos de renda imobiliária e as suas formas de aplicação.  

Aluguel

O aluguel é o tipo de renda imobiliária mais conhecida, aclamada desde muito tempo atrás.

Em resumo, para ter renda com aluguéis é necessário adquirir um imóvel e disponibilizá-lo para locação.

Esse imóvel pode ser:

Entretanto, vale ressaltar que possuir imóveis de aluguel pode gerar alguns custos com impostos e manutenção, principalmente.

Com isso, a renda imobiliária obtida pelo proprietário do imóvel pode ser consumida em parte. Contudo, esse tipo de investimento não deixa de ser atrativo.

Compra e venda de imóveis

Outro tipo de renda imobiliária muito almejada e tida como segura e eficaz é aquela que provém da compra e venda de imóveis.

Para obter esse tipo de rendimento basta comprar imóveis, esperar a sua valorização e então vendê-los por um preço superior ao investimento.

Essa prática funciona com qualquer tipo de imóvel, mas é mais feita com casas e terrenos populares, por causa da maior facilidade de negociar.

Rendimentos de fundos imobiliários

Os FIIs (Fundos de Investimentos Imobiliários) são a grande sensação do mercado imobiliário atual.

Isso porque investir nessa opção é bem mais prático que adquirir imóveis para alugar, por exemplo. Em suma, você só precisa ter uma conta em uma corretora da Bolsa de Valores (B3) e comprar as cotas dos fundos.

Essas cotas, por sua vez, são pequenas partes dos fundos em si e são vendidas da mesma forma que as ações.

Já os fundos são, basicamente, grandes montantes de capital que são usados para comprar imóveis de aluguel, por exemplo. Os administradores do fundo então captam o pagamento dos aluguéis e distribuem um percentual do rendimento entre os investidores do fundo.

Portanto, depois de comprar cotas dos FIIs, os investidores começam a receber os chamados “aluguéis”, que são as remunerações mensais distribuídas aos cotistas.

Além disso, é preciso dizer que os Fundos Imobiliários também podem valorizar, elevando o valor das cotas compradas pelos investidores.

Para resumir, os benefícios dos FIIs são:

Rendimentos de REITs

Os chamados REITs (Real Estate Investment Trust) são uma espécie de Fundo de Investimento Imobiliário do mercado norte-americano.

O funcionamento dessas opções de investimento é praticamente igual àquele visto nos FIIs, com a diferença de que os imóveis que compõem o fundo estão localizados nos Estados Unidos.

Para investir em REITs você precisa ter uma conta internacional, serviço que hoje é amplamente oferecido pelos bancos brasileiros, sobretudo os digitais.

A partir deste serviço, você pode acessar uma das Bolsas de Valores estadunidenses e fazer a compra da cota de um REIT.

Além de todos os benefícios atrelados, os REITs representam uma grande expansão e diversificação para quem quer fazer uma sólida renda imobiliária.

Leia mais:

Investidor de FIIs: 5 erros que te levam a perder dinheiro

Saiba como acompanhar os seus dividendos de forma efetiva

Sair da versão mobile