Recrutamento e seleção: 8 dicas para não errar na contratação

(Fonte: reprodução/Pexels)

(Fonte: reprodução/Pexels)

O processo de recrutamento e seleção é um dos mais importantes para uma empresa e, por isso, merece uma atenção especial.

Esse momento, que fica a cargo do setor de RH das empresas ou de uma empresa especializada terceirizada, define a contratação de novos funcionários, que serão responsáveis por importantes cargos na organização. 

É importante dizer que cada colaborador tem uma importância ímpar dentro de uma empresa, sendo parte importante de um corpo único, cheio de engrenagens e mecanismo que só funcionam em conjunto.

Por tudo isso, saber como fazer um processo de recrutamento e seleção assertivo é vital. Isso é possível a partir do entendimento da real importância do processo e do seu funcionamento.

Qual a importância do recrutamento e seleção para as empresas?

Um processo de recrutamento e seleção bem feito resultará na contratação de funcionários ideais para determinada empresa. 

Além disso, as reais necessidades e cargos a serem preenchidos serão melhor entendidos, o que diminui o retrabalho e futuras demissões.

Inclusive, contratar e demitir funcionários são processos que custam dinheiro e tempo. Portanto, o ideal é contratar pessoas certas, para os cargos e momentos certos, a fim de que permaneçam na empresa por muito tempo.

Por fim, vale destacar que escolher colaboradores ideais melhora os processos da empresa. Afinal, são os funcionários que fazem as organizações funcionarem de fato.

8 dicas para não errar mais no recrutamento e seleção de pessoas

Para ajudar empresários e/ou pessoas que estão estudando sobre o assunto, preparamos 8 dicas de ouro para não errar em recrutamentos e seleções.

Veja a seguir!

1. Defina que cargo deve ser preenchido, suas atribuições e o perfil esperado para a vaga

Antes de sair à procura de novos funcionários, é preciso saber qual é a carência da empresa e que tipo de pessoa pode desempenhar os papéis em falta.

Faça um mapeamento dos cargos disponíveis e tenha em mente as habilidades necessárias para desempenhá-los. A partir disso, alimente a equipe de RH com essas informações, que serão usadas na seleção.

2. Planeje bem o recrutamento e seleção

A contratação de funcionários exige um processo de recrutamento e seleção organizado.

Portanto, não negligencie a presença de uma equipe de Recursos Humanos na sua empresa, seja ela contratada ou efetiva da organização.

Esses profissionais são especializados em planejar e executar processos do tipo. Além disso, eles também são responsáveis por acompanhar os novos funcionários no dia-a-dia da empresa.

3. Descreva a vaga detalhadamente

Exija que os responsáveis pelo processo de recrutamento e seleção escrevam um anúncio detalhado da(s) vaga(s) ofertada(s).

Nesses anúncios devem ter as seguintes informações:

Além de organizado e bem direcionado, o processo precisa também ser transparente. Só assim, pessoas realmente interessadas e aptas aos cargos serão selecionadas.

4. Faça um mapeamento de possíveis candidatos

Hoje em dia existem várias formas de fazer rastreamentos de possíveis candidatos antes mesmo que o processo de recrutamento e seleção comece de fato.

Isso pode ser feito com o cruzamento de informações de redes sociais dedicadas ao meio profissional, como o Linkedin.

Além disso, informações publicadas pelos profissionais em outros processos seletivos, e que estejam em bancos de dados públicos, também podem ser usadas.

Dessa forma, pessoas qualificadas para os cargos ofertados podem ser abordadas pela empresa para que participem das fases finais do processo seletivo. Isso economiza tempo e dinheiro, além de dinamizar o processo.

5. Considere as indicações

Em um passado não muito distante as empresas se utilizavam quase que completamente de indicações de colaboradores para contratar novos funcionários.

Essa prática pode parecer arcaica, mas se incluída corretamente no processo de contratação de funcionários pode funcionar muito bem.

Afinal, pessoas indicadas por funcionários de confiança podem ter características iguais às do colaborador, pelo menos no que diz respeito ao comportamento.

Isso já conta como algo positivo e pode adiantar outras etapas do passo a passo de recrutamento e seleção.

6. Planeje bem os pontos de contato com o candidato

Para extrair informações relevantes dos candidatos aos cargos oferecidos, é necessário deixá-los à vontade. Isso deve ser feito durante a entrevista e também por meio da realização de dinâmicas de grupo.

Na entrevista, ao invés de um show de perguntas e respostas, crie um bom diálogo, envolvendo pontos de interesse do candidato, como o seu time de coração ou a sua cidade de origem, por exemplo.

Já na realização de dinâmicas, busque realizar um processo leve e descontraído, mas sem perder o foco. 

Com essas práticas, as reais intenções, desejos e até habilidades dos candidatos serão melhor conhecidas.

7. Lembre-se da imagem da empresa durante o processo

Durante a criação e execução do processo de recrutamento e seleção, não se esqueça de manter a imagem da sua empresa sempre em primeiro plano.

Tenha em mente que a cultura organizacional da empresa é a guia para todos os processos internos. Com isso, o funcionário que será contratado precisa aceitar as ideias da organização, “vestindo a camisa” do seu negócio.

Por outro lado, trabalhe para que a sua empresa tenha uma boa reputação no mundo corporativo, sobretudo no respeito aos funcionários. Assim, você estará atraindo os melhores candidatos para os seus processos seletivos.

8. Use e abuse da tecnologia

Os melhores processos de recrutamento e seleção da atualidade têm na tecnologia o seu braço forte, seja por meio da internet ou de softwares dedicados.

As redes sociais, inclusive, possuem papel decisivo na escolha de bons funcionários. Nelas constam informações pessoais, comportamentais e relacionais da pessoa.

Existem também sites dedicados e os famosos programas de RH para computadores. Essas ferramentas podem ser usadas não apenas em processos atuais, mas também na construção de um rico banco de dados que pode ser utilizado em processos futuros.

Leia mais:

Home Office: como ser eficiente nessa modalidade de trabalho?

Caixa inaugura quatro novas unidades bancárias até domingo (19/06)

Sair da versão mobile