Real Madrid e FC Barcelona detêm as marcas mais valiosas do futebol mundial

Os dois clubes mais valiosos do futebol mundial jogam na LaLiga, de acordo com o relatório 2020 Brand Finance Football. Pelo segundo ano consecutivo, o Real Madrid lidera o caminho como a marca de clubes de futebol mais valiosa do mundo, seguido – agora – de perto pelo FC Barcelona, ​​que ultrapassou o Manchester United e passou do terceiro na edição de 2019 para o segundo no ranking deste ano.

 

laliga-1

 

De acordo com este estudo da prestigiada empresa de consultoria Brand Finance, a marca do Real Madrid está avaliada em 1,419 bilhão de euros, com apenas 6 milhões de euros a mais que o FC Barcelona – atual segundo colocado, com 1,413 bilhão de euros. Em seguida, há uma queda considerável para o resto dos cinco primeiros, com Manchester United em terceiro lugar (1,315 bilhão), Liverpool em quarto lugar (1,226 bilhão) e Manchester City em quinto (1,124 bilhão).

Além de calcular o valor da marca, o relatório também avalia a força da mesma – atribuindo a cada clube de futebol uma pontuação de ‘Brand Strength Index’, até 100, com base em métricas como investimento em marketing, patrimônio das partes interessadas e desempenho dos negócios. Neste quesito, o Real Madrid também lidera com 94,9 pontos, enquanto o FC Barcelona chega novamente em segundo com 93,6 pontos.

Como disse Teresa de Lemus, diretora administrativa da Brand Finance Spain, sobre o relatório de 150 páginas: “Existem duas marcas espanholas do mundo do futebol que realmente fazem brilhar a marca espanhola em geral, e são Real Madrid e FC Barcelona, ​​as duas marcas mais valiosas e as mais fortes do setor em nível global. Não há dúvida de que o esporte espanhol é mais um motivo para os espanhóis se orgulharem”.

Não são apenas esses dois clubes que representam a Espanha e a LaLiga nas listas da Brand Finance e do valor de marca. No total, oito clubes da LaLiga Santander estão presentes: como Atlético de Madrid (13º), Sevilla FC (32º), Valencia CF (36º), Athletic Club (40º), Villarreal CF (44º) e Real Betis (50º). Os oito clubes da LaLiga entre os 50 melhores representam 20% do valor total do setor, totalizando 3,938 bilhões de euros.
Com exceção do Real Madrid, que permanece no topo da lista, cada clube da LaLiga – no top 50 de 2020 – subiu de posição em comparação com a de 2019, refletindo o crescimento rápido e contínuo da marca LaLiga em todo o mundo. Os esforços da LaLiga para trabalhar com seus clubes na digitalização e no crescimento internacional claramente ajudaram a impulsionar as marcas dos clubes.
De fato, a classificação média do Índice de Força da Marca 2020 dos clubes espanhóis (79,0/100) é mais alta do que a de qualquer outro país, incluindo França (75,1), Reino Unido (74,9), Itália (74,1) e Alemanha (73,2).
Para ter acesso ao ranking da Brand Finance Football Annual 2020, clique aqui !

Sobre a LaLiga

Fundada em 1984, a LaLiga é uma associação esportiva que compreende as 42 equipes que compõem a primeira e segunda divisão do futebol profissional em Espanha. LaLiga, com sede em Madrid, é responsável pela LaLiga Santander, LaLiga SmartBank e pela produção televisiva, que na temporada 2018/2019 chegou a mais de 2700 milhões de pessoas em todo o mundo. A associação também dispõe de uma fundação ativa e é a primeira liga de futebol profissional do mundo em possuir uma liga para jogadores com deficiência intelectual: LaLiga Genuine Santander.
Sair da versão mobile