RD Station firma compromisso 30/23 para aumento de mulheres em engenharia

mulher-engenheira

A RD Station, empresa de tecnologia líder no desenvolvimento de softwares voltados para o crescimento de médias e pequenas empresas, anuncia um compromisso público para a participação feminina em sua área de engenharia chegar a 30%.

Atualmente, a empresa possui 750 colaboradores, sendo que 48% são mulheres. Na área de engenharia, entretanto, as mulheres são 24% da equipe.

Este número vem crescendo ano a ano, partindo de apenas 4% em 2018, quando a empresa decidiu ter um olhar mais intencional sobre o tema, chegando a 17% em 2020 e atingindo 24% no final de 2021.

Mas a RD Station pretende promover um equilíbrio em todas as suas áreas internas e iniciará o projeto trazendo mais mulheres para a área de engenharia, responsável pelo desenvolvimento dos softwares RD Station Marketing e RD Station CRM.

Entre as estratégias definidas para cumprir com a iniciativa estão:

Implementação do programa Hello, World! (Olá, Mundo!) com foco na aceleração e capacitação de mulheres desenvolvedoras no início da carreira. Serão de 4 a 10 vagas por semestre.

Aproximação e parcerias com instituições que desenvolvem mulheres programadoras, começando com a Technovation e ampliando para outras no decorrer do ano;Abertura de vagas específicas para mulheres dentro da área de Engenharia em todos os níveis hierárquicos. As primeiras já estão abertas:

Engenheira de Software – Backend

Coordenadora de Engenharia de Software

“A alta demanda por profissionais em tecnologia no mercado faz com que muitas empresas se movimentem para formar pessoas na área. Porém a representatividade de mulheres no setor ainda é baixa e a maioria das profissionais estão em transição e/ou início de carreira, por isso a importância de iniciativas que acelerem o desenvolvimento dessas devs, como o Hello, World! É uma oportunidade de olhar intencionalmente para a diversidade”, diz Gabriela Baptista, Head de Diversidade e Inclusão na RD Station.

No Hello, World!, as profissionais selecionadas terão, ao longo de 6 meses, acesso a mentorias e cursos para aperfeiçoamento técnico e início da jornada em desenvolvimento de software.

Além disso, vão conduzir um projeto junto com a liderança da área e terão encontros para aprimoramento de soft skills, como inteligência emocional, comunicação adaptativa, autogestão e carreira, baseados nos programas e temas que já existem para RDoers.

De acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), a participação das mulheres no mercado de tecnologia cresceu 60% nos últimos cinco anos. Apesar disso, há um longo caminho a ser percorrido para a inclusão das profissionais nesse setor.

“Fomos de 17% de mulheres em dezembro de 2020 para 24% em dezembro de 2021, mas queremos ir além. Pensando em longo prazo e na escassez de profissionais na área de engenharia, estamos investindo na formação dessas colaboradoras para prepará-las para competir com profissionais sênior e contribuir com a representatividade feminina. Nosso objetivo é atrair mais mulheres para a área de tecnologia e posicionar a RD como uma das melhores empresas para elas trabalharem”, complementa Gabriela.

A RD Station foi considerada a terceira melhor empresa para mulheres trabalharem no GPTW 2021.

De modo geral, durante todo o ano, a RD Station irá concentrar esforços em programas de formação de qualidade focados em diversidade como um todo, além do trabalho para conscientização e educação do time e recrutamento inclusivo.

“A RD acredita que o talento e alinhamento cultural estão acima da experiência profissional. Consideramos que o conhecimento compartilhado é fundamental para a construção de um time com diferentes vivências e níveis de conhecimento, reforçando o que a empresa valoriza enquanto cultura”, afirma Anderson Nielson, Diretor de Talentos na RD Station.

Sobre a RD Station

A RD Station é líder no desenvolvimento de software (SaaS) voltado para o crescimento de médias e pequenas empresas. Sua plataforma de automação de marketing e vendas é líder no Brasil e soma 35.000 clientes em mais de 40 países.

Possui uma divisão de conteúdo, mídia e educação para clientes e parceiros, em que estão os sites Resultados Digitais e Agência de Resultados, e 750 funcionários em toda a América Latina.

Sair da versão mobile