Quer ver a Copa do Mundo no Catar? Saiba como “driblar” os preços altos

A cada quatro anos, acontece um dos mais importantes eventos esportivos do planeta: a Copa do Mundo de Futebol. A edição de 2022 será realizada no Catar, país do Oriente Médio, e muita gente tem sonhado em ver de perto as maiores seleções jogarem, além de aproveitar para “turistar” e conhecer um pouco da cultura árabe.

Com a inflação em alta e a proximidade do evento, que começa em novembro, este parece ser um sonho distante. Porém, ainda é possível concretizar esse desejo com planejamento e utilizando algumas estratégias de economia para driblar os preços altos.

Uma das maiores preocupações nesse sentido são as passagens aéreas que, no Brasil, ficaram cerca de 123% mais caras em 12 meses, até junho deste ano, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Pandemia, alta no preço do combustível da aviação, inflação, por exemplo, são alguns dos fatores que estão afetando o valor dos bilhetes.

Por isso, é importante buscar alguns recursos que ajudam a deixar os gastos mais acessíveis, como as milhas aéreas. Independentemente de ter ou não milhas acumuladas, é possível se beneficiar delas desde agora. Afinal, elas podem ser usadas (e acumuladas) além da viagem.

Primeiro, é importante conferir se já tem milhas em alguma companhia aérea. Se sim, a troca por passagem é apenas um recurso em que elas podem ser usadas. Afinal, as milhas também podem ser utilizadas para reserva de hotéis, pacotes e até mesmo vendidas.

Rafael Palácio, especialista no assunto e gerente de negócios da MaxMilhas, explica que se deve pesquisar o preço da passagem sem milhas e calcular o valor da venda destas.

“No site da MaxMilhas, primeiro marketplace de venda de passagens aéreas com milhas de terceiros, é possível simular uma cotação e calcular o valor médio da venda. Caso este seja maior que o da passagem aérea, a melhor opção é vender as milhas e ficar com o dinheiro. Assim, é possível comprar a passagem e ainda sobrar para outros investimentos na viagem, como adquirir os ingressos para os jogos, hospedagem, passeios, alimentação e seguro”, destaca Palácio.

A venda das milhas também auxilia nos casos em que o viajante encontra bilhetes em promoção em uma companhia diferente daquela em que tem milhas acumuladas.

CARTÃO DE CRÉDITO COMO ALIADO

Os próprios gastos da viagem podem virar milhas aéreas, uma vez que existe promoções que oferecem bônus na transferência de pontos do cartão de crédito para milhas em programas de fidelidade das companhias.

O consumidor pode concentrar os gastos antes e durante a viagem no cartão de crédito e transformá-los em pontos. Depois de convertidos em milhas, há a opção de vender e assim recuperar parte dos custos da viagem.

Há cartões que acumulam pontos automaticamente por valor gasto, além de terem parceria com lojas que oferecem pontos extras na compra de produtos. Sabendo aproveitar essas oportunidades, fica mais fácil acumular pontos, que podem ser transformados em milhas, gerando renda extra.

Uma dica valiosa, segundo Rafael Palácio é concentrar todos os gastos da rotina e também da viagem no cartão de crédito para gerar pontos, transformá-los em milhas e vendê-las posteriormente na MaxMilhas.

“Usando com planejamento e controle, o cartão de crédito pode ser um aliado importante em uma viagem para ver a Copa do Mundo de perto”, diz.

COMO COMPRAR PASSAGENS MAIS BARATAS 

Além de utilizar as milhas com inteligência, há estratégias que podem ajudar a economizar ao adquirir serviços de viagem, especialmente passagens. Segundo Rafael Palácio, planejamento e flexibilidade são fatores essenciais.

“Períodos com demanda superior à oferta de voos fazem a passagem ficar mais cara. Nesses casos, o ideal é comprar os bilhetes com antecedência, buscar horários de voos que são menos procurados ou tentar viajar um dia antes do início e um dia depois do término dos dias de maior fluxo, que costumam ser finais de semana ou feriados”, diz o gerente de negócios.

Ainda segundo Rafael Palácio, é importante fazer pesquisas em sites de viagens confiáveis e observar como está o mercado.

“Na MaxMilhas, além de encontrar passagens aéreas com desconto o ano inteiro, também mostramos os preços que estão sendo praticados pelas companhias. Assim, o consumidor pode comparar e comprar o voo que estiver mais em conta”, ressalta.

Por fim, é preciso ter em mente que nem sempre a passagem mais barata será a melhor. Isso porque, em voos internacionais, por exemplo, pode haver conexões muito longas. Além disso, voos mais baratos costumam não incluir despacho de bagagem.

Então, o viajante deve verificar se a tarifa que já possui a mala incluída é mais barata do a taxa para adicionar a mala posteriormente.

“Geralmente, o despacho de bagagens fica mais em conta quando comprado com antecedência pelo site ou aplicativo da companhia aérea. Se deixado para última hora, como no momento do check-in no balcão da companhia, essa taxa pode até dobrar de preço”, destaca Rafael Palácio.

Agora, já estamos a pouco menos de quatro meses da Copa do Mundo. Os viajantes e amantes de futebol precisam ter em mente que o ideal é começar a se planejar o quanto antes para participar de um evento de grande porte como este.

SOBRE A MAXMILHAS

A MaxMilhas é uma plataforma pioneira de pesquisa, comparação e compra de passagens aéreas mais econômicas, que oferece combinações inteligentes de tarifas, entre elas, passagens emitidas com milhas de pessoas cadastradas no site.

Em 2021, ainda na superação da pandemia da Covid-19, lançou novos produtos: pacotes exclusivos de viagens e reserva de hotéis no mundo todo com descontos.

Criada em 2013, em Belo Horizonte (MG), revolucionou o mercado de viagens sendo o primeiro marketplace de passagens aéreas com milhas para o consumidor final e já ultrapassou a marca de 7 milhões de viagens realizadas.

Ao longo de sua trajetória, a travel tech integrou o programa da Endeavor (2017), foi eleita Startup do Ano pelo Startup Awards (2017), entrou no ranking das revistas Época Negócios e PEGN das “100 Startups Brasileiras para Ficar de Olho” (2018), conquistou o Prêmio E-Commerce Brasil de Inovação (2018) e foi escolhida, em 2021, pela 4ª vez consecutiva, uma das melhores empresas para se trabalhar em Minas Gerais, seguindo no top 10 do ranking regional do GPTW. A empresa também integra o ranking nacional do GPTW de melhores empresas de Tecnologia para se trabalhar, além do ranking de Hotelaria e Turismo.

Sair da versão mobile