Qual o valor mínimo para investir em Bitcoin e outras criptomoedas?

(Fonte: reprodução/Pexels)

(Fonte: reprodução/Pexels)

É de conhecimento geral que o Bitcoin e algumas outras criptomoedas alcançaram grande valorização, chegando a valer centenas de milhares de reais.

Nesse sentido, muitos investidores têm dúvidas sobre qual o valor mínimo para investir em Bitcoin e outras criptomoedas. Afinal, não é todo mundo que tem muito dinheiro para comprar um Bitcoin “inteiro”, por exemplo.

Felizmente, é sim possível comprar frações de uma criptomoeda hipervalorizada ou até investir em ativos menores.

Como investir em Bitcoin e outras moedas digitais? 

Quem está procurando saber qual o valor mínimo para investir em Bitcoin e outras criptomoedas, certamente também procura boas maneiras de fazer o investimento.

Atualmente, existem três principais formas de comprar criptomoedas. São elas:

Para comprar criptomoedas diretamente com uma exchange ou com outra pessoa, no sistema P2P, você deve criar uma conta em uma corretora de criptomoedas.

Existem diversas plataformas seguras onde você não correrá o risco de ter o seu dinheiro roubado ou de cair em golpes aplicados por criminosos que usam o P2P.

Entretanto, se você quiser investir em fundos de investimento em criptomoedas, pode fazer isso através de uma corretora da Bolsa de Valores tradicional.

Hoje em dia as principais corretoras do mercado já oferecem fundos de cripto para os seus investidores.

Qual o valor mínimo para investir em Bitcoin? 

No geral, não há um valor mínimo para investir em Bitcoin. Porém, existem alguns entraves que mudam um pouco esse cenário.

Acontece que o Bitcoin, assim como quase todas as outras criptomoedas, é dividido em pequenas partes, chamadas de satoshi. Através dessas pequenas frações os investidores podem comprar Bitcoin e aproveitar as suas oscilações para lucrar.

Todavia, como citamos no tópico anterior, basicamente é necessário ter uma conta numa exchange ou numa corretora de valores para poder comprar criptoativos, e é aí que se encontra o problema.

Isso porque essas plataformas exigem que o investidor deposite um valor mínimo para começar a operar. A maioria das exchanges, por exemplo, têm valor mínimo de R$ 50,00.

Por outro lado, as corretoras de valores que vendem fundos de investimento em criptomoedas determinam preços para esses pacotes e os oferecem aos seus clientes.

Assim, caso você deseje saber qual o valor mínimo para investir em Bitcoin e outras criptomoedas, o ideal é consultar os termos da plataforma escolhida para as negociações, uma vez que essa informação é gerenciada pelas corretoras comuns e de criptomoedas.

Vale a pena investir pouco em Bitcoin? 

Sim, vale a pena investir pouco em Bitcoin, pois esse não é o ponto chave para obter lucro com esses ativos digitais.

Para ilustrar melhor essa situação, digamos que um investidor que tem mais recursos compra um Bitcoin inteiro e um outro investidor faz um aporte de apenas R$ 2 mil.

Se ambos os investidores permanecerem com a sua posição em Bitcoin ativa durante determinado período em que a moeda valorize 15%, por exemplo, ambos terão lucro de 15%, observadas as devidas proporções.

Portanto, em suma é possível dizer que você pode investir o quanto quiser, mas deve entender que o seu lucro irá acompanhar o montante do seu aporte, assim como os possíveis prejuízos também.

Tome cuidado com as pirâmides de criptomoedas

Por fim, queremos citar um assunto muito sério, já que você quer saber qual o valor mínimo para investir em Bitcoin e outras criptomoedas. Estamos falando das famigeradas pirâmides de criptomoedas.

Possivelmente você já conhece o sistema de pirâmides financeiras, mas nós vamos refrescar a sua memória.

Em resumo, criminosos apresentam uma “empresa” em que as pessoas podem fazer um investimento para ter lucro. Enquanto novas pessoas vão entrando nessa suposta empresa, os seus investimentos servem para pagar os lucros prometidos aos participantes mais antigos e assim sucessivamente.

Entretanto, quando o inevitável colapso da organização criminosa acontece, os investidores precisam amargar o prejuízo, pois sem o investimento de novos participantes não há pagamento para os antigos.

Esse tipo de golpe tem sido bastante aplicado no mundo das criptomoedas, devido aos altos lucros que elas podem gerar.

Por tudo isso, fique bastante atento e não invista o seu dinheiro em promessas mirabolantes. Foque nos métodos seguros e consolidados para esse tipo de investimento.

Leia mais:

16 plataformas para compra e venda de bitcoin

Qual a diferença entre investir em ações e criptomoedas

Vale a pena ter conta em vários bancos?

Sair da versão mobile