PROTESTE ensina como limpar o celular para se proteger do coronavírus

pesquisa-social-commerce

Nesta quinta-feira, 19, a PROTESTE, Associação de Consumidores, dá algumas dicas de como limpar o celular para se proteger do coronavírus.

Com a pandemia do novo coronavírus (Sars-Cov-2), os celulares podem ser uma porta de entrada para a doença, uma vez que estudos já provaram que um smartphone pode ser mais sujo do que um vaso sanitário.

E uma das principais formas de se prevenir da nova infecção que alarma todo o mundo é a higiene. Por isso, a PROTESTE alerta sobre a importância de saber como limpar o celular.

“Há vários artigos falando que o smartphone pode ser mais sujo do que um vaso sanitário. Ou seja, de nada adianta você higienizar as suas mãos e, logo em seguida, colocá-la no celular. Afinal, são raras as pessoas que têm o hábito de higienizar o aparelho. Isso já é bem perigoso por conta dos diversos tipos de microorganismos que se acumulam, como bactérias, vírus e fungos. E é especialmente mais preocupante agora, com o coronavírus”, diz Thiago Porto, pesquisador da PROTESTE.

Por isso, a PROTESTE preparou algumas dicas sobre como o consumidor pode deixar o celular limpo e desinfetado:

· Primeiro de tudo: o celular deve estar desligado e fora do carregador;
· Umedeça um pano, sem encharcar, com Álcool Isopropílico 70, que é o mais indicado para a limpeza de aparelhos eletrônicos. Além de limpar, ele ainda desinfeta o seu celular;
· Passe o pano com álcool nas partes frontal e traseira do aparelho, sem fazer muita pressão;
· Evite de passar em pontos de contato metálicos, como as entradas do carregador e do fone de ouvido;
· Espere secar naturalmente;
· Caso use uma capa protetora, é fundamental fazer a limpeza nela, também. As de plástico ou silicone, que são as mais comuns, podem ser lavadas normalmente com água e sabão.

As próprias fabricantes de celulares estão atentas à ameaça do coronavírus.

Apple e Samsung emitiram comunicados orientando seus consumidores sobre como higienizar os aparelhos. Ambas também indicam o álcool isopropílico para a limpeza dos dispositivos. E a Apple contraindicou o uso de álcool gel para essa finalidade.

O que é o coronavírus?

É o nome de uma família de vírus com uma estrutura em formato de coroa.

Conhecidos desde 1960, eles causam infecções respiratórias e foram responsáveis por outras doenças que já apavoraram o mundo, como Síndrome Respiratória Aguda Grave (Sars) e a Síndrome Respiratória do Oriente Médio (Mers).

O novo surto, que causa a doença Covid-19, teve início no final de dezembro de 2019. De lá para cá, o vírus já se espalhou por mais de 100 países, causando mais de 130 mil infecções e quase 5 mil mortes.

Como é a transmissão do coronavírus?

A contaminação pode ser feita pelo ar ou pelo contato pessoal com gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro ou até mesmo com o toque ou aperto de mão com a pessoa infectada.

A transmissão também pode ser feita por meio do contato com objetos ou superfícies contaminados, seguidos de contato com a boca, nariz ou olhos. Qualquer pessoa que tenha contato próximo — cerca de 1m — com alguém com sintomas respiratórios corre riscos de infecção.

Quais são os sintomas?

Mais comuns

· Tosse (seca ou com secreção);
· Febre acima de 37ºC;
· Cansaço.

Outros possíveis sintomas

· Dores no corpo;
· Congestionamento nasal;
· Dor de garganta;
· Diarreia.

Mais graves

· Dificuldade respiratória aguda;
· Insuficiência renal.

Como se prevenir?

Reforçar dos hábitos de higiene é a melhor forma de se prevenir da infecção pelo novo coronavírus. É importante lavar as mãos frequentemente com água e sabonete, por pelo menos 20 segundos.

E se não for possível fazer isso, dependendo do local onde você estiver, ande sempre com um “álcool gel” no bolso e passe nas mãos com frequência.

Veja outras formas de se prevenir:

· Evite tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;
· Evite contato próximo com pessoas doentes;
· Cubra a boca e o nariz com um lenço de papel ao tossir ou espirrar. E jogue o material no lixo logo em seguida;
· Limpe e desinfete com frequência os objetos e superfícies com os quais você tem mais contato. E é aqui que entra o seu aparelho celular
· Caso esteja doente, a recomendação é ficar em casa.

Sair da versão mobile