Procon e Naturgy assinam acordo de cooperação para combate a irregularidades em postos de combustíveis

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Foto: Divulgação Presidente da Naturgy, Katia Repsold, e presidente do Procon-RJ, Cássio Coelho, assinam acordo de cooperação para combater irregularidades em postos de combustíveis

O Procon e a Naturgy, distribuidora de gás natural do estado do Rio de Janeiro, assinaram na última sexta-feira (10), um acordo de cooperação para operações com foco na segurança, na fiscalização e no combate a irregularidades em postos de combustíveis.

A solenidade aconteceu no Palácio Guanabara e contou com a presença da presidente da Naturgy, Katia Repsold; diretores da empresa; o secretário de Desenvolvimento Econômico e presidente do Procon-RJ, Cássio Coelho; o secretário da Casa Civil, Nicola Miccione; além do desembargador Werson Rego e os diretores de Fiscalização, do Jurídico e do Atendimento do Procon.

Além de lesar clientes, estado e distribuidora de gás, irregularidades em postos representam uma ameaça à segurança de funcionários, clientes e de todo o entorno do estabelecimento em decorrência do manuseio indevido dos combustíveis como, por exemplo, o gás natural e de suas instalações.

O secretário e presidente do Procon-RJ, Cássio Coelho, agradeceu a parceria formalizada entre o órgão de defesa do consumidor e a Naturgy e destacou que todos ganham com iniciativas como essa.

“A cooperação formalizada hoje entre o Procon e a Naturgy para combater irregularidades nos postos de combustíveis traz ganhos para o estado, para a iniciativa privada e para a sociedade como um todo”, comentou. Coelho também agradeceu à empresa a doação de um equipamento ao Procon que irá ajudar no monitoramento das irregularidades nos postos.

Já o secretário da Casa Civil, Nicola Miccione, parabenizou a iniciativa do Procon e reforçou que parcerias do estado com a iniciativa privada são fundamentais para o desenvolvimento do Rio de Janeiro.

A presidente da Naturgy, Katia Repsold, ressaltou a importância do trabalho conjunto em parceria com o Procon em prol da sociedade: “Ganha o estado e, principalmente, o consumidor, com a melhoria contínua da prestação de serviços, com segurança e qualidade para o cliente final”.

Apenas em 2021, só a Naturgy contabilizou uma perda de mais de 131 milhões de metros cúbicos de gás. Um prejuízo correspondente a mais de R$ 222 milhões.

Este ano, o prejuízo já passa de R$ 100 milhões. Além das perdas financeiras para a empresa, a situação impacta diretamente nas tarifas praticadas para o consumidor e também em prejuízos para o Estado, em função da sonegação de impostos pelos postos, prejudicando toda a sociedade.

O primeiro passo do acordo será dado no próximo dia 23, com a realização de um workshop destinado aos fiscais do Procon.

Na ocasião, a Naturgy fará uma demonstração prática da operacionalidade do sistema de gás natural, apontando os principais riscos relacionados a instalações e fornecimento em postos de combustíveis.

O objetivo é capacitar os participantes para atividades de fiscalização e de atendimento.

Acordo prevê atendimento expresso para clientes

O termo de cooperação firmado entre Naturgy e Procon prevê ainda a implementação do “Expressinho”, por meio do qual os clientes de gás natural contarão com um atendimento in loco, dentro do Procon, na Avenida Rio Branco 25, 5º andar, no Centro. Inicialmente, ele será realizado uma vez por semana.

No local, os consumidores poderão tratar suas solicitações com a mediação e a conciliação dos advogados do Procon, caso necessário.

Além do “Expressinho”, a Naturgy já é presença certa no próximo Mutirão de Negociação Financeira do Procon, que será realizado de forma presencial, entre os dias 25 e 29 de julho, das 10h às 16h.

Segundo o diretor de Serviços Compartidos da Naturgy, Mario Nevares, o objetivo é facilitar o pagamento de dívidas e evitar que o fornecimento de gás seja suspenso: “A participação da Naturgy em mutirões realizados pelo Procon é uma iniciativa de longa data e sempre com resultados bem-sucedidos”.

Vale destacar que a Companhia é a concessionária com o menor número de reclamações no Procon. São cerca de 148 atendimentos por ano, frente aos mais de 1 milhão de clientes de gás natural no estado do Rio.

Foto: Divulgação

Presidente da Naturgy, Katia Repsold, e presidente do Procon-RJ, Cássio Coelho, assinam acordo de cooperação para combater irregularidades em postos de combustíveis

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