Preço do etanol apresenta variação de até 39% nos postos da Região Sudeste, revela Ticket Log

Os postos da Região Sudeste registraram alta em todos os tipos de combustível em março, de acordo com o mais recente levantamento do Índice de Preços Ticket Log. A região também lidera com a maior alta do País para o etanol, que foi de 8%, com o litro vendido a R$ 3,137.

Mesmo com o cenário de aumento, a região compreende o Estado que apresenta o menor valor médio para o etanol: São Paulo, com média de R$ 2,80. A variação para o combustível chega a 39%, quando o valor é comparado ao menor preço encontrado na região, R$ 3,899, no Rio de Janeiro.

“Depois de meses de baixa, o preço dos combustíveis avançou em todo o Brasil, refletindo o impacto do aumento anunciado pela Petrobrás. O etanol registrou a maior variação, com média de 4,1%, mas, para os motoristas do Sudeste, pesou ainda mais no bolso. Lá, o litro passou de R$ 2,903 para R$ 3,137, em março”, destaca o Diretor-Geral de Frota e Soluções de Mobilidade da Edenred Brasil, Jean-Urbain Hubau (Jurb).

O levantamento revela ainda que a gasolina, o diesel comum e o diesel S10 registraram alta na casa dos 2%; já a variação do gás veicular natural (GNV) ficou abaixo de 1% em toda a região. No recorte por Estado, São Paulo concentra os menores valores para todos os tipos de combustível, com destaque para o etanol, comercializado a R$ 2,80, o menor preço médio de todo o território nacional. Já o Rio de Janeiro concentra as maiores médias do etanol e da gasolina, com o litro a R$ 3,899 e R$ 4,890, respectivamente.

Os motoristas de Min as Gerais pagaram pelo diesel S-10 e GNV mais caros da região, com o preço médio de R$ 3,630 e R$ 3,708, respectivamente. No Espírito Santo, o destaque é para a alta de 5,3% do etanol, comercializado a R$ 3,79, ante os R$ 3,599 de fevereiro.

No contexto nacional, março foi o primeiro mês a registrar aumento nos preços para todos os tipos de combustível. A gasolina, com o litro vendido em média a R$ 4,443, e o etanol, a R$ 3,559, apresentaram alta de 2,6% e 4%, respectivamente. O preço médio do gás veicular natural (GNV) aumentou em 1,6%, comercializado a R$ 3,307. Com o diesel e o diesel S-10, não foi diferente: aumento de 1,9% e 2%, respectivamente, nos postos de todo o País.

Na análise do primeiro trimestre, o preço médio da gasolina (R$ 4,385) ultrapassou o patamar de 2018, com alta de 2,2%. Já o litro do etanol apresentou variação abaixo de 1%, com média de R$ 3,476, ante os R$ 3,45 dos primeiros meses do ano passado.

Capitais – São Paulo e Rio de Janeiro

O levantamento de março revela que a zona sul do Rio continua a concentrar os preços mais elevados. A gasolina, por exemplo, alcançou o preço médio de R$ 5,07, ante os R$ 4,801 da zona norte. Já a região central destaca-se com o melhor preço médio para o GNV, R$ 3,036, ante os R$ 3,266 dos postos da zona sul.

Na capital paulista, os motoristas que abasteceram com gasolina nos postos da zona leste chegaram a pagar 4% mais barato pelo combustível, na comparação com as médias da zona oeste , onde o litro foi comercializado a R$ 4,245. A região também concentra o menor preço médio do etanol, vendido a R$ 2,807, ante os R$ 2,883 identificados na média dos postos do Grande ABC.

O IPTL é um índice mensal de preços de combustíveis levantados com base nos abastecimentos realizados nos 18 mil postos credenciados da Ticket Log, que traz grande índice de acerto, devido à quantidade de veículos administrados pela marca: 1 milhão ao todo, com uma média de oito transações por segundo. A Ticket Log, marca de gestão de frotas e soluções de mobilidade da Edenred Brasil, conta com 25 anos de experiência e se adapta às necessidades dos clientes, oferecendo soluções modernas e inovadoras, a fim de simplificar os processos diários.

Veja o comparativo por região:

etanol-comparativo-por-regiao

Veja o comparativo por estado:

Veja o comparativo do Rio de Janeiro:

Veja o comparativo de São Paulo

Sobre a Ticket Log

A Ticket Log atua no segmento de gestão de despesas corporativas no Brasil, por meio de gestão de abastecimento, manutenção e outras soluções integradas. Acumulando 25 anos de experiência, a Ticket Log se torna a marca mais completa do mercado nacional, entregando soluções em mobilidade para empresas de todos os tamanhos. Atualmente, conta com 27 mil empresas-clientes, administra 1 milhão de veículos em sua base de clientes e possui uma rede de mais de 36 mil comerciantes credenciados. Com o compromisso de transformar a maneira de gerir despesas e pensar a mobilidade de forma mais inteligente, a Ticket Log oferece soluções que atendem integralmente às diversas necessidades de empresas de todos os portes, oportunizando a modernização de seus negócios, a simplificação da rotina de trabalho e a sustentação dos resultados:

Ticket Car: destinado a empresas com necessidade de pagamento de combustível de forma ágil e fácil.

Ticket Fleet: destinado a empresas com necessidades especializadas de gestão de frotas.
A Ticket Log é parte do Grupo Edenred, líder mundial em soluções transacionais para empresas, empregados e comerciantes, que conta com mais de 2,6 milhões de cartões de abastecimento emitidos e cerca de 6 bilhões de litros de combustível administrados por suas soluções. O Grupo também integra as marcas Ticket, Repom, Accentiv’ e a Edenred Soluções Pré-Pagas, pioneiras nos segmentos de benefícios ao trabalhador, frota e soluções de mobilidade e incentivos e recompensas, que, juntas, corresponderam a mais de 2 bilhões de transações realizadas em 2016. Além disso, em 2017, foi ranqueada como uma das 500 Maiores Empresas do Sul, do Grupo Amanhã; Melhores e Maiores do Transporte em Automação e Informática, pela OTM Editora.

Sobre a Edenred

A Edenred é líder mundial em soluções transacionais para empresas, empregados e comerciantes. Disponíveis por meio de cartões, aplicativos móveis, plataformas on-line ou vouchers de papel, todas essas soluções significam maior poder de compra para empregados, gerenciamento de despesas otimizado para as empresas e negócios adicionais para os comerciantes credenciados.

A oferta de produtos da Edenred no Brasil é baseada em três linhas de negócios:

Benefícios ao Trabalhador (Ticket, com os produtos Ticket Restaurante, Ticket Alimentação, Ticket Transporte, Ticket Cultura, Ticket Plus, Presente Perfeito e DuoCard).
Frota e Soluções de Mobilidade (Ticket Log, com os produtos Ticket Car, Ticket Fleet e Ticket Cargo; Repom, com soluções de gestão de pagamento e recebimento de frete e pedágio).
Soluções complementares, incluindo pagamentos corporativos (Accentiv’, com serviços de premiação, incentivo e fidelização, rede de vantagens, tecnologia para programas de relacionamento, eventos, viagens e marketing direto; Edenred Soluções Pré-Pagas, com soluções para o varejo, corporativo, consumidor final, entre outros)
No Brasil, são mais de 130 mil empresas-clientes, mais de 7 milhões de usuários e mais de 330 mil estabelecimentos credenciados, além de contar com 1.8 milhão de estabelecimentos credenciados à rede Mastercard no segmento de frete. Em 2017, conquistou o prêmio As 100+ Inovadoras no Uso de TI, da IT Mídia na categoria Serviços Financeiros, além do Valor Inovação, promovido pelo jornal Valor Econômico.

O Grupo Edenred reúne uma rede de relacionamentos única, com 47 milhões de empregados, 830 mil empresas e instituições públicas e 1,7 milhão de comerciantes credenciados.

Registrada na Bolsa de Valores de Paris, a Edenred está presente em 45 países e conta com cerca de 8,5 mil colaboradores. Em 2018, o Grupo administrou cerca de € 28,1 bilhões em transações, das quais 78% foram feitas via cartões, dispositivos móveis ou internet.

As logomarcas e outras marcas comerciais mencionadas e apresentadas neste texto são marcas registradas da Edenred S.A., de suas subsidiárias ou terceiras. Não podem ser usadas para fins comerciais sem autorização prévia e por escrito de seus proprietários.

Sair da versão mobile