No dia 14 de novembro, a partir das 9 horas, a Potencia Ventures, grupo global pioneiro em investimento de impacto, promove um evento para gerar conexões entre as empresas investidas e apoiadas pelo grupo, além do setor de startups e empreendedorismo. O encontro, que ocorre no Google for Startups, em São Paulo, conta com uma programação exclusiva, que inclui sessões de networking, dinâmicas de pitch, almoço e coquetel.
Estarão presentes as startups apoiadas no Potencia UP, as investidas da Potencia no Brasil, fundos de investimento tradicionais e de impacto, além de representantes de aceleradoras.
Na ocasião, a Potencia Ventures irá reunir as startups participantes do projeto Potencia Up, primeiro programa de Venture Capital afirmativo para empreendedores diversos como mulheres, pessoas negras, da comunidade LGBTQIA+, pessoas com deficiência, periféricas ou 60+.
No final de 2022, o programa selecionou 20 startups de impacto nos setores de educação (Edtechs) e empregabilidade (HRTechs), foco da tese de investimento da Potencia Ventures. Ao longo de 2023, as empresas estão acessando benefícios, mentorias e trocas de experiências com empreendedores, investidores e executivos. Até o final do programa, o grupo elegerá 5 delas para investimento de cheques a partir de 100 mil dólares, a depender da necessidade da startup.
Segundo Itali Collini, Diretora da Potencia Ventures, a ideia do projeto é consolidar uma comunidade de troca e aprendizado, que será ainda mais intensificada ao longo do evento. “A Potencia Ventures é especialista em investimento de impacto social e pioneira com o programa para deal flow com fundadores diversos. Então, queremos dividir toda a nossa experiência com os empreendedores e investidores que estão fazendo a diferença na sociedade, para estimular novos aprendizados e conexões que permitam que prosperem ainda mais ao longo de 2024”, afirma.
Potencia Venture
Fundada em 2002 por Kelly Michel, a Potencia Ventures é um grupo global pioneiro em investimento de impacto que investe em fundos de Venture Capital e startups early stage. Em 2005, a Potencia financiou a primeira aceleradora de impacto do Brasil, a Artemisia, em que Kelly foi co-fundadora e permaneceu na operação até 2010. Em 2009, a Potencia também catalisou o primeiro fundo de venture capital de impacto brasileiro, a Vox Capital, no qual Kelly também operou nos primeiros anos como co-fundadora.
Com enfoque em modelos de negócios que melhoram a vida de pessoas de baixa renda, a Potencia Ventures trabalha nos Estados Unidos e mercados emergentes da América Latina e Índia, identificando, executando e gerenciando investimentos nos setores de educação e empregabilidade. O grupo já conta com mais de 30 investimentos em empresas de capital de risco e mais de 20 startups de impacto em seu portfólio.