Podcasts tornam-se novos aliados da Comunicação Corporativa

O consumo de conteúdo por meio de podcast cresceu durante a pandemia e o modelo ganhou muitos entusiastas, entre produtores de conteúdo e público.

Entre os anos de 2019 e 2020, 7 milhões de brasileiros aderiram ao formato do conteúdo, o que colocou o país com o 5º no ranking de consumo de podcast no mundo.

Com um público tão assíduo, diversidade de temas e plataformas, o modelo agrada todos os estilos e traz cada vez mais novidades e conteúdo.

Atentas a esta nova tendência, muitas empresas e celebridades trabalham para garantir seu lugar ao sol e firmar-se como referência.

O produtor musical Eliezer Oliveira aponta que a procura pelo serviço de edição de conteúdo de podcast aumentou no Atman Audio Studio, em Campinas.

Eliezer afirma que podcasts são ferramentas muito poderosas de comunicação e que podem fortalecer posicionamentos das empresas junto aos funcionários, colaboradores e parceiros comerciais.

“O que notamos é que as empresas estão sentindo a necessidade de inovar a sua comunicação com seus funcionários, principalmente por conta do público da Geração Z (nascidos entre os anos de 2000 e 2010) que consome informações quase que unicamente por meio do celular, por serem avessos à leitura tradicional”, explica Eliezer.

O produtor aponta também que o departamento de Recursos Humanos das empresas pode estabelecer comunicação com os seus colaboradores para contar novidades, dar sugestões de boas práticas, fortalecer a cultura organizacional, fortalecer as medidas de compliance, reconhecer os melhores desempenhos, promover temas como inclusão social, responsabilidade socioambiental, prevenção de doenças físicas e mentais, entre outras assuntos importantes.

Cenário Brasil

Segundo pesquisa realizada pelo Ibope (Instituto Brasileiro Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística) em parceria com o Globo, 48% das pessoas que ouvem podcast o fazem enquanto estão realizando outras tarefas domésticas, 38% ouvem enquanto navegam na internet, 25%, usam o tempo no trânsito para ouvir seu podcast de preferência.

A frequência de acesso a plataformas de podcast também revela um percentual interessante, 43% dos ouvintes consomem o conteúdo de uma a três vezes por semana.

Processo Atman

“Aqui no Atman Audio Studio, nós ajudamos a empresa a definir o formato do programa de podcast de acordo com o seu propósito: informativo, networking, construção de autoridade, leads etc. É um trabalho que requer muito cuidado e curadoria para que o resultado agrade tanto nossos clientes quanto o público que eles desejam alcançar”, apontou o produtor

Segundo Eliezer, o cliente interessado em ter seu próprio PodCast pode gravar uma reunião por meio de uma plataforma de reunião (meet ou zoom), encaminhar o material gravado para o estúdio.

“Aqui fazemos a edição, tratamento e normatização em Loudness para as plataformas digitais, pois temos que garantir uma qualidade sonora do podcast, já que as pessoas os ouvem fazendo tarefas rotineiras do dia a dia”, completou.

Eliezer Oliveira

Eliezer Oliveira (Foto: Divulgação)

Eliezer Oliveira tem 25 anos de carreira e integrou bandas independentes dos mais diversos estilos, como hard rock, rock progressivo, MPB e black music. O produtor também trabalhou por sete anos com produção de áudio, tanto musical como para cinema.

Com formação em algumas das melhores escolas técnicas de áudio do Brasil, como a Escola de Música & Tecnologia, Academia Internacional de Cinema, Colégio de Aprendizagem Moderna (CAM), Instituto de Áudio e Vídeo (IAV), em 2021 inaugurou o Atman Audio Studio, local onde atua na produção de podcasts e obras com artistas de diversas vertentes musicais.

Sair da versão mobile