Pesquisa da ESPM mostra que humor e moda são os grandes atrativos do TIKTOK no Brasil

tiktok-

Um grupo de pesquisadores do Núcleo de Marketing e Consumer Insights da ESPM (NUMA) entrevistou jovens de 18 a 25 anos para entender quais os principais atrativos da rede social chinesa TikTok, uma das que mais crescem no Brasil e no mundo.

Entre os temas mais visualizados por essa audiência estão humor, para 13% dos participantes, moda, trends e memes, empatados em 7%.

“O entretenimento escapista é o tema mais procurado pelo público no TikTok”, diz Helder Haddad, professor e pesquisador do NUMA ESPM.

“Esse comportamento é bem evidente na geração Z, os nascidos entre os anos 2000 e 2009, que utiliza o aplicativo como fonte de informação, assistindo a vídeos de moda, trends – tendências de comportamento – memes e música”.

A variedade do que é postado e o conteúdo produzido foram mencionados como atrativos da rede para 85% e 82%, respectivamente.

Para 59% dos usuários, o algoritmo – sistema de reconhecimento de preferências do usuário – é um das maiores vantagens da rede, pois customiza com grande margem de acerto os interesses e as preferências de conteúdo.

O engajamento é maior entre as mulheres: 19% delas compartilham os posts e 18% curtem.

O Tik Tok é acessado diariamente por 62% dos respondentes. Outros 13% acessam a rede de cinco a seis vezes por semana.

Confira outros dados:

Público masculino

Conteúdo mais interessante

17% humor

9% trends

9% memes

Engajamento

30% só assistem aos vídeos

19% compartilham

18% curtem

5% comentam

3% postam

Público feminino

Conteúdo mais interessante

11% humor

9% moda

7% trends

6% curiosidades

6% memes

Engajamento

25% só assistem aos vídeos

20% curtem

19% compartilham

7% comentam

6% postam

Sair da versão mobile