Pesquisa aponta que GovTechs ganham espaço no Brasil com possibilidade de 1500 novas empresas

reforma-ministerial

A cada ano surgem mais startups no cenário brasileiro, buscando suprir necessidades de aplicação de tecnologias no mercado e também na sociedade. Foi pensando nesse último caso que houve a criação do selo GovTech.

Tais empresas, que atuam em setores do governo, apresentam uma perspectiva otimista para o mercado e estão ganhando mais espaço com o aumento da procura por parte de diversos gestores públicos.

Segundo o relatório lançado pelo BrazilLAB e pelo Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), que busca entender o cenário nacional para as GovTechs, existem 80 empresas consideradas mais relevantes, aquelas que atuam de maneira consistente para governos ou que agem em parceria com o setor público com maior frequência, e além disso, outras 1500 que teriam potencial para atuação no setor.

Dentre as mais relevantes está o Aprova Digital.

Criado em 2017 por Marco Antonio Zanatta, a ideia do Aprova Digital surgiu com o intuito de tornar digital, desburocratizar e, dessa maneira, acelerar os processos de licenciamento das prefeituras.

A plataforma oferece um processo digital do início ao fim, diminuindo em até 80% o tempo de aprovação de um projeto e está presente em mais de 22 cidades no país, dentre elas, a capital São Paulo, maior cidade da América Latina.

“Eu passei muito por situações complicadas quando trabalhava como arquiteto. Percebemos uma necessidade no serviço público e decidimos atacar com uma resposta inovadora e efetiva, os governos estão buscando se modernizar, e uma das principais questões a serem solucionadas é a desburocratização dos processos”, afirma Marco Zanatta.

O fundador do Aprova Digital ressalta que um dos grandes desafios da empresa é lidar com as diferentes realidades das cidades brasileiras e que esse fato é algo a ser pensado por empreendedores que buscam entrar no nicho das GovTechs.

“Ainda existe uma grande possibilidade de mercado para esses serviços (GovTechs). Acima de tudo é importante conhecer a realidade dos municípios do país, não adianta pensar em algo que só sirva para as capitais, tem que ser possibilidade para todos e acredito que é aí que está o verdadeiro desafio”, conclui Zanatta.

Sobre o Aprova Digital

Criado em 2017 por Marco Antonio Zanatta, o Aprova Digital é um sistema que tem como objetivo digitalizar os processos burocráticos das prefeituras do Brasil.

Presente em 23 municípios, a plataforma traz eficiência, transparência e rapidez a processos como: licenciamento de obras e reformas, licenciamento ambiental e abertura de empresas.

Sair da versão mobile