Pesquisa aponta que cerca de 3,8 milhões de clientes não tinham qualquer produto bancário antes do Nubank

Nubank-produto-bancario

Nubank-lanca- servico-de- emprestimo- pessoal-com-a missao-de- redefinir-o-uso-do-credito-no- Brasil

O Nubank, maior banco digital independente do mundo, inseriu cerca de 3,8 milhões de pessoas no sistema bancário, o que representa cerca de 11% dos clientes1.

É o que revelou um estudo terceirizado sobre os impactos sociais da fintech no Brasil no que diz respeito à educação, resiliência e conhecimento financeiro: 67%, aproximadamente de 23,4 milhões, afirmam que economizaram dinheiro com a ajuda de seus serviços.

Durante os oito anos de história do Nubank no mercado brasileiro, o nível de educação financeira cresceu: a porcentagem de clientes que avaliam suas habilidades financeiras como “altas” ou “muito altas” desde que se tornaram clientes Nubank aumentou de 15% para 36%; considerando o número da base quando a pesquisa foi realizada, são 12,6 milhões de pessoas.

O planejamento financeiro também teve mudanças positivas e, atualmente, 95% dos clientes têm metas financeiras; antes, esse número era de apenas 62%. Já 67% dos clientes confirmam que ganharam mais independência financeira usando os produtos do Nubank.

“A principal missão do Nubank é justamente combater as complexidades do sistema para devolver o controle financeiro de volta às pessoas. E o estudo mostra que temos tido sucesso em fazer isso, ajudando a melhorar a vida das pessoas com nossos serviços. E também demonstra que oferecer funcionalidades práticas e transparentes realmente transforma o dia-a-dia dos clientes”, afirma Cristina Junqueira, cofundadora do Nubank.

A transparência no relacionamento com o cliente faz a diferença: 80% acreditam que podem superar um desafio financeiro inesperado graças ao crédito ou à conta do Nubank.

Outros 77% acreditam que o Nubank terá um impacto positivo geral na saúde financeira dos brasileiros.

A pesquisa mostrou ainda que, entre as mulheres, o impacto social é ainda maior. Desde que se tornaram clientes do Nubank, o número de clientes com controle alto ou muito alto sobre suas vidas financeiras cresceu 24%.

Digitalização (bancária) dos PJs

A pesquisa também ouviu clientes PJ do banco digital e 70% deles afirmam que os serviços afetaram positivamente seus negócios.

Para esse público, que sentiu na pele a importância de se digitalizar nos últimos anos, em especial durante a pandemia, a maior vantagem de ser cliente da fintech é a facilidade de receber pagamentos de seus clientes.

Entre os PJs entrevistados, 85% afirmaram ainda que conseguiram manter suas finanças sob controle nos últimos 12 meses, a despeito de todos os desafios impostos pela Covid-19. 59% acreditam que conseguiram superar desafios graças ao relacionamento com o banco digital.

A pesquisa foi encomendada pelo Nubank e conduzida pela BSD Consulting, com cerca de 5.000 clientes pessoas física e jurídica no início de 2021, quando o Nubank registrou 35 milhões de clientes.

1 Número estimado com base no portfólio de 35 milhões de clientes do Nubank quando a pesquisa foi conduzida, no início de 2021.


O Nubank foi fundado em 2013 para libertar as pessoas de um sistema financeiro burocrático, lento e ineficiente.

Desde então, por meio de tecnologia inovadora e excelente atendimento ao cliente, a empresa vem redefinindo o relacionamento das pessoas com o dinheiro em toda a América Latina.

Com operações no Brasil, México e Colômbia, o Nubank é hoje o maior banco digital independente do mundo, reinventando a vida financeira de mais de 40 milhões de clientes.

O Nubank atingiu esse patamar ao oferecer um cartão de crédito sem anuidade, totalmente gerenciado por um aplicativo, hoje usado por cerca de 28 milhões de usuários, e uma conta digital, livre de tarifas, atualmente utilizada por cerca de 36 milhões de brasileiros.

O Nubank também oferece empréstimo pessoal transparente e descomplicado, um programa de benefícios com pontos que nunca expiram, uma conta para pequenas e médias empresas e seguro de vida.

Em 2020, a empresa anunciou a aquisição da corretora digital Easynvest, uma das primeiras corretoras a oferecer acesso online à Bolsa no Brasil, que possui mais de 1,6 milhão de clientes e R$ 26 bilhões de ativos sob custódia.

O Nubank, ao longo dos sete anos de sua história, levantou mais de US$ 2 bilhões com alguns dos investidores de tecnologia mais conhecidos do mundo, como Berkshire Hathaway, Sequoia, DST, Tencent, Tiger, Kaszek, Founders Fund, Dragoneer, TCV, Redpoint, Ribbit, GIC, Whale Rock, Invesco, QED e Capital Group.

O Nubank foi apontado em 2021 pela revista TIME como uma das 100 empresas mais influentes do mundo e pela CNBC como uma das mais disruptivas em seu negócio.

O banco digital também foi apontado pela revista Forbes como o melhor banco do Brasil – e um dos melhores do mundo – por três anos seguidos, em 2019, 2020 e 2021. Também foi reconhecido pela revista Fast Company como a empresa mais inovadora da América Latina e o “challenger bank” mais valioso pela CB Insights.

Hoje, o Nubank é uma empresa global, com escritórios em São Paulo (Brasil), Cidade do México (México), Buenos Aires (Argentina), Bogotá (Colômbia), Durham (Estados Unidos) e Berlim (Alemanha). Foi fundado em 2013 em São Paulo, pelo colombiano David Vélez, e tem como cofundadores a brasileira Cristina Junqueira e o americano Edward Wible.

Sair da versão mobile