Pela primeira vez, Bienal do Livro Rio tem visitas guiadas para deficientes visuais

bienal

A valorização da diversidade e da inclusão é uma das marcas da Bienal do Livro Rio nesta edição. Seguindo este lema, o festival está oferecendo um serviço gratuito de visita guiada para pessoas com deficiência visual. As inscrições estão abertas pelo site da Bienal (www.bienaldolivro.com.br/visita-guiada/).

As visitas ocorrem no espaço Pela estrada a fora, no pavilhão infantil, sempre pela manhã: às 9h, de segunda a sexta, e às 10h, aos sábados e domingos. Todas as sessões da programação oficial também têm, este ano, tradução em libras.

As atividades guiadas podem ocorrer em grupo ou individualmente. O visitante, acompanhado de um guia, será recebido na entrada do Pavilhão das Artes e irá percorrer o pavilhão infantil (de cor laranja) até chegar à floresta cenográfica do espaço, um grande livro de pop up que ganha vida com sons e iluminação.

O passeio tem duração de cerca de duas horas e, em todo o trajeto, os guias usam recursos de audiodescrição para permitir aos deficientes visuais a oportunidade de terem uma experiência sensorial dos ambientes da floresta, três tocas, que remetem a contos clássicos infantis, lendas e fábulas. Nesses espaços, os leitores terão contato com livros em braile.

As iniciativas de inclusão do evento, além da grande oferta de publicações com temas que auxiliam e geram debate, vêm agrando. A estudante Sara Marques, que é deficiente visual, veio de Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense do estado, com a amiga Letícia Drumond e o seu cão-guia Kajavu, um labrador preto. As estudantes estiveram na Bienal para visitar estandes de editoras que produzem materiais para cegos e aacompanhar algumas palestras, entre elas, a da escritora inglesa C.J. Tudor.

Leitora desde a infância, Sarah diz que deficiência visual não precisa ser um obstáculo para apreciar um bom livro.

“Muitas pessoas com deficiência visual gostam de ler. Hoje em dia, a tecnologia tem ajudado bastante. Por isso, se você tiver um celular, um computador, aproveite. Se houver bibliotecas com acessibilidade em sua cidade, procure esses lugares. Ler é sempre muito bom”, disse Sarah Marques.

Como chegar

Com todo o investimento feito na cidade por ocasião dos Jogos Olímpicos, o acesso ao Riocentro se tornou mais fácil e rápido, sobretudo por transporte público. O centro de exposições é atendido por duas estações do BRT: Riocentro e Olof Palme. Para quem for de carro, haverá estacionamento no local e vgas extras no condomínio Ilha Pura, que fica ao lado do Riocentro.

Por meio de parceria com o BRT, a Secretaria Municipal de Transportes, CET-Rio e a Metrô Rio, a Bienal do Livro Rio conta com um esquema especial de transporte para os fins de semana e uma linha extra do BRT. A linha 99 – Jardim Oceanico x Terminal Recreio (Via Bienal) Expresso – vai operar nos dias 31 de agosto e 1, 7, e 8 de setembro, de 9h30 às 22h45. Os visitantes deverão desembarcar na estação Olof Palme.

Estações atendidas pela linha Extra especial:

Terminal Jardim Oceânico/ Estação Barra Shopping/ Terminal Alvorada/ Estação Via Parque/ Estação Rio 2/ Estação Morro do Outeiro/ Estação Olof Palme (Bienal) /Terminal Recreio

Serviço

Local: Riocentro – Avenida Salvador Allende, 6555, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, RJ

Data: 30 de agosto a 08 de setembro de 2019

Dias da semana: 09 às 21h

Sexta-feira: 09h às 22h

Finais de semana: 10h às 22h

Valor: R$ 30,00 (inteira) R$ 15,00 (meia-entrada)

Compra online: http://www.bienaldolivro.com.br/

>> Entrada sem fila para qualquer dia do evento

Ponto de vendes no Solar de Botafogo (Rua General Polidoro, 180, em Botafogo): de terça a domingo, das 15h às 19h30.

Sair da versão mobile