O Payroll é um dos indicadores mais importantes da economia dos Estados Unidos, indicando basicamente como anda a força de trabalho no país.
Esse dado é bastante utilizado por investidores do mundo inteiro para guiar as suas movimentações no mercado financeiro de forma mais sólida.
Os tópicos a seguir explicam o que é, qual a importância, como utilizar e outros detalhes interessantes sobre o Payroll.
Se você já investe no mercado financeiro ou deseja iniciar nessa atividade, recomendamos que leia até o final!
O que é o Payroll e como ele funciona?
Conhecido oficialmente como Non-Farm Payroll, ou “folha de pagamento não-agrícola”, o Payroll indica como anda a criação de empregos nos EUA, sobretudo aqueles ligados direta ou indiretamente ao agronegócio do país.
Em linhas gerais, são indicados quantos empregos foram criados e quantos foram fechados, dando uma média geral.
Apesar de parecer restrito, esse indicador ganhou uma forte amplitude, servindo como um norte para investidores de grande peso dentro e fora dos Estados Unidos.
Qual a importância do Payroll para o mercado?
O Payroll basicamente indica se a economia norte-americana está acelerando ou desacelerando.
Em resumo, se houverem mais contratações do que demissões em determinado período, significa que a economia vai bem. Se o contrário acontecer, quer dizer que a economia dos EUA está estagnada ou recuando.
Além disso, esse indicador mostra ainda em maiores detalhes como andam as contratações em alguns setores específicos da economia.
Assim, os investidores do mercado financeiro podem definir com mais clareza onde investir o seu dinheiro ou quando fazer o investimento.
Onde e quando é divulgado o Payroll?
A divulgação do Payroll acontece na primeira sexta-feira de cada mês, às 8h30, no horário oficial de Washington D.C – EUA.
O anúncio é feito pelo Bureau of Labor Statistics (BLS), que é uma espécie de Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) norte-americano.
Para acompanhar a divulgação dos resultados, você pode fazer uma simples pesquisa na internet no período oportuno.
Principais indicadores do Payroll
O Payroll impacta diretamente o PIB dos EUA e, por isso, alguns outros indicadores menores estão indexados a ele. Veja quais:
- Ganho médio por hora trabalhada: autodescritivo, esse índice indica principalmente a capacidade das empresas em remunerar seus funcionários, o que é um forte demonstrativo de como anda a economia nas suas bases;
- Balança comercial: a média entre importações e exportações. O valor das exportações, cotado em dólares, deve sempre ser superior ao de importações;
- Taxa de desemprego: é o principal subíndice do Payroll, que indica, basicamente, quantas pessoas estão desocupadas no país e qual percentual da força de trabalho elas representam.
Como interpretar o Payroll
De antemão, vale destacar que para interpretar o Payroll corretamente você precisa ter em mãos relatórios de pelo menos 3 meses consecutivos.
Com eles em mãos, devem ser observados os indicadores menores, em especial a taxa de desemprego.
Em suma, se o desemprego caiu na média trimestral, quer dizer que a economia estadunidense está aquecida.
Por fim, é válido buscar informações sobre quais setores da economia estão gerando mais empregos para poder investir neles.
Como o Payroll afeta o mercado?
Seguindo a lógica, o Payroll pode tanto representar uma alta quanto uma baixa momentânea no mercado financeiro.
Esse movimento se dá no dia da divulgação do relatório e geralmente se estende ao longo da semana subsequente.
Se os indicadores mostrarem um aumento na geração de empregos, o dólar tende a se valorizar, indicando a boa saúde da economia dos EUA.
As empresas ligadas aos setores que mais geraram emprego também tendem a acumular altas nos pregões seguintes à divulgação de Payroll positivo.
Como utilizar o Payroll na prática?
Se você pensa em utilizar o Payroll para direcionar os seus investimentos, deve ter em mente, antes de qualquer coisa, que esse indicador é usado principalmente por investidores de renda variável, como as ações, por exemplo.
Em sendo esse o seu caso, você deve estar preparado para ler e interpretar cada relatório que sair e tomar as suas decisões com base nessa leitura.
Você pode aproveitar esses dados de várias maneiras, inclusive quando as projeções do relatório não são animadoras.
Afinal, “comprar na baixa e vender na alta” é uma das técnicas mais antigas dentre aquelas utilizadas no mercado de ações.
Contudo, tenha bastante cautela e não coloque todo o seu capital em um único investimento.
Isso porque mesmo que determinado relatório do Payroll seja bastante positivo, pode acabar indicando algo que não vai ser absorvido pelo mercado. Fique atento!
Leia mais:
15 aplicativos de investimentos para gerenciar a sua carteira