Pandemia aquece interesse por microfranquias

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O pico da pandemia teve um impacto profundo na sociedade e nos negócios. Com a melhora do cenário, especialmente a retomada gradual da atividade econômica e da circulação de pessoas, novos movimentos começam a emergir.

Um que começa a ganhar força é o maior interesse por microfranquias (franquias cuja investimento inicial é de até R$ 90 mil). Esse movimento se reflete no maior volume de interessados no tema, na venda de unidades franqueadas e no lançamento de modelos com este perfil por parte de redes tradicionais. Atualmente, segundo a ABF, operam no país 562 redes com modelo de microfranquia, sendo 63% puras (apenas com este modelo)e 37% mistas (com os dois modelos).

“Em outros momentos de dificuldade econômica, o mercado de franquias recebeu profissionais em busca de alternativas de renda, é o conhecido empreendedorismo por necessidade. Agora, algumas redes têm nos relatado esse maior interesse também, especialmente entre as microfranquias. Temos dois perfis principais: os profissionais que perderam o emprego e com o dinheiro da rescisão decidem investir e pequenos empresários que aproveitam a queda dos preços dos aluguéis e a baixa dos juros para abrir novas frentes. Em menor quantidade, temos ainda franqueados que expandem suas operações e investidores em busca de diversificação de seus ativos”, explica a diretora de microfranquias da ABF, Adriana Auriemo.

O cenário macroeconômico é um dos principais impulsionadores com 44,7 milhões de pessoas desempregadas ou subaproveitadas (IBGE, julho) e a taxa de juros básica atingindo o nível de apenas 2% ao ano.

O volume de Microempreendedores Individuais (MEIs) cresceu 10,2% no primeiro semestre de 2020, em relação ao mesmo período de 2019, totalizando 10,3 milhões de registros. Foram 892.988 novas formalizações, um recorde histórico semestral, de acordo com o Portal do Empreendedor.

Já o franchising vem desacelerando suas perdas (30,1%) em junho, sendo que segmentos como Saúde, Beleza e Bem-Estar, Serviços e Outros Negócios apresentaram quedas de apenas 1% e 7%, respectivamente.

Segundo o Portal do Franchising (maior site de franquias do mundo em visitação), a busca por microfranquias nos meses de maio, junho e julho foram 14% maior do que nos três meses antecedentes; 40% das páginas mais visitadas do portal são sobre microfranquias e, historicamente, 80% do público que busca uma franquia, declara que tem até R$ 100 mil para investir.

A ABF identificou entre seus associados ao menos 13 redes que expandiram a venda de unidades de microfranquia nos últimos meses, além de quatro redes tradicionais que lançaram modelos com este perfil. Por exemplo, as redes Acquazero, Ginástica do Cérebro e Pormade apresentaram crescimento na venda de unidades de microfranquia de 40%, 40% e 63%, respectivamente.

De outro lado, redes como a Blu Sol Energia Solar, Calçados Bibi, Park Idiomas e Sóbrancelhas lançaram modelos com investimento inicial até R$ 90 mil.

Confira abaixo cases de redes que estão experienciando este movimento:

Acquazero

Para a Acquazero, rede especializada em limpeza ecológica, o cenário foi mostrando oportunidades que já estavam dentro do negócio e que foram potencializadas, como o sistema delivery, os serviços de limpeza mais intensos como oxi-sanitização e limpeza de ar-condicionado e percebeu-se um mercado em ascensão no que diz respeito à higienização doméstica, serviços esses que foram incorporados à lista oferecida pelos franqueados da rede.

Potencializando esse cenário, a equipe de expansão virou forças para as reuniões on-line com investidores que já estavam em negociação e em busca de novos que visualizaram no momento a oportunidade.

Houve um crescimento de 40% em relação ao mesmo período do ano passado, isto foi impulsionado principalmente pela pandemia.

Segundo o gerente de expansão da rede, Glaydson Rodrigues, o que impulsionou este aumento foram as diversas demissões e também incentivos do setor privado e do governo federal que ajudaram neste aumento para que as pessoas pudessem ter o próprio negócio ou se reinventar no mercado por meio de sistemas de franquias

Blue Sol Energia Solar

Referência há mais de 10 anos no mercado de energia solar fotovoltaica, a Blue Sol apresenta ao mercado um novo modelo de negócio no setor de franquias. Trata-se do modelo “Especialista”, criado para dinamizar ainda mais o processo de expansão da marca, dando à rede a possibilidade de ter mais capilaridade em cidades com até 100 mil habitantes.

O interesse da franquia é iniciar as atividades com o novo modelo em cidades como Varginha, Passos, Uberaba, Araxá, Araras, Ourinhos, Santa Cruz do Sul, Três Lagoas, e Caldas Novas. Para isso, o investimento é de R$ 32 mil, com taxa de franquia de R$ 15 mil já inclusa. A operação é totalmente home based.

O franqueado precisa ter habilidades comerciais e de vendas, além de um bom computador para desenvolvimento de orçamentos e pedidos.

Também será necessário ter um veículo próprio, adquirir uniformes, ferramentas para a instalação dos sistemas fotovoltaicos e equipamentos de proteção obrigatórios. Assim como em outros modelos de negócios da marca, o franqueado fará toda a frente comercial e a instalação dos sistemas fotovoltaicos enquanto a franqueadora desenvolve os projetos e providencia os materiais necessários para viabilizar a instalação dos sistemas.

Calçados Bibi

Apostando sempre em novidades, a Calçados Bibi criou um modelo de microfranquia com investimento de R$ 90 mil, com as instalações, soluções tecnológicas, primeiro estoque, capital de giro e taxa de franquia inclusos. Neste caso, o plano de expansão da marca visa a implantação de, ao menos, 10 unidades deste novo formato voltado para cidades do interior, com até 100 mil habitantes.

Explorando um conceito inovador e inédito no mercado de franquias, a rede visa levar a experiência e know-how da Bibi para lojistas multimarcas que atuam no segmento infantil e que tenham a mesma essência e valores da marca. Dessa forma, há um espaço reservado dentro da unidade que será exclusivamente dos produtos da Bibi, enquanto as demais áreas da loja vendem roupas, peças e brinquedos para crianças.

Doutor Sofá

Especializada em higienização e impermeabilização de estofados – se destaca por oferecer atendimentos essenciais na casa do próprio consumidor. Com investimento inicial de R$32 mil e formato home based, a marca conta com operação enxuta e equipe reduzida, o que permite estabilidade financeira em diferentes cenários econômicos.

Outro fator decisivo é que com o foco da população na importância da higiene para uma boa saúde, há uma parcela considerável da população que tem procurado serviços profissionais para suas casas, o que é comprovado com o aumento na demanda em algumas regiões, mesmo durante a pandemia. Desde março a rede registrou aumento de 20% em relação ao mesmo período do ano passado; foram comercializadas 18 franquias.

É Seguro

A rede de franquias notou um aumento considerável na busca por alguns serviços e venda de franquias. Entre os serviços estão seguro de vida e plano de saúde (60%); seguros assistenciais (20%); pagamento de boletos em 12 vezes (12%); refinanciamento de veículos (10%); consórcio de imóveis (5%).

Com investimento inicial a partir de R$15.900 (home office) a rede conta com 220 unidades no país e de março para cá comercializou 38 unidades.

O modelo de negócios da É Seguro se destaca por não tem a necessidade de estoque e, principalmente por ter o modelo de home office, com a possibilidade de venda de todos os segmentos igual ao formato comercial.

Flyworld

A rede de microfranquias Flyworld Viagens, com sede em Campinas e mais de 30 anos de expertise no mercado de turismo, tem registrado um maior número de empreendedores interessados em ser franqueado.

De acordo com Márcia Ximenes, diretora de expansão da marca, a procura começou a aumentar em junho e se dá principalmente por conta do modelo de negócios que a rede oferece e pelo baixo custo de investimento. “No início da pandemia, como o nosso cluster foi fortemente afetado por conta do isolamento social e das fronteiras fechadas, registramos uma queda na procura de interessados pela franquia. Porém, a partir de junho, o cenário mudou, tivemos um aumento de 30% na procura (comparado com o mesmo período do ano passado) e já efetivamos dois novos franqueados.

Além disso, temos mais três negociações avançadas. Atribuímos esse bom momento ao nosso modelo de negócios, que não exige experiência prévia na área de turismo para quem deseja empreender e também por ter um baixo custo de investimento inicial e fixo, pois temos a opção de franquia home based. Tudo isso atrai os empreendedores, especialmente nos momentos de crise, pois oferece menos riscos”, pontua Márcia.

Ginástica do Cérebro
É uma rede de cursos de estimulação cognitiva por meio de atividades como o soroban (instrumento lógico-matemático de origem oriental), jogos e desafios que estimulam a memória e o raciocínio lógico, entre outras capacidades. Com a paralisação das aulas presenciais, a rede migrou para o ensino a distância e lançou o modelo de franquia home office, com aulas online. O franqueado atua como instrutor dessas atividades. A empresa conta com 20 unidades em 10 estados e teve um crescimento na procura pela franquia de cerca de 40%. O investimento inicial no modelo home office é de R$ 20 mil, com estimativa de faturamento médio mensal de R$ 5.000 a R$ 10 mil, e lucro de 25% a 40%.

Guia-se

É a maior franquia de marketing digital do Brasil, com 130 unidades franqueadas. No franchising desde 2010, conquistou oito vezes consecutivas o Selo de Excelência da Associação Brasileira de Franchising (ABF).

O franqueado é responsável por prestar consultoria de marketing digital, que engloba criação de sites, desenvolvimento de lojas virtuais, links patrocinados e mídias sociais, entre outros serviços. Durante a pandemia, ativou mais de 30 contratos com novos franqueados. O investimento inicial no modelo home office é de R$ 28,9 mil, com estimativa de faturamento médio mensal a partir de R$ 10 mil, e lucro de 50%.

Jan-Pro

Desde o início da pandemia até agora, a rede de limpeza comercial sentiu aumento de 300% em sua demanda e teve crescimento de 35% no faturamento. Isso porque utiliza uma tecnologia exclusiva de desinfecção, que elimina 99,99% dos vírus e bactérias das superfícies e equipamentos. Como resultado, vendeu 45 novas franquias e teve 6x mais interessados em franquias da rede.

Limpeza com Zelo

Fundada há dez anos pelo masterfranqueado brasileiro da Jan-Pro, maior franquia de limpeza comercial do mundo, herdou toda a experiência, credibilidade e know-how do que há de melhor no segmento. Diferentemente da Jan-Pro, que atende grandes empresas, a Limpeza com Zelo se especializou em residências, condomínios e pequenos escritórios.

Desde o início da crise, a rede sentiu uma queda de até 70% da demanda, isso por conta do receio das pessoas em chamarem terceiros para dentro de casa. No entanto, com a flexibilização e reabertura de diversos setores, nos últimos dois meses, a Limpeza com Zelo viu a demanda começar a normalizar, retomando cerca de 50% dos serviços. Todos os franqueados estão tendo cuidados redobrados ao entrar nas residências, como desinfecção de sapatos, uso ininterrupto de máscaras e luvas.

Maria Brasileira

Desde que a pandemia começou, em março, até julho, a Maria Brasileira, maior rede de franquias multisserviços de cuidados e limpeza residenciais e corporativas, comercializou 51 unidades, chegando a três novos estados: Sergipe, Rio Grande do Norte e Acre. Também houve procura por brasileiros que estão morando fora do Brasil e que parentes vão tocar o negócio.

Com a crise surgiram novas oportunidades/demandas como passadoria delivery e o novo serviço de Limpeza Sanitização de Ambientes, conseguindo atender perfis de clientes que antes da pandemia não contratavam. E ainda aumento na contratação de empresas que querem oferecer um ambiente seguro agora para sua equipe de funcionários. “Quando a pandemia passar, o crescimento do setor de serviços será rápido e consistente porque a limpeza fará parte da vida das pessoas por questão de saúde”, diz Felipe Buranello, CEO e cofundador da Maria Brasileira.

Park Idiomas

Rede de escolas de inglês e espanhol com proposta pedagógica inovadora e que promete fluência em 140 horas, lançou, em plena pandemia um modelo novo de franquias, exclusivo para professores de idiomas. A modalidade mais enxuta tem investimento inicial de R$ 50 mil em salas de até 30m² e nela, o empreendedor une seu know-how à estrutura da rede, para tornar seu negócio ainda mais profissional.

Pormade Portas

Associada da ABF, pioneira no ramo de franquias na venda de portas prontas e acessórios. Ela faz parte do segmento de Casa e Construção, um dos que mais cresce, segundo a ABF.

A Pormade cresceu 63% em números de unidades desde o início da pandemia e a procura pela rede só vem aumentando, principalmente, por ser uma franquia de baixo investimento (R$ 40 mil). Em dezembro de 2019, eram 19 lojas, sendo 8 franqueadas. Em julho de 2020, esse número totalizou 30 lojas e 10 franqueadas. Das lojas que abriram em 2020, algumas já começaram a negociar em final de 2019, porém, a procura pela franquia tem crescido. Estão sendo negociadas, no momento, mais 7 franquias.

O faturamento da franquia Pormade apresentou um incremento de 266% no período de dezembro de 2019 a julho de 2020.

RapidãoApp

Entre os negócios que estão na contramão do atual cenário econômico e ganham destaque no mercado está o RapidãoApp, aplicativo de delivery que concentra vários segmentos dentro da mesma plataforma e que foi formatado para atender pequenas e médias cidades.

A rede que tem investimento inicial a partir de R$16.700,00 viu a busca por interessados em investir no negócio crescer, de março para cá já foram comercializadas mais de 120 operações, hoje a marca conta com 235 unidades e está presente em 21 estados do país.

Seguralta

Rede de corretora de seguros que está presente no mercado há mais de 50 anos. É a maior rede de franquias de Seguros no Brasil e a 12ª maior franquia brasileira conforme ranking da Associação Brasileira de Franchising – ABF.

Em 2011, o modelo Home Based foi lançado. Atualmente, a rede possui 750 unidades desse modelo, pelo fato dele ser uma unidade que não exige a contratação de um espaço físico e de funcionários, o número de interessados em empreender para a rede cresceu. Como o Home Based, está presente na rede e no mercado há muitos anos, é difícil mensurar o quanto a busca por essa modalidade aumentou durante a pandemia.

Sóbrancelhas

A rede acaba de lançar um novo modelo de negócio com o objetivo de transformar pequenos empreendedores em grandes empresários, com investimento de 8 mil reais.

O novo modelo surge também como alternativa para as pessoas que foram atingidas pela crise com o desemprego, e encontram a oportunidade de ter seu negócio próprio fazendo parte de uma marca sólida no mercado.

É direcionada para profissionais da área de beleza que possuem um espaço (salão) ou sala comercial, e também para pessoas que desejam realizar atendimentos de vendas porta a porta, podendo atingir uma margem de lucratividade de vendas de produtos de 30 a 90%.

Com este novo modelo, a Sóbrancelhas chegará, não somente em grandes cidades, como também em cidades com menos de 50 mil habitantes. O plano de expansão com esse modelo de negócio é arrojado e até o final deste ano, a rede planeja chegar a 50 unidades nano (duas já estão em negociação para o interior de Minas Gerais). Até o final de 2021, a marca planeja atingir o marco de 1000 unidades sendo 30% este novo modelo.

Solarprime

A Solarprime está há 5 anos no mercado e já atingiu a marca de maior rede de franquia de energia solar com mais 250 unidades, e crescimento médio de cerca de 139% ao ano. Seu sucesso se deu também pelos vários modelos de negócios disponíveis, entre eles, destaca-se a franquia home office, com investimento inicial baixo, sem loja física e com todo suporte da franqueadora como: equipe de engenheiros, consultores comerciais e técnicos, treinamentos, agências de marketing, entre outros benefícios.

Sterna Café

Junto com o aumento da demanda por delivery causada pela pandemia, novos formatos começam a ganhar força no segmento de alimentação. São locais de espaço reduzido, que servem de base apenas para o preparo, onde o cliente passa e pega ou apenas solicita a entrega via aplicativo. Dentro desse contexto, a rede de cafés especiais Sterna Café apresenta Sterna Café Dark Coffee, que é uma cozinha, a partir de 10m², habilitada para o preparo do menu da rede, sem relacionamento físico com a clientela. O negócio é focado no preparo e entrega, dispensando área para atendimento de salão. Ótima oportunidade para um novo perfil de empreendedor, aquele que quer ele mesmo pôr a mão na massa. O investimento desse modelo de negócio é de R$ 89.750,00

TRATABEM
A rede especializada em limpeza, manutenção e assistência para todos os tipos de piscinas, percebeu uma crescente procura por investidores no início do isolamento social. De acordo com a diretora executiva da iGUi TRATABEM, Lilian Marques, foram comercializadas 9 lojas durante o segundo trimestre de 2020. “Estamos oferecendo aos nossos investidores condições especiais de pagamento. Com o mercado aquecido por conta do isolamento social, as nossas lojas TRATABEM estão faturando. Esse é o termômetro da procura por serviços especializados em tratamento de piscinas”, diz. A rede está oferecendo descontos de 30% e 40%, dependendo da região, na taxa de franquia que custa R$68 mil.

A ABF

A ABF – Associação Brasileira de Franchising é uma entidade sem fins lucrativos, fundada em 1987, que representa oficialmente o sistema de franquias brasileiro.

O setor registra um faturamento anual superior a R$ 186 bilhões, mais de 160 mil unidades e cerca de 2.800 marcas de franquias espalhadas por todo o Brasil. Além disso, o franchising brasileiro responde por aproximadamente 2,7% do PIB e emprega diretamente mais de 1,3 milhão de trabalhadores.

Atualmente com mais de 1.300 associados e cobrindo todo o território nacional por meio da seccional Rio de Janeiro e de regionais (Sul, Minas Gerais, Centro-Oeste, Nordeste e Interior de São Paulo), a entidade reúne franqueadores, franqueados, advogados, consultores e demais fornecedores e stakeholders do setor. O propósito da ABF é fomentar o franchising brasileiro, nacional e internacionalmente, para que ele se mantenha próspero, sustentável, inovador, inclusivo e ético.

A Associação dedica-se a aperfeiçoar o sistema de franquias brasileiro por meio da capacitação de pessoas em diversos cursos presenciais e on-line, do estímulo à inovação, da disseminação das melhores práticas, da representação junto às diversas instâncias públicas e divulgação dos resultados do setor.

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